Metodologia do Ensino da Matemática

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Objetivos

1. Apreciar textos e práticas observadas, questionando os processos de aprendizagem da matemática e os resultados alcançados;

2. Estabelecer percursos de aprendizagem, socorrendo-se de orientações curriculares aplicáveis e das normas NCTM;

3. Conceber materiais, incluindo jogos e recursos eletrónicos, que espelhem princípios de organização metodológica diversa e permitam promover a aprendizagem e o trabalho autónomo na aula;

4. Implementar situações de aprendizagem adequadas aos contextos a que se destinam, assentes em propostas metodológicas que permitam a realização de atividades que impliquem comunicação, cooperação, inclusão e treino/consolidação versus exploração/investigação na aula;

5. Construir instrumentos de avaliação adequados às diferentes competências a adquirir, refletindo a orientação de diferentes metodologias;

6. Demonstrar capacidades de autonomia e metacognição, a par dos diferentes processos de auto e hétero avaliação, aquando da realização de tarefas práticas.

Programa

1. Raciocínio e comunicação matemática: estratégias de promoção do raciocínio e da comunicação matemática na sala de aula; aplicação de estudos provenientes das neurociências cognitivas, que explicam como o cérebro da criança aprende matemática, e de casos do sucesso do ensino da matemática no mundo, com destaque para o Método de Singapura.

2. Conexões e resolução de problemas: modos de explorar as relações entre conteúdos matemáticos e de outras áreas; propostas metodológicas orientadas para a resolução de problemas e suas etapas, para os tipos de problemas (fechados e abertos) e para a exploração de dados e utilização de jogos como situações problemáticas; aplicação do modelo de barras na resolução de problemas.

3. Construção de recursos didáticos: diversidade de materiais (incluindo tecnológicos) potenciadores de aprendizagens significativas e de suporte ao trabalho autónomo.

Métodos de ensino

Existem momentos de trabalho distintos. O primeiro implica a observação na sala de aula com um educador/professor do pré-escolar ou primeiro ciclo e, no segundo, os alunos são convidados a planear e intervir nesse contexto de aprendizagem. Esse processo implica a recolha de dados, identificando aspetos de aprendizagem que poderão ser considerados no planeamento e intervenção a realizar posteriormente.

Bibliografia

Barros, M. & Palhares, P. (1997). Emergência da Matemática no Jardim-de-Infância, Porto Editora.

Boavida et al. (2008) A Experiência Matemática no Ensino Básico. Ministério da Educação.

De Walle, J. et al. (2010). Elementary & Middle School Mathematics Teaching Developmentally. Pearson International Edition.

Fox, L. e Surtees L. (2010)Mathematics Across the Curriculum, Problem-solving, Reasoning and Numeracy in Primary Schools. Continuum International Publishing Group.

Ponte, J. & Serrazina, M. (2000). Didáctica da Matemática do 1º ciclo. Universidade Aberta.

Narciso M. e Paulus, P. (2005) Histórias da Matemática. Acedido em Outubro de 2013, http://labap.wordpress.com/docs/.

National Council of teachers of Mathematics (2000). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. APM.

Código

0201403

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 100%