Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança

« Voltar
Apresentação

Pretende-se colmatar possíveis lacunas ao nível das organizações, formando técnicos que terão um papel crucial na gestão integrada dos aspetos ambientais e de segurança ocupacional, levando à eliminação de impactes ambientais adversos, melhorando o desempenho ambiental e a qualidade de vida dos trabalhadores, e promovendo um aumento da qualidade e da produtividade. O curso visa assegurar o desenvolvimento de competências enquadráveis na legislação aplicável à qualificação de Técnicos Superiores de Segurança e Saúde do Trabalho, garantindo a emissão do respetivo Certificado de Aptidão Profissional. O conjunto da formação académica e profissional pretende disponibilizar uma qualificação certificada, orientada para uma carreira altamente diferenciada. O curso pretende funcionar como uma valorização profissional para jovens licenciados, uma reconversão para licenciados em áreas menos profissionalizantes, e como atualização profissional para técnicos superiores no ativo.

Objetivos

Cada vez mais o Ambiente, a Saúde e a Segurança constituem matérias interdependentes cujos princípios devem balizar os eixos fundamentais de um desenvolvimento sustentável. As empresas e instituições desempenham um papel fundamental quando apostam na gestão integrada dos seus aspetos de Ambiente, Saúde e Segurança, facto que resulta na diminuição ou eliminação de impactes ambientais adversos, na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, na prevenção de riscos laborais, e num aumento da competitividade. Para tal, é fundamental a incorporação de técnicos devidamente qualificados para exercer, de forma integrada, funções ao nível da gestão ambiental e da segurança. Este mestrado vem ao encontro destas necessidades, facultando a formação de técnicos responsáveis pela qualidade, ambiente e prevenção de riscos laborais nas organizações, contribuindo para a implementação de novos modelos de liderança empresarial. O percurso formativo permitirá uma evolução gradual e integrada, nas vertentes do Ambiente, da Saúde e da Segurança. Uma das componentes curriculares do presente mestrado visa assegurar o desenvolvimento de competências enquadráveis na legislação aplicável, ao nível dos parâmetros e exigências inerentes à certificação de Técnicos Superiores de Segurança e Saúde do Trabalho. Para este efeito, este percurso formativo contribuirá para a emissão do Certificado de Aptidão Profissional. Na área de ambiente, desenvolvem-se as competências necessárias para a formação de técnicos qualificados em gestão de resíduos, gestão ambiental (análise de ciclo de vida, avaliação de impacte ambiental, entre outras), implementação de sistemas de gestão ambiental e de gestão integrada e gestão de recursos, recorrendo a metodologias adequadas, testadas em situações reais. Na área de segurança, privilegia-se a aquisição de competências sobre substâncias, equipamentos, estruturas e processos que podem afetar a saúde ou a segurança dos trabalhadores, bem como a avaliação de vários tipos de riscos. Quer as questões de segurança, quer as de avaliação de risco, são transmitidas com recurso a metodologias de referência, sempre que possível ilustradas por situações reais ou simuladas. Na área de saúde, as competências estão dirigidas para a formação de técnicos capazes de avaliar o efeito de poluentes prioritários na saúde pública, na ergonomia e na organização dos serviços de saúde no trabalho ao nível das empresas. É ainda facultada formação complementar em várias áreas no sentido de desenvolver competências relacionadas com a inserção empresarial. O grau de cumprimento é rigorosamente analisado em cada módulo das várias unidades curriculares, não apenas através da realização de testes teóricos ou práticos, mas também através da realização de trabalhos individuais ou de grupo. Para além disso, o estágio em contexto laboral e o trabalho realizado ao longo do segundo ano complementam o processo de avaliação.

Condições de acesso e ingresso

Podem candidatar-se ao curso de mestrado os titulares de licenciaturas em Engenharia, Ciências Biológicas, Ciências da Terra, Física, Química, Economia e Gestão, ou áreas afins, ou de habilitações legalmente equivalentes e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo conselho científico como atestando capacidade para a realização do mestrado e demonstre larga experiência na área de estudos do curso.

Saídas Profissionais

Técnicos responsáveis pela qualidade, ambiente e prevenção de riscos laborais; Técnico superior de segurança e higiene do trabalho; Auditor Interno de Segurança ISO 45001.

Código do Curso

6666

Créditos ECTS

120

Duração do Curso

2 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral, regime presencial em horário pós-laboral.

Plano de Estudos

Código Nome Ano Semestre
0200895Concepção e Gestão da Formação1º ano1º semestre
0200878Energia dos Recursos Naturais e Ambiente1º ano1º semestre
0200864Gestão Ambiental1º ano1º semestre
0200899Legislação1º ano1º semestre
0200845Métodos Quantitativos em Ambiente e Segurança1º ano1º semestre
0200828Psicossociologia do Trabalho1º ano1º semestre
0200852Qualidade Ambiental e Saúde1º ano1º semestre
0200844Tecnologias Ambientais1º ano1º semestre
0200879Avaliação de Impacte Ambiental1º ano2º semestre
0200939Avaliação de Riscos1º ano2º semestre
0200837Avaliação e Gestão de Projectos1º ano2º semestre
0200918Controlo de Qualidade Alimentar1º ano2º semestre
0200867Gestão das Organizações1º ano2º semestre
0200932Gestão de Resíduos1º ano2º semestre
0200832Segurança1º ano2º semestre
0200922Dissertação/Execução de um projecto/Estágio profissional2º anoAnual