Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia Mecânica, Engenharia Electrotécnica e de Computadores

« Voltar

Apresentação

EM 2021-2022, NÃO SERÃO ABERTAS VAGAS PARA OS PREPARATÓRIOS DE ENGENHARIA CIVIL. Ao abrigo do convénio existente entre a Universidade dos Açores e o Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, são ministrados na Universidade dos Açores os dois primeiros anos do curso de Ciências da Engenharia - Eng.ª Mecânica e Eng.ª Eletrotécnica e de Computadores. Os alunos que concluírem com aproveitamento os dois primeiros anos do curso prosseguem estudos no IST, ingressando no 3.º ano do curso. A Engenharia Mecânica possibilita que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam exercer funções de análise, de conceção e de fabrico de componentes, ferramentas, máquinas e equipamentos, assim como funções de organização e gestão da produção. Proporciona ainda a sua integração em equipas multidisciplinares que os habilitará a lidar com problemas de engenharia mecânica complexos, recolhendo, selecionando e interpretando a informação relevante, incluindo casos de informação limitada ou incompleta, e integrar conhecimentos adquiridos no curso, de modo a obter soluções para novos desafios. A Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com a sua multidisciplinaridade permite aos alunos serem estimulados a desenvolver as suas habilidades práticas, desenvolver e gerir projetos desde o nível do dispositivo, para redes aos sistemas de comunicação e sistemas integrados. Tudo isto para permitir avanços no desenvolvimento de sistemas de software e hardware cada vez mais fiáveis, robustos, e que proporcionem experiências cada vez melhores a todas as pessoas que os utilizam.

Objetivos

Eng.ª Mecânica: a) Capacitar engenheiros mecânicos com competências para conceber, projetar, fabricar e operar sistemas e produtos de engenharia mecânica; b) Fomentar uma abordagem criativa, crítica, autónoma e interdisciplinar, incorporando as mais recentes inovações tecnológicas. Eng.ª Eletrotécnica e de Computadores - Capacitar para a conceção, incluindo a análise, especificação, projeto, industrialização, comercialização e utilização de produtos e serviços que utilizam a eletricidade, a par de outras formas de energia, no domínio da Engenharia Eletrotécnica e das Tecnologias de Informação.

Condições de acesso e ingresso

Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores, Titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet.

Saídas Profissionais

Após a conclusão do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica ou em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e com a inscrição na Ordem dos Engenheiros, os profissionais ficam aptos ao exercício de funções em: Eng.ª Mecânica: Gabinetes de projeto; Indústrias de fabricação de equipamentos mecânicos e térmicos; Empresas de produção de energia e climatização; Atividades de manutenção e gestão de operações; Tarefas de avaliação de projetos e consultoria em empresas de serviços (bancos e seguradoras); Atividades técnico-comerciais; Laboratórios de investigação e de desenvolvimento industrial. Eng.ª Eletrotécnica e de Computadores: Serviços e indústrias nas áreas tecnológicas de telecomunicações, energia, eletrónica, computadores (perspetivas hard e soft), robótica, decisão e controlo; Suporte tecnológico ao desenvolvimento de sistemas e produtos para medicina, biotecnologia, espaço, oceanos e ambiente; Consultoria e desenvolvimento de software.

Polo

Ponta Delgada

Código do Curso

8571

Créditos ECTS

180

Duração do Curso

2 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.


    Informação disponível em breve.


    Informação disponível em breve.

Unidades Curriculares