Metodologia do Ensino das Expressões Artísticas e da Educação Físico-Motora

« Voltar

Objetivos

1. Analisar criticamente temas e problemáticas sobre as potencialidades das áreas de Expressão Artística/EA e da Educação Físico-Motora/EFM na educação e no desenvolvimento equilibrado da criança.

2. Articular, no âmbito das expressões, vários níveis de objetivos e competências relevantes para o desenvolvimento da criança na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1. CEB.

3. Compreender as operações do processo de aprendizagem das expressões para promover experiências ativas, significativas e inclusivas.

4. Mobilizar conhecimentos no âmbito da didática no desenvolvimento de competências necessárias à concretização das etapas fundamentais do ensino das expressões (observação, planificação, condução de aula e avaliação).

5. Selecionar metodologias e estratégias adaptadas às áreas de expressão.

6. Conceber materiais e recursos dirigidos aos variados contextos de ensino, verificando as potencialidades do seu uso.

7. Preparar sequencialmente tarefas de aprendizagem, discutindo a sua coerência.

Programa

1. As Finalidades da Educação Artística e da Educação Físico-Motora no Contexto da Educação Básica – Educação Pré-Escolar (EPE) Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1.ºC).
2. Fundamentos e organização curricular nas diferentes áreas de expressão.
3. As Orientações Programáticas da EPE e o Programa do 1º CEB; O Currículo Regional da Educação Básica.
4. As estratégias e os modelos de ensino e as formas de organização da aprendizagem.
5. A Planificação nas Atividades de Expressão – o projeto pedagógico, os planos de unidade didática, os planos de aula e os ateliers.
6. As tarefas de aprendizagem – definição, condições de realização, critérios de êxito e manipulação de tarefas.
7. Os recursos pedagógico-didáticos (espaços, equipamentos, materiais e instrumentos).
8. A Intervenção Pedagógica (gestão, instrução e controlo da aula) – no sucesso do envolvimento e aprendizagem dos alunos;
9. A Avaliação das várias Formas de Expressão da Criança - o recurso à observação nos diferentes domínios.

Métodos de ensino

Esta UC encontra-se organizada de forma a contemplar sessões teórico-práticas, privilegiando-se: a pesquisa online; a análise e reflexão documental; a preparação, observação e reflexão de atividades de ensino aprendizagem; e, ainda, a elaboração de relatórios escritos. Dar-se-á relevância a trabalho de pesquisa e intervenção-ação em contexto e potenciar-se-á a troca de experiências e a cooperação entre os estudantes.

Bibliografia

Condessa, I. Pereira, B. & Carvalho, G. (2012). Atividade Física, Saúde e Lazer. Educar e Formar. Braga: UMIEC/ CIEC

Condessa, I. (2006). Os Ambientes Facilitadores de Aprendizagem na Educação Física Infantil. Cinergis. Vol. 7, nº 1, Jan./Jun, 9-28. Brasil: EDUNISC.

Ferraz, M. (2011). Educação Expressiva. Um Novo Paradigmas. Col. Exp.Terapias. Vol.II. Lisboa: Tuttirév Ed.

Metzler, M.W. (2005). Instructional Models for Physical Education. 2nd Edition, U.S.A.: Holcomb Hathaway, Publishers

Marrot, G. (2001). Didactique de l’education physique et sportive. Paris: Éditions Vigot.

Martins, A. (2002). Didáctica das Expressões. Lisboa: Universidade Aberta.

Reis, R. (2004). A Educação pela Arte. Lisboa: U. Aberta

Schmidt, R.A. & Wrissberg, G.A. (2000). Motor Learning and Performance. (2nd Ed.). Champaign: Human Kinetics Publication.

Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 1º, 2.º, 3.º Vol . Col. Horizontes Pedagógicos. Lisboa: Piaget.

Código

0201410

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • "Planificação-intervenção-reflexão" em atividades de micro-ensino: 30%
  • Implementação de um projeto pedagógico em contexto educativo escolar : 40%
  • Trabalhos de análise de temas e participação : 30%