Cursos LFA

Cursos LFA - Projeto "Living the Future Academy" 


             

O projeto Living the Future Academy (LFA) foi aprovado pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), nos termos do Aviso 01/PRR/2021 e do Convite para Proposta de Contrato Programa (Aviso N.º 002/C06-i03.03/2021 e N.º 002/C06-i04.01/2021), do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto engloba os programas de Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM apoiados pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.

É um projeto – sob liderança da Universidade de Coimbra (UC) – com uma perspectiva transformadora, focado na promoção de programas e cursos de formação inovadores, adaptados a diferentes segmentos da população e em coordenação com empregadores e organizações económicas, sociais, políticas e territoriais relevantes. O LFA assume, como propósito estratégico e legado para o futuro, a preparação de pessoas, organizações e territórios para a implementação de decisões inteligentes, de forma sustentável e estratégica, inspirando a mudança paradigmática necessária à liderança cooperativa e à transição para uma Sociedade 5.0.

Associada à visão estratégica do LFA, a presença das Instituições de Ensino Superior (IES) permite implementar, de acordo com os princípios da proximidade e da investigação cidadã, iniciativas estratégicas para o desenvolvimento inteligente e multidimensional das regiões. A constituição de um ecossistema científico diferenciado e complementar potencia igualmente sinergias entre diferentes subsistemas de ensino e investigação e, acima de tudo, permite partilhar experiências, disseminar boas práticas e desenhar os pilares de sustentabilidade e de legado do projeto para além de 2025.

Tendo em conta os objetivos e metas associados ao “Impulso Adultos”, o LFA enquadra um conjunto de propostas de reconversão e/ou atualização de competências profissionais, partindo do pressuposto de que o futuro do trabalho já não implica a definição de um plano de carreira determinado e de uma formação básica rígida, mas sim, a construção de uma “árvore de competências” e de microcarreiras flexíveis.

A Universidade dos Açores com a qual a Universidade de Coimbra já colabora na formação médica, está envolvida em cursos interprofissionais destinados a profissionais de saúde e do setor social (Impulso Adultos), bem como workshops de alfabetização sobre saúde e cuidados continuados e comunidades de prática.

A visão estratégica subjacente ao projeto LFA exigiu o desenvolvimento de um conjunto de objetivos e processos de ação bastante distintos e para diferentes destinatários. A UAc contribui para a concretização dos objetivos específicos do projeto e da sua visão estratégica com a:

a) Articulação com territórios com diferentes características (incluindo territórios de baixa densidade) e fixação local de população qualificada;

b) Proximidade de contextos e empresas localizadas nas respetivas regiões, desenhando soluções adaptadas;

c) Possibilidade de assegurar formação técnica, atraindo alunos para o ensino superior;

d) Desenvolvimento da formação interprofissional essencial à qualidade dos serviços.

 https://uac.pt/projetos-de-investigacao

 

Cuidar em Estomaterapia - Candidaturas prorrogadas até 25/10

Apresentação do curso: A construção de uma ostomia implica, na pessoa que a possui, um processo de transição de tipo saúde-doença que deve ser alvo de uma atenção singular por parte do enfermeiro aquando da sua atividade assistencial, concebendo cuidados individualizados e eficazes no sentido da adaptação pessoal e aprendizagem de uma “nova vivência com uma ostomia”.

Desde 2019, com a publicação do regulamento “Competências acrescidas diferenciada e avançada em Estomaterapia”, a Ordem dos Enfermeiros reconhece que o enfermeiro tem de ser detentor de competências para o desenvolvimento, também nas pessoas com ostomia, de conhecimentos e de habilidades para o autocuidado, integrados numa vivência saudável, assumindo a área de Estomaterapia um lugar próprio no seio da profissão.

Competências a desenvolver:

  1. Capacitação no apoio às pessoas com estomaterapia.
  2. Fortalecimento da intervenção junto de pessoas com estomaterapia.

Nº ECTS: 1,5

Número mínimo e máximo de vagas: Mínimo 15, Máximo 30.

Objetivos do curso:

  • Dotar os Enfermeiros com conhecimentos técnico-práticos e científicos que favoreçam o desenvolvimento de capacidades e competências na área da prestação de cuidados de enfermagem à pessoa/família com ostomia;
  • Refletir sobre as problemáticas de enfermagem relacionadas com o cuidar de uma pessoa com estoma;
  • Discutir os momentos significativos do peri-operatório para pessoas submetidas a uma cirurgia confecionadora de um estoma;
  • Elencar os principais focos de atenção na abordagem da Pessoa com Estoma ao longo do peri-operatório;
  • Conhecer os motivos e as principais técnicas de confeção cirúrgica dos estomas;
  • Conhecer os principais tipos de estomas, caraterísticas e funções;
  • Discutir a planificação dos cuidados de enfermagem destinados à pessoa com estoma;
  • Enumerar as principais complicações com o estoma e pele periestoma;
  • Conhecer as principais abordagens terapêuticas na prevenção, tratamento e gestão de complicações do estoma e pele periestoma.

Público-alvo e condição específica de ingresso obrigatória: Enfermeiros e Estudantes de Enfermagem, com 18 anos ou mais na data de início do curso.

Habilitações literárias mínima de candidatura: Não Aplicável.

Documentação a entregar aquando da candidatura: Comprovativo de Número de identificação Fiscal (NIF).

Requisitos para obtenção do aproveitamento: Frequência mínima de 80%. Classificação mínima 9,5.

Avaliação: Avaliação final com a realização de um teste. Classificação de acordo com a seguinte escala: de 0 a 20.

Modo de lecionação: Presencial.

Unidade Orgânica promotora: Escola Superior de Saúde.

Local da formação: Universidade dos Açores, Polo de Ponta Delgada.

Data de início/fim do curso: 05-11-2024 a 5-12-2024.

Carga horária: Total: 30h. Contacto: 30h.

Horário do curso: 17h30 – 20h30 (terças e quintas-feiras).

Datas de candidatura:  de 16-09-2024 até 25-10-2024.  Para realizar a candidatura, o primeiro passo é abrir uma conta no portal Inforestudante, para caso ainda não tenha conta criada. https://inforestudante.uac.pt/nonio/security/login.do   

Data de divulgação dos resultados: 27-10-2024.

Datas para matrícula/inscrição: de 28-10-2024 a 31-10-2024.

Critérios de ordenação das candidaturas: Com base na data de pagamento da taxa de candidatura.

Taxas a pagar: Aplicam-se os custos com emolumentos, previstos na tabela da Universidade dos Açores (deliberação 732/2019): Candidatura -15 euros; matrícula - 5 euros; certificação - 10 euros.

Propinas a pagar: Não aplicável.

Informações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de candidatura:

Serviço de Gestão Académica | 296 650 413 | queroestudar@uac.pt

Informações adicionais sobre o funcionamento do curso:

 296 650 443 | filipe.ar.silva@uac.pt

 

Esclarece-se que as inscrições para os cursos LFA, se desenvolvem em diferentes fases: criação de usuário UAc, Candidatura, Matrícula e Emissão de certificado dos cursos LFA.

1 - Criação de conta no portal Inforestudante: Nessa fase, o candidato irá receber um endereço de e-mail com domínio da UAc (caso ainda não tenha efetuado nenhum curso na UAc). A comunicação entre a Universidade e o candidato será realizada por esse endereço.

2 - Período de candidaturas: Nessa fase, deverá selecionar o curso desejado e após o preenchimento dos campos obrigatórios, deverá acionar o comando “Lacrar a candidatura”.  A partir desse momento é gerado automaticamente, uma referência Multibanco no valor de 15€. A sua candidatura será considerada validada, somente após o pagamento dessa taxa.

3 - Período para matrícula/inscrição: Nessa fase, os candidatos que foram admitidos ao curso, deverão efetuar sua matrícula e será gerado uma nova referência Multibanco no valor de 5€. Sua matrícula será considerada validada, somente após o pagamento dessa taxa.

4 - Solicitação do certificado: Após a conclusão das aulas, os formandos que obtiverem aprovação, devem fazer a solicitação de emissão do certificado de conclusão do curso. Após se fazer a solicitação pelo Portal Inforestudante será gerado automaticamente, uma nova referência Multibanco no valor de 10€. O seu certificado estará disponível para levantamento, somente após o pagamento dessa taxa.

Consulte o manual de inscrição

Financiamento: Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.

Terapias respiratórias domiciliárias: oxigenoterapia e ventilação não invasiva (VNI), uma abordagem multifatorial. - Candidaturas prorrogadas até 25/10

Apresentação do curso: Nos últimos anos assistiu-se a uma grande evolução no desenvolvimento de novos equipamentos respiratórios, cada vez mais modernizados e adaptados ao domicílio. Esta realidade, tem permitido, que cada vez mais e melhor, se viva com melhores cuidados de saúde respiratórios. O enfermeiro é o profissional que terá de lidar, no dia-a-dia, com situações de colocação e início de terapia, manutenção e gestão da mesma, cuidados e ensinos ao doente e família durante o seu tratamento, pelo que é fundamental que esteja devidamente preparado.

Neste curso teórico-prático pretende-se que, os formandos, adquiram conhecimentos específicos, acerca das terapias respiratórias domiciliárias, nomeadamente sobre ventiloterapia não invasiva (VNI), modos ventilatórios (CPAP e BIPAP) e oxigenoterapia domiciliária (OLD). Poderão ainda compreender a fisiopatologia da insuficiência respiratória, apneia do sono e das patologias mais comuns com necessidade de VNI, montagem e manuseamento dos equipamentos, complicações e cuidados de enfermagem.

Competências a desenvolver: 

  • Capacitação no apoio às pessoas com terapias respiratórias domiciliárias: oxigenoterapia e ventilação não invasiva (VNI), uma abordagem multifatorial.
  • Fortalecimento da intervenção junto de pessoas com terapias respiratórias domiciliárias: oxigenoterapia e ventilação não invasiva (VNI), uma abordagem multifatorial.

Nº ECTS: 1,5

Número mínimo e máximo de vagas: Mínimo 15, Máximo 30.

Objetivos do curso:

Caracterizar a insuficiência respiratória, apneia do sono e as patologias mais frequentes com necessidade de VNI;

Conhecer a mecânica ventilatória, ajuste e monitorização de complicações;

Reconhecer as principais diferenças entre os modos ventilatórios CPAP e BIPAP;

Reconhecer indicações e contra-indicações para a VNI e OLD;

Conhecer os diferentes tipos de ventiladores e o circuito de montagem em regime de internamento e regime domiciliário;

Desenvolver competências para uma adequada montagem, manutenção e gestão de equipamentos utilizados em terapias respiratórias domiciliares.

Reconhecer a importância de estabelecer uma relação de confiança com o utente e família no sucesso da VNI;

Conhecer os diferentes tipos de dispositivos de oxigenoterapia de longa duração;

Reconhecer os benefícios e riscos da oxigenoterapia;

Discutir os contributos da investigação para apoio da prática clínica.

Público-alvo e condição específica de ingresso obrigatória: Enfermeiros e estudantes de enfermagem, com 18 anos ou mais na data de início do curso.

Habilitações literárias mínima de candidatura: Não Aplicável.

Documentação a entregar aquando da candidatura: Comprovativo de Número de identificação Fiscal (NIF).

Requisitos para obtenção do aproveitamento: Frequência mínima de 80%. Classificação mínima 9,5.

Avaliação: Avaliação final com a realização de um teste. Classificação de acordo com a seguinte escala: de 0 a 20.

Modo de lecionação: Presencial.

Unidade Orgânica promotora: Escola Superior de Saúde.

Local da formação: Universidade dos Açores, Polo de Ponta Delgada.

Data de início/fim do curso: 05-11-2024 até 05-12-2024 (terças e quintas-feiras)

Carga horária: Total: 30h. Contacto: 30h.

Horário do curso: 17h30 – 20h30.

Datas de candidatura:  de 16-09-2024 até 25-10-2024.  Para realizar a candidatura, o primeiro passo é abrir uma conta no portal Inforestudante, para caso ainda não tenha conta criada. https://inforestudante.uac.pt/nonio/security/login.do  

Data de divulgação dos resultados: 27-10-2024.

Datas para matrícula/inscrição: de 28-10-2024 a 31-10-2024.

Critérios de ordenação das candidaturas: Com base na data de pagamento da taxa de candidatura.

Taxas a pagar: Aplicam-se os custos com emolumentos, previstos na tabela da Universidade dos Açores (deliberação 732/2019): Candidatura-Taxa (15 euros); matrícula-Taxa (5 euros); certificação (10 euros).

Propinas a pagar: Não aplicável.

Informações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de candidatura:

Serviço de Gestão Académica | 296 650 413 | queroestudar@uac.pt 

Informações adicionais sobre o funcionamento do curso:

296 650 443 | filipe.ar.silva@uac.pt 

 

Esclarece-se que as inscrições para os cursos LFA, se desenvolvem em diferentes fases: criação de usuário UAc, Candidatura, Matrícula e Emissão de certificado dos cursos LFA.

1 - Criação de conta no portal Inforestudante: Nessa fase, o candidato irá receber um endereço de e-mail com domínio da UAc (caso ainda não tenha efetuado nenhum curso na UAc). A comunicação entre a Universidade e o candidato será realizada por esse endereço.

2 - Período de candidaturas: Nessa fase, deverá selecionar o curso desejado e após o preenchimento dos campos obrigatórios, deverá acionar o comando “Lacrar a candidatura”.  A partir desse momento é gerado automaticamente, uma referência Multibanco no valor de 15€. A sua candidatura será considerada validada, somente após o pagamento dessa taxa.

3 - Período para matrícula/inscrição: Nessa fase, os candidatos que foram admitidos ao curso, deverão efetuar sua matrícula e será gerado uma nova referência Multibanco no valor de 5€. Sua matrícula será considerada validada, somente após o pagamento dessa taxa.

4 - Solicitação do certificado: Após a conclusão das aulas, os formandos que obtiverem aprovação, devem fazer a solicitação de emissão do certificado de conclusão do curso. Após se fazer a solicitação pelo Portal Inforestudante será gerado automaticamente, uma nova referência Multibanco no valor de 10€. O seu certificado estará disponível para levantamento, somente após o pagamento dessa taxa.

Consulte o manual de inscrição

Financiamento: Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.

Pós-graduação em Genética para o Ensino - Candidaturas encerradas

  1. Apresentação do curso: O ensino da biologia exige hoje aos professores o domínio de conteúdos em temáticas científicas extremamente atuais, alicerçadas em complexos conceitos de genética, biologia molecular e biotecnologia, os quais estão em rápida evolução. Os docentes devem responder com confiança a estes desafios, assim contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento científico dos seus estudantes. O Curso de Pós-graduação em Genética para o Ensino (gene) foi concebido tendo por base uma análise das necessidades de atualização de conhecimentos dos professores do 2º ciclo e do ensino secundário, e inclui unidades curriculares expressamente dirigidas a essas necessidades.
  2. Competências a desenvolver: Atualização de conhecimentos na área da genética, nomeadamente da genética molecular; contacto com técnicas laboratoriais no domínio da genética/biologia molecular.
  3. Nº ECTS: 18.
  4. Número mínimo e máximo de vagas: Número mínimo: 10. Número máximo: 15.
  5. Objetivos do curso: O curso de pós-graduação em genética para o ensino (gene) foi concebido tendo por base uma análise das necessidades de atualização de conhecimentos dos professores do 2º ciclo e do ensino secundário, e inclui unidades curriculares cujos conteúdos visam suprir essas necessidades.
  6. Público-alvo: Professores de Biologia. Outras pessoas com interesse na área.  O/a candidato/a deve ter 18 anos ou mais, à data de início do curso.
  7. Habilitações literárias mínima de candidatura: Podem candidatar-se:
  8. a) Os titulares do grau de licenciado ou habilitação legalmente equivalente em Biologia ou área afim;

    b) Os detentores de um currículo científico ou profissional cujo mérito seja reconhecido pelo conselho científico ou técnico-científico como atestando capacidade para o efeito.

  9. Documentação a entregar aquando da candidatura:

a) Curriculum vitae;

b) Certificados de todas as habilitações com as respetivas classificações;

c) Comprovativos curriculares.

O carregamento dos documentos e comprovativos por via eletrónica é obrigatório e não dispensa a entrega no Serviço de Gestão Académica dos documentos originais ou devidamente autenticados, sempre que este serviço o considere necessário. Todos os documentos comprovativos de habilitações obtidas no estrangeiro, cuja língua original seja diferente da espanhola, francesa ou inglesa, devem ser apresentados sob a forma de tradução autenticada.

10. Avaliação: A avaliação das unidades curriculares é definida na respetiva Ficha de Unidade Curricular (FUC), podendo constar, designadamente, de provas escritas, trabalhos, exposições orais e outras formas consideradas adequadas.

11. Modo de lecionação: b-Learning (Blended Learning).

12. Promotores: Faculdade de Ciências e Tecnologia.

13. Local da formação: Universidade dos Açores, Polo de Ponta Delgada.

14. Data de início/fim do curso: 7 de outubro a 31 de janeiro (reunidas as condições). Edital em: edital48-2024pggeneticaparaoensino.pdf (uac.pt)

15. Carga horária: 90 horas.

16. Horário do curso: Pós-Laboral.

17. Datas de candidatura: 1º fase - 22 de julho a 16 de agosto.  2º fase - 26 de agosto a 18 de setembro

18. Data de divulgação dos resultados: 1º fase - 26 de agosto. 2ª fase – 20 de setembro.

19. Datas para matrícula/inscrição: 1º fase - de 2 a 6 de setembro.  2º fase – 25 de setembro.

20. Critérios de ordenação das candidaturas: Os candidatos serão seriados com base na aplicação dos seguintes critérios:

a) Currículo escolar, em particular as áreas e classificações dos graus académicos detidos (60%);

b) Experiência profissional (35%);

c) Currículo científico, em particular a experiência de investigação e as publicações (5%).

A avaliação do currículo e da experiência profissional dos candidatos será efetuada com base nos critérios constantes da grelha em anexo (Anexo I do edital).

Sempre que o número de candidaturas for inferior ao número total de vagas, e uma vez verificadas as condições de ingresso, não se procederá à seriação dos candidatos, sendo estes, para efeitos de divulgação de resultados, apresentados por ordem alfabética.

21. Taxas a pagar: Aplicam-se os custos com emolumentos obrigatórios, previstos na tabela da Universidade dos Açores (deliberação 732/2019): Candidatura (70 euros); matrícula (20 euros).

22. Propina a pagar:  150 euros em propina única na edição de lançamento que é realizada no âmbito do projeto LFA.

23. Informações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de candidatura:

Serviço de Gestão Académica | 296 650 413 | queroestudar@uac.pt

24. Informações adicionais sobre o funcionamento do curso:

 296 650 443 | filipe.ar.silva@uac.pt

Financiamento:

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.

Aconselhamento em Aleitamento Materno 2º ed. - Polo de Angra de Heroísmo - Curso concluído

  1. Apresentação do curso: Estima-se que mais de um milhão de crianças morrem por ano por não serem alimentadas adequadamente. Muitas sofrem de doenças que não teriam contraído se tivessem sido amamentadas. A amamentação também contribui para melhorar a saúde da mãe. A OMS e a UNICEF recomendam o aleitamento materno (AM) exclusivo desde o nascimento até aos 6 meses, e a sua manutenção com alimentos complementares até pelo menos aos 2 anos de idade. No entanto, a maioria das mães iniciam a alimentação com leite artificial por biberão e outros alimentos antes dos 4 meses, e muitas param o AM antes dos 2 anos.  As mães e crianças têm o direito a serem apoiadas, por forma a amamentarem com sucesso. É importante dar este apoio, não apenas durante a vigilância pré-natal e parto, mas durante o primeiro e segundo anos de vida. A mãe deve ser aconselhada pelos profissionais de saúde sobre a alimentação do seu filho quando é uma criança saudável e quando se encontra doente.  Durante o curso é solicitado trabalho prático, são fornecidas informações, efetuados alguns exercícios e práticas clínicas, que vão desenvolver no formando capacidades para aconselhar e apoiar mães que amamentam ou ajudá-las na tomada de decisão.
  2. Competências a desenvolver:
    1. Capacitação no apoio às mães que pretendem amamentar;
    2. Fortalecimento da intervenção junto das mães, quer no início da amamentação quer na sua continuidade ajudando a ultrapassar dificuldades que possam surgir.
  3. Nº ECTS: 1.
  4. Número mínimo e máximo de vagas: Mínimo 10, Máximo 30.
  5. Objetivos do curso:

Adquirir conhecimentos sobre lactação;

Adquirir conhecimentos e capacidades para agir face ao processo de amamentação;

Aprender a desmistificar conceções erróneas sobre a amamentação.

  1. Público-alvo e condição específica de ingresso obrigatória: Adultos e profissionais de saúde interessados na temática, aleitamento materno, com 18 anos ou mais na data de início do curso.
  2. Habilitações literárias mínima de candidatura: Não Aplicável.
  3. Documentação a entregar aquando da candidatura: Comprovativo de Número de identificação Fiscal (NIF)..
  4. Requisitos para obtenção do aproveitamento: Frequência mínima de 80%.
  5. Avaliação: Avaliação formativa ao longo do curso com a realização de tarefas propostas. Avaliação final com a realização de um teste.
  6. Modo de lecionação: Presencial.
  7. Unidade Orgânica promotora: Escola Superior de Saúde.
  8. Local da formação: Universidade dos Açores, Polo de Angra de Heroísmo.
  9. Data de início/fim do curso: de 24-09-2024 a 26-09-2024.
  10. Carga horária: Total: 30h. Contacto: 24h.
  11. Horário do curso: 8h30 – 17h30.
  12. Datas de candidatura:  até 10-09-2024. Para realizar a candidatura, o primeiro passo é abrir uma conta no portal Inforestudante, para caso ainda não tenha conta criada. https://inforestudante.uac.pt/nonio/security/login.do 
  13. Data de divulgação dos resultados: 12-09-2024.
  14. Datas para matrícula/inscrição: de 12-09-2024 a 20-09-2024.
  15. Critérios de ordenação das candidaturas: Com base na data de pagamento da taxa de candidatura.
  16. Taxas a pagar: Aplicam-se os custos com emolumentos, previstos na tabela da Universidade dos Açores (deliberação 732/2019): Candidatura(15 euros); matrícula(5 euros); certificação(10 euros).
  17. Propinas a pagar: Não aplicável.
  18. Informações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de candidatura:

Serviço de Gestão Académica | 296 650 413 | queroestudar@uac.pt

  1. Informações adicionais sobre o funcionamento do curso:

 296 650 443 | filipe.ar.silva@uac.pt

 

Esclarece-se que as inscrições para os cursos LFA, se desenvolvem em diferentes fases: criação de utilizador UAc, Candidatura, Matrícula e Emissão de certificado dos cursos LFA.

1 - Criação de conta no portal Inforestudante: Nessa fase, o candidato irá receber um endereço de e-mail com domínio da UAc (caso ainda não tenha efetuado nenhum curso na UAc). A comunicação entre a Universidade e o candidato será realizada por esse endereço.

2 - Período de candidaturas: Nessa fase, deverá selecionar o curso desejado e após o preenchimento dos campos obrigatórios, deverá acionar o comando “Lacrar a candidatura”.  A partir desse momento é gerado automaticamente, uma referência Multibanco no valor de 15€. A sua candidatura será considerada validada, somente após o pagamento dessa taxa.

3 - Período para matrícula/inscrição: Nessa fase, os candidatos que foram admitidos ao curso, deverão efetuar sua matrícula e será gerado uma nova referência Multibanco no valor de 5€. Sua matrícula será considerada validada, somente após o pagamento dessa taxa.

4 - Solicitação do certificado: Após a conclusão das aulas, os formandos que obtiverem aprovação, devem fazer a solicitação de emissão do certificado de conclusão do curso. Após se fazer a solicitação pelo Portal Inforestudante será gerado automaticamente, uma nova referência Multibanco no valor de 10€. O seu certificado estará disponível para levantamento, somente após o pagamento dessa taxa.

Consulte o manual de inscrição

Financiamento:

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.

Aconselhamento em Aleitamento Materno 3º ed. - Polo de Ponta Delgada - Curso concluído

  1. Apresentação do curso: Estima-se que mais de um milhão de crianças morrem por ano por não serem alimentadas adequadamente. Muitas sofrem de doenças que não teriam contraído se tivessem sido amamentadas. A amamentação também contribui para melhorar a saúde da mãe. A OMS e a UNICEF recomendam o aleitamento materno (AM) exclusivo desde o nascimento até aos 6 meses, e a sua manutenção com alimentos complementares até pelo menos aos 2 anos de idade. No entanto, a maioria das mães iniciam a alimentação com leite artificial por biberão e outros alimentos antes dos 4 meses, e muitas param o AM antes dos 2 anos.  As mães e crianças têm o direito a serem apoiadas, por forma a amamentarem com sucesso. É importante dar este apoio, não apenas durante a vigilância pré-natal e parto, mas durante o primeiro e segundo anos de vida. A mãe deve ser aconselhada pelos profissionais de saúde sobre a alimentação do seu filho quando é uma criança saudável e quando se encontra doente.  Durante o curso é solicitado trabalho prático, são fornecidas informações, efetuados alguns exercícios e práticas clínicas, que vão desenvolver no formando capacidades para aconselhar e apoiar mães que amamentam ou ajudá-las na tomada de decisão.
  2. Competências a desenvolver:
    1. Capacitação no apoio às mães que pretendem amamentar;
    2. Fortalecimento da intervenção junto das mães, quer no início da amamentação quer na sua continuidade ajudando a ultrapassar dificuldades que possam surgir.
  3. Nº ECTS: 1.
  4. Número mínimo e máximo de vagas: Mínimo 10, Máximo 30.
  5. Objetivos do curso:

Adquirir conhecimentos sobre lactação;

Adquirir conhecimentos e capacidades para agir face ao processo de amamentação;

Aprender a desmistificar conceções erróneas sobre a amamentação.

  1. Público-alvo e condição específica de ingresso obrigatória: Adultos e profissionais de saúde interessados na temática, aleitamento materno, com 18 anos ou mais na data de início do curso.
  2. Habilitações literárias mínima de candidatura: Não Aplicável.
  3. Documentação a entregar aquando da candidatura: Comprovativo de Número de identificação Fiscal (NIF).
  4. Requisitos para obtenção do aproveitamento: Frequência mínima de 80%.
  5. Avaliação: Avaliação formativa ao longo do curso com a realização de tarefas propostas. Avaliação final com a realização de um teste.
  6. Modo de lecionação: Presencial.
  7. Unidade Orgânica promotora: Escola Superior de Saúde.
  8. Local da formação: Universidade dos Açores, Polo de Ponta Delgada.
  9. Data de início/fim do curso: de 02-10-2024 a 04-10-2024.
  10. Carga horária: Total: 30h. Contacto: 24h.
  11. Horário do curso: 8h30 – 17h30.
  12. Datas de candidatura:  até 20-09-2024. Para realizar a candidatura, o primeiro passo é abrir uma conta no portal Inforestudante, para caso ainda não tenha conta criada. https://inforestudante.uac.pt/nonio/security/login.do 
  13. Data de divulgação dos resultados: 24-09-2024.
  14. Datas para matrícula/inscrição: de 24-09-2024 a 30-09-2024.
  15. Critérios de ordenação das candidaturas: Com base na data de pagamento da taxa de candidatura.
  16. Taxas a pagar: Aplicam-se os custos com emolumentos, previstos na tabela da Universidade dos Açores (deliberação 732/2019): Candidatura(15 euros); matrícula(5 euros); certificação(10 euros).
  17. Propinas a pagar: Não aplicável.
  18. Informações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de candidatura:

Serviço de Gestão Académica | 296 650 413 | queroestudar@uac.pt

  1. Informações adicionais sobre o funcionamento do curso:

 296 650 443 | filipe.ar.silva@uac.pt

 

Esclarece-se que as inscrições para os cursos LFA, se desenvolvem em diferentes fases: criação de utilizador UAc, Candidatura, Matrícula e Emissão de certificado dos cursos LFA.

1 - Criação de conta no portal Inforestudante: Nessa fase, o candidato irá receber um endereço de e-mail com domínio da UAc (caso ainda não tenha efetuado nenhum curso na UAc). A comunicação entre a Universidade e o candidato será realizada por esse endereço.

2 - Período de candidaturas: Nessa fase, deverá selecionar o curso desejado e após o preenchimento dos campos obrigatórios, deverá acionar o comando “Lacrar a candidatura”.  A partir desse momento é gerado automaticamente, uma referência Multibanco no valor de 15€. A sua candidatura será considerada validada, somente após o pagamento dessa taxa.

3 - Período para matrícula/inscrição: Nessa fase, os candidatos que foram admitidos ao curso, deverão efetuar sua matrícula e será gerado uma nova referência Multibanco no valor de 5€. Sua matrícula será considerada validada, somente após o pagamento dessa taxa.

4 - Solicitação do certificado: Após a conclusão das aulas, os formandos que obtiverem aprovação, devem fazer a solicitação de emissão do certificado de conclusão do curso. Após se fazer a solicitação pelo Portal Inforestudante será gerado automaticamente, uma nova referência Multibanco no valor de 10€. O seu certificado estará disponível para levantamento, somente após o pagamento dessa taxa.

Consulte o manual de inscrição

Financiamento:

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.

Autocuidado em Cuidadores Informais  - Curso concluído

1. Apresentação do curso: Nos últimos anos tem sido internacionalmente reconhecida a necessidade de os cuidadores informais de pessoas com doenças crónica receberem apoio psicossocial, sendo que as intervenções de grupo baseadas em terapias cognitivo-contextuais têm revelado resultados promissores em cuidadores de indivíduos com patologias crónicas. A formação “Autocuidado em Cuidadores Informais”, é baseada no programa Self-care to care (SCC), que se constitui como um programa grupal que visa cultivar a autocompaixão e o mindfulness (atenção plena), ferramentas de autorregulação emocional e autocuidado. É dirigido a cuidadores informais e pretende diminuir o impacto negativo da doença e a sobrecarga advinda do papel de cuidador.

2. Competências a desenvolver:

A presente formação pretende promover um conjunto de benefícios aos seus participantes, nomeadamente, a melhoria do autocuidado consciente, e da autocompaixão, bem como a redução dos níveis de stress e da sobrecarga emocional derivados do papel de cuidador. Para tal recorrer-se-á a diversas metodologias e estratégias de ensino e intervenção psicológica (baseada nas terapias cognitivo-contextuais de terceira geração), tendo como objetivos centrais:

2.1 Refletir sobre os desafios e dificuldades próprios experienciados pelos cuidadores à luz de uma abordagem autocompassiva.

2.2 Treinar, ampliar e consolidar habilidades de regulação emocional e autocuidado, aplicados ao dia a dia do cuidador a partir da realização de exercícios experienciais de autocompaixão e atenção plena (mindfulness).

3. Nº ECTS: 1

4. Número mínimo e máximo de vagas: Mínimo 10, Máximo 20.

5. Objetivos do curso: A presente formação visa a consecução de um conjunto de benefícios aos seus participantes, nomeadamente, a melhoria do autocuidado consciente, e da autocompaixão, bem como a redução dos níveis de stress e da sobrecarga emocional derivados do papel de cuidador.

6. Público-alvo:  Cuidadores informais. (O candidato ter completo 18 anos ou mais, na data de início do curso).

7. Habilitações literárias mínima de candidatura: Não aplicável.

8. Documentação a entregar aquando da candidatura: Comprovativo de Número de identificação Fiscal (NIF).

9. Requisitos para obtenção do aproveitamento: Frequência de 75%

10. Avaliação: As diversas dimensões exploradas na presente formação serão consolidadas através da realização de reflexões individuais e de grupo (em sala de aula) e da recomendação de práticas individuais (formais e informais) a serem realizadas pelos formandos entre as aulas. Deste modo, pretende-se fomentar a aplicação dos conhecimentos e o treino das competências trabalhadas na formação no dia a dia enquanto cuidador.

11. Modo de lecionação: Presencial.

12. Promotor: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

13. Local da formação: Universidade dos Açores, Polo de Ponta Delgada. Sala 2.29 no edifício da Administração.

14. Data de início/fim do curso: à definir.

15. Carga horária: 30h total. 20h de contacto.

16. Datas de candidatura: até 04/10/2024.  Para realizar a candidatura, o primeiro passo é abrir uma conta no portal Inforestudante, para caso ainda não tenha conta criada. https://inforestudante.uac.pt/nonio/security/login.do 

17. Data de divulgação dos resultados: 11/10/2024.

18. Datas para matrícula/inscrição: 14/10/2024 a 25/10/2024.

19. Critérios de ordenação das candidaturas: Com base na data de pagamento da taxa de candidatura.

20. Taxas a pagar: Aplicam-se os custos com emolumentos, previstos na tabela da Universidade dos Açores (deliberação 732/2019): Candidatura (15 euros); matrícula (5 euros); certificação (10 euros).

21. Propinas a pagar: Não aplicável.

22. Informações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de candidatura:

Serviço de Gestão Académica | 296 650 413 | queroestudar@uac.pt

23. Informações adicionais sobre o funcionamento do curso:

296 650 443 | filipe.ar.silva@uac.pt

 

Esclarece-se que as inscrições para os cursos LFA, se desenvolvem em diferentes fases: criação de utilizador UAc, Candidatura, Matrícula e Emissão de certificado dos cursos LFA.

1 - Criação de conta no portal Inforestudante: Nessa fase, o candidato irá receber um endereço de e-mail com domínio da UAc (caso ainda não tenha efetuado nenhum curso na UAc). A comunicação entre a Universidade e o candidato será realizada por esse endereço.

2 - Período de candidaturas: Nessa fase, deverá selecionar o curso desejado e após o preenchimento dos campos obrigatórios, deverá acionar o comando “Lacrar a candidatura”.  A partir desse momento é gerado automaticamente, uma referência Multibanco no valor de 15€. A sua candidatura será considerada validada, somente após o pagamento dessa taxa.

3 - Período para matrícula/inscrição: Nessa fase, os candidatos que foram admitidos ao curso, deverão efetuar sua matrícula e será gerado uma nova referência Multibanco no valor de 5€. Sua matrícula será considerada validada, somente após o pagamento dessa taxa.

4 - Solicitação do certificado: Após a conclusão das aulas, os formandos que obtiverem aprovação, devem fazer a solicitação de emissão do certificado de conclusão do curso. Após se fazer a solicitação pelo Portal Inforestudante será gerado automaticamente, uma nova referência Multibanco no valor de 10€. O seu certificado estará disponível para levantamento, somente após o pagamento dessa taxa.

Consulte o manual de inscrição

Financiamento:

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.

Competências educativas em Inteligência Emocional  - Curso concluído

  1. Apresentação do curso: Durante centenas de anos, as pessoas têm-se fascinado com as vicissitudes do humor, tendo este tema originado imensas obras, poéticas e literárias, e sendo o móbil para as mais variadas reações humanas, explicando ou justificando até os comportamentos mais estranhos ou bizarros. No entanto, toda esta inquietação emocional não teve, até há bem pouco tempo, ressonância científica. De facto, num passado científico recente, as flutuações de humor só podiam ser estudadas através da introspeção cuidadosa, uma abordagem científica pouco satisfatória e sem replicabilidade. Devido a esta limitação, todo o tópico do “humor” adquiriu, gradualmente, uma áurea de mistério que aparentemente o colocava para além da capacidade de entendimento humano. Desde o fim de 1970 que se verificou uma explosão da investigação científica na área do humor e das emoções e, graças às enormes descobertas realizadas na última década, é nos agora possível entender melhor os comportamentos, emoções e sentimentos que colorem as nossas vidas diárias. Este entendimento levou à emergência de um novo conceito de Inteligência, a Inteligência Emocional, de importância primordial no bem-estar do individuo e na sua capacidade empática; na sua facilidade em tomar decisões e em resolver problemas, em suma, na consecução da sua felicidade individual. 

Esta formação em Inteligência Emocional, propõe-se constituir uma primeira abordagem ao estudo das emoções, e do seu papel na educação, proporcionando a análise de algumas das emoções especificas mais preponderantes no entendimento da nossa vida emocional e da sua contribuição para a nossa Inteligência Emocional, fator fundamental para a consecução do nosso sucesso profissional, educativo e, acima de tudo, pessoal.

  1. Pretende-se que os destinatários possam: ​apreender as razões básicas da nossa “explosão afetiva”, adquirindo conhecimentos que lhes permitam: conhecer as emoções; entender/identificar as suas manifestações emocionais; reconhecer essas mesmas manifestações nos seus educandos; regular a sua vida emocional potenciando as suas ferramentas educativas, nomeadamente, ao nível das suas capacidades comunicacionais/empáticas e da gestão de conflitos em contexto educativo.
  2. Nº ECTS: 1
  3. Número mínimo e máximo de vagas: Mínimo 10, Máximo 20.
  4. Objetivos: Fornecer aptidões que permitam aos participantes analisar e potenciar a sua Inteligência Emocional, reconhecendo-a como aspeto central na função educativa, mormente em situações educativas mais desafiantes.
  5. Público-alvo e condição específica de ingresso obrigatória: Professores, pais e outros educadores. Adultos com 23 anos ou mais, na data de início do curso.
  6. Habilitações literárias mínima de candidatura: Não Aplicável
  7. Documentação a entregar aquando da candidatura: Comprovativo de Número de identificação Fiscal (NIF).
  8. Requisitos para obtenção do aproveitamento: Frequência mínima de 80%. A avaliação será realizada ao longo da formação, pela observação da participação dos formandos nas tarefas propostas.
  9. Modo de lecionação: Presencial
  10. Promotores: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)
  11. Local da formação: Universidade dos Açores, Pólo de Ponta Delgada Edifício SVCT sala 2.29 (em frente a Escola Superior de Saúde) ponto de 16 do mapa
  12. Data de início/fim do curso: 10, 11, 17 e 18 de novembro
  13. Horário do curso: Pós-Laboral
  • 10 e 17 de novembro de 2023 das 17h30 às 20h30
  • 11 e 18 de novembro de 2023 das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
  1. Datas candidatura: De 09 até 20 de outubro 
  2. Data de divulgação dos resultados: 24/10/2023
  3. Datas para matrícula/inscrição: De 25/10 a 09/11
  4. Critérios de ordenação das candidaturas: Com base na data de pagamento da taxa de candidatura
  5. Taxas a pagar: Aplicam-se os custos com emolumentos, previstos na tabela da Universidade dos Açores (deliberação 732/2019): Candidatura-Taxa (15 euros); matrícula-Taxa (5 euros); certificação (10 euros).
  6. Propinas a pagar: Não aplicável

Informações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de candidatura:

Serviço de Gestão Académica | 296 650 413 | queroestudar@uac.pt

Informações adicionais sobre o funcionamento do curso:

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | 296 650 127 | fcsh.secretariado@uac.pt

Consulte o manual de inscrição

Qualidade do ar interior e saúde pública  - Curso concluído

  1. Apresentação do curso: Atualmente, a maioria da população vive em ambientes urbanos, muito exposta a poluentes ambientais. Esta exposição tem sido associada a um aumento na prevalência de doenças inflamatórias, incluindo doenças alérgicas e asma, ou sintomatologia associada. Dentro dos ambientes urbanos, o ambiente construído é aquele onde os seres humanos se encontram mais expostos, passando cerca de 90% do seu tempo. Estes espaços, desde as habitações ao local de trabalho, de unidades de saúde a piscinas públicas, representam períodos de exposição prolongada e são determinantes no desenvolvimento de doenças. Por este motivo, estudar o ambiente construído e todas as suas características que podem estar associadas à saúde dos ocupantes é de especial relevância.
  2. Nº ECTS: 0,5
  3. Número de vagas: Mínimo 10, Máximo 20.
  4. Objetivos do curso e competências a desenvolver:

4.1. Conseguir identificar sintomas e doenças associadas a exposição no ambiente construído;

4.2. Saber quais os limites legais para os parâmetros físico-químicos da qualidade do ar interior (QAI);

4.3. Perceber como avaliar parâmetros de conforto da QAI, assim como quantificar as concentrações de matéria particulada, radão, compostos orgânicos voláteis, dióxido de azoto e ozono;

4.4. Familiarizar-se com relatórios de medição da QAI e saber identificar parâmetros em inconformidade;

4.5. Compreender como as características dos edifícios a avaliar e quais os comportamentos humanos que podem influenciar negativamente a QAI;

4.6. Elaborar um relatório de risco com base numa avaliação ao ambiente construído (simulação de casos).

  1. Público-alvo: Alunos e profissionais das áreas de Saúde Ambiental, Medicina, Saúde Pública, Saúde Ocupacional, Engenharia Ambiental, entre outros profissionais de áreas afins.
  2. Condição específica de ingresso obrigatória: Adultos com 23 anos ou mais, na data de início do curso;
  3. Habilitações literárias mínimas de candidatura: Não Aplicável
  4. Documentação a entregar aquando da candidatura: Comprovativo de Número de identificação Fiscal (NIF).
  5. Requisitos para obtenção do aproveitamento: Frequência de 75%
  6. Avaliação: Não aplicável. Emissão de certificado de participação/frequência.
  7. Modo de lecionação: Presencial.
  8. Promotor: Faculdade de Ciências e Tecnologia.
  9. Local da formação: Universidade dos Açores, Polo de Ponta Delgada. Edifício SVCT sala 2.29 (em frente a Escola Superior de Saúde) ponto de 16 do mapa
  10. Data de início/fim do curso: 16 e 17 de novembro de 2024.
  11. Carga horária: 12h contacto.
  12. Horário do curso: Laboral (Manhã: 9h-12h30; Almoço: 12h30-14h; Tarde: 14h-17h).
  13. Datas de candidatura:  De 28 de agosto a 29 de outubro.
  14. Data de divulgação dos resultados: 02 de novembro de 2024.
  15. Datas para matrícula/inscrição: De 03 a 10 de novembro de 2024.
  16. Critérios de ordenação das candidaturas: Com base na data de pagamento da taxa de candidatura.
  17. Taxas a pagar: Aplicam-se os custos com emolumentos, previstos na tabela da Universidade dos Açores (deliberação 732/2019): Candidatura-Taxa (15 euros); matrícula-Taxa (5 euros); certificação (10 euros).
  18. Propinas a pagar: Não aplicável.

Informações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de candidatura:

Serviço de Gestão Académica | 296 650 413 | queroestudar@uac.pt

Informações adicionais sobre o funcionamento do curso:

Faculdade de Ciências e Tecnologia | 296 650 172 | fct.secretariado@uac.pt

Consulte o manual de inscrição

Gestão de Projetos  - Curso concluído

  1. Apresentação do curso: As competências técnicas de gestão de projetos ligadas à gestão do âmbito, tempo, riscos, comunicação e qualidade de um projeto têm sido desenvolvidas desde há 50 anos e são atualmente reconhecidas como úteis para o planeamento e controlo dos projetos ou programas que as pessoas ou organizações desenvolvem no mercado. São desenvolvidos projetos em qualquer sector da sociedade – investigação, comércio, seguros, banca, transportes, construção, saúde, educação, por exemplo – e a visão de um projeto como forma de gerar conhecimento, desenhar soluções, produzir novos produtos, introduzir inovação, ganhar vantagem competitiva, foi disseminada de forma global.
  2. Competências a desenvolver: Conhecer sobre as áreas críticas de gestão de projetos, metodologias e ferramentas de gestão. Identificar competências técnicas e comportamentais que o gestor de projetos deverá mobilizar para chegar ao fim de um projeto com sucesso.
  3. Nº ECTS: 1.
  4. Número de vagas: Mínimo 10, Máximo 30.
  5. Objetivos do curso: Apresentar os conceitos fundamentais, requisitos e matrizes em gestão de projetos. Desenvolver um plano de gestão de projeto com base em um estudo de caso.
  6. Público-alvo: Profissionais envolvidos em gestão de projetos, em qualquer sector da sociedade – saúde, investigação, comércio, seguros, banca, transportes, construção, educação. Estudantes de Mestrado ou Doutoramento que pretendam adquirir/consolidar competências em gestão de projetos. O candidato ter completo 18 anos ou mais, na data de início do curso.
  7. Habilitações literárias mínima de candidatura: Não Aplicável.
  8. Documentação a entregar aquando da candidatura: Comprovativo de Número de identificação Fiscal (NIF).
  9. Requisitos para obtenção do aproveitamento: Frequência de 75%.
  10. Avaliação: Não Aplicável.
  11. Modo de lecionação: Presencial.
  12. Promotores: Faculdade de Ciências e Tecnologia.
  13. Local da formação: Universidade dos Açores, Polo de Ponta Delgada.
  14. Data de início/fim do curso: 12 a 13 de junho de 2023.
  15. Carga horária: 15h de contacto.
  16. Horário do curso: Laboral.
  17. Datas de candidatura: de 08 a 19 de maio de 2023.
  18. Data de divulgação dos resultados: 24/05/2023.
  19. Datas para matrícula/inscrição: de 30/05 a 07/06/2023.
  20. Critérios de ordenação das candidaturas: Com base na data de pagamento da taxa de candidatura
  21. Taxas a pagar: Aplicam-se os custos com emolumentos, previstos na tabela da Universidade dos Açores (deliberação 732/2019): Candidatura-Taxa (15 euros); matrícula-Taxa (5 euros); certificação (10 euros).
  22. Propinas a pagar: Não aplicável

Informações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de candidatura:

Serviço de Gestão Académica | 296 650 413 | queroestudar@uac.pt

Informações adicionais sobre o funcionamento do curso:

Serviço de Ciências e Tecnologia| 296 650 512 | filipe.ar.silva@uac.pt

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.

 

Aconselhamento em Aleitamento Materno - Curso concluído

  1. Apresentação do curso: Estima-se que mais de um milhão de crianças morrem por ano por não serem alimentadas adequadamente. Muitas sofrem de doenças que não teriam contraído se tivessem sido amamentadas. A amamentação também contribui para melhorar a saúde da mãe. A OMS e a UNICEF recomendam o aleitamento materno (AM) exclusivo desde o nascimento até aos 6 meses, e a sua manutenção com alimentos complementares até pelo menos aos 2 anos de idade. No entanto, a maioria das mães iniciam a alimentação com leite artificial por biberão e outros alimentos antes dos 4 meses, e muitas param o AM antes dos 2 anos. As mães e crianças têm o direito a serem apoiadas, por forma a amamentarem com sucesso. É importante dar este apoio, não apenas durante a vigilância pré-natal e parto, mas durante o primeiro e segundo anos de vida. A mãe deve ser aconselhada pelos profissionais de saúde sobre a alimentação do seu filho quando é uma criança saudável e quando se encontra doente. Durante o curso é solicitado trabalho prático, são fornecidas informações, efetuados alguns exercícios e práticas clínicas, que vão desenvolver no formando capacidades para aconselhar e apoiar mães que amamentam ou ajudá-las na tomada de decisão.
  2. Competências a desenvolver:
    1. Capacitação no apoio às mães que pretendem amamentar;
    2. Fortalecimento da intervenção junto das mães, quer no início da amamentação quer na sua continuidade ajudando a ultrapassar dificuldades que possam surgir.
  3. Nº ECTS: 1
  4. Número mínimo e máximo de vagas: Mínimo 10, Máximo 20.
  5. Objetivos do curso:
    1. Adquirir conhecimentos sobre lactação;
    2. Adquirir conhecimentos e capacidades para agir face ao processo de amamentação;
    3. Aprender a desmistificar conceções erróneas sobre a amamentação.
  6. Público-alvo e condição específica de ingresso obrigatória: Adultos e profissionais de saúde interessados na temática, aleitamento materno, com 23 anos ou mais na data de início do curso.
  7. Habilitações literárias mínima de candidatura: Não Aplicável.
  8. Documentação a entregar aquando da candidatura: Comprovativo de Número de identificação Fiscal (NIF).
  9. Requisitos para obtenção do aproveitamento: Frequência mínima de 80%.
  10. Avaliação: Avaliação formativa ao longo do curso com a realização de tarefas propostas. Avaliação final com a realização de um teste.
  11. Modo de lecionação – Presencial.
  12. Unidade Orgânica promotora: Escola Superior de Saúde.
  13. Local da formação: Universidade dos Açores, Polo de Angra de Heroísmo.
  14. Data de início/fim do curso: 09-10-2023 a 11-10-2023.
  15. Carga horária: Total: 30h. Contacto: 24h.
  16. Horário do curso: 8h30 – 17h30.
  17. Datas de candidatura: de 19/09/2023 até 29-09-2023.
  18. Data de divulgação dos resultados: 02-10-2023.
  19. Datas para matrícula/inscrição: de 03-10-2023 a 06-10-2023.
  20. Critérios de ordenação das candidaturas: Com base na data de pagamento da taxa de candidatura.
  21. Taxas a pagar: Aplicam-se os custos com emolumentos, previstos na tabela da Universidade dos Açores (deliberação 732/2019): Candidatura-Taxa (15 euros); matrícula-Taxa (5 euros); certificação (10 euros).
  22. Propinas a pagar: Não aplicável.

Informações e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de candidatura:

Serviço de Gestão Académica | 296 650 413 | queroestudar@uac.pt

Informações adicionais sobre o funcionamento do curso:

Escola Superior de Saúde | 296 650 451 | ess.secretariado@uac.pt

Consulte o manual de inscrição

 

   Financiamento: Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.