Formações com inscrições abertas
Formações com inscrições abertas
O poder da avaliação contínua
“We have compelling evidence in hand gathered from around the world revealing that classroom assessment used as a teaching and learning tool can have a profoundly positive impact on student learning” (Rick Stiggins, 2017).
Os conceitos de avaliação contínua, formativa e sumativa são pontualmente utilizados de forma indiscriminada, tornando ainda mais desafiante a tomada de decisão de que tipo de avaliação aplicar em que contexto e que instrumentos utilizar para favorecer a justiça, a transparência e a aprendizagem. Nesta sessão formativa debruçar-nos-emos sobre os conceitos subjacentes ao processo avaliativo, abordaremos diferentes modalidades de avaliação aplicáveis ao Ensino Superior e, em específico, analisaremos possíveis aplicações de avaliação contínua em diferentes contextos.
Ficha da Unidade Curricular: Os princípios pedagógicos do preenchimento
A ficha de unidade curricular (FUC) é um instrumento pedagógico pensado cuidadosamente pelos impulsionadores de Bolonha para promover o ensino centrado nos/as estudantes e garantir o alinhamento entre resultados de aprendizagem, métodos de ensino, avaliação e conteúdos programáticos. A sua utilização pressupunha que, ao preencher este documento, todos/as os/as docentes conseguissem alinhar as suas unidades curriculares com os princípios chave de um ensino centrado no/a estudante. Contudo, na prática as FUC por vezes tornam-se um dos maiores pesadelos para os docentes, conselhos pedagógicos e coordenadores uma vez que o seu preenchimento, apesar de seguir diretrizes bem definidas, pode ser complexo, atribulado e até mesmo “enigmático”. O objetivo desta formação é explicitar as diretrizes do preenchimento adequado das Fichas de Unidade Curriculares, baseando o mesmo nos princípios pedagógicos associados e permitindo aos/às participantes a adaptação às unidades curriculares que lecionam.