Compreensão e Produção Textual

« Voltar

Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

1. A linguagem como atividade livre do homem:

a. Linguagem e saber linguístico.

b. Os planos universal, histórico e individual do saber linguístico.

2. Compreender e produzir textos em esferas diversas da Acão humana:

a. A relevância das categorias discursivo-textuais.

b. O termos e conceitos de universo, género e tipo discursivo-textuais.

3. Por uma praxis da compreensão / produção textual:

a. Narrar, descrever, argumentar e explicar enquanto tipos discursivo-textuais.

b. Entre os tipos e os géneros da atividade discursivo-textual: estudos-de-caso.

4. Da infografia como modalidade discursivo-textual.

Métodos de ensino

As aulas assumirão uma natureza teórico-prática, sendo as teóricas reservadas à apresentação e discussão dos termos e conceitos operatórios convocados pela análise, interpretação e produção dos tipos e géneros textuais em presença.

Bibliografia

Álvarez, Alfredo I., Núñez, Rafael & Teso, Enrique del. Leer en español. Oviedo: Nobel — Ediuno, 2005.

Carvalho, José Gonçalo Herculano de. Teoria da linguagem. Natureza do fenómeno linguístico e análise das línguas. Coimbra: Coimbra Editora, 1983 (volume I) e 1984 (volume II).

Cerezo Arriaza, Manuel. Texto, contexto y situación. Guía para el desarrollo de las competencias textuales y discursivas. Barcelona: Octaedro, 1997.

Comley, Nancy R. et alii. Fields of Reading, Motives for Writing. Boston — New York: Bedford / St. Martin's, 2007.

Coseriu, Eugenio. Competencia lingüística. Elementos de la teoría del hablar. Madrid: Gredos, 1992.
——— Lingüística del texto. Introducción a la hermenéutica del sentido. Madrid: Arco / Libros, 2007.

Escandel Vidal, María Victoria. La comunicación. Madrid: Gredos, 2005.

Lopes, Ana Cristina Macário & Carapinha, Conceição. Texto, coesão e coerência. Coimbra: Almedina — CELGA, 2013.

Marcuschi, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

Pujante, David. Manual de retórica. Madrid: Castalia, 2003.

Reyes, Graciela. Manual de redacción. Como escribir bien en español. Madrid: Arco / Libros, 1999.

——— Palabras en contexto. Pragmática y otras teorías del significado. Madrid: Arco/Libros, 2018.

Silva, Paulo Nunes da. Tipologias textuais. Como classificar textos e sequências. Coimbra: Almedina — CELGA, 2012.

Vilarnovo, Antonio et alium. Discurso, tipos de texto y comunicación. Pamplona: EUNSA, 1994.

Antologia de textos susceptíveis de orientar a compreensão, a interpretação e a produção de modalidades textuais complexas e diferenciadas, pertinentes não apenas às múltiplas esferas da acção humana, mas ainda a formas singulares de pensar o mundo e de o conformar discursivamente.

Anthology of texts aimed to guide the comprehension, interpretation and production of complex and varied text types, pertaining not only to the multiple spheres of human activity but also to particular ways of thinking the world and shaping it discursively.

Código

0105764

ECTS

5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas