Objetivos
O curso de Licenciatura em Gestão visa proporcionar uma formação de base em Gestão, integrada com as áreas científicas de economia, estatística, matemática e direito, conferindo competências transversais para a atuação, como profissional, na área da gestão.
Condições de Acesso
Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores, Titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet.
Saídas Profissionais
Diretor geral, assessor de administração, assessor de direção de qualquer área funcional ou divisão; Técnico e consultor de processos de qualidade; Diretor de marketing, assistente de marketing, gestor de serviços, consultor de marketing, gestor de conta e gestor de produto; Diretor financeiro, assistente do diretor financeiro, controller ou assistente do controller, auditor, analista de projetos, técnico de controlo orçamental e de custos, contabilista; Assistente de diretor de produção e gestor de processos; Diretor de recursos humanos, assistente do diretor de recursos humanos, assistente do diretor de formação, técnico no departamento de recursos humanos e consultor de recursos humanos.
Resultados de Aprendizagem
A licenciatura em Gestão pretende dotar os estudantes de competências, conhecimentos e aptidões para o desempenho de atividades técnicas em diversas áreas da gestão, assim como atividades de liderança em organizações públicas e privadas. Desta forma, são objetivos da licenciatura em Gestão:
a) Transmitir os conhecimentos técnico-científicos necessários para um desempenho satisfatório nas organizações públicas e privadas;
b) Habilitar os estudantes com o domínio dos recursos teóricos, das metodologias, dos instrumentos, das ferramentas e das técnicas que permitam o exercício e a progressão profissional;
c) Desenvolver atitudes de flexibilidade e adaptação em meios organizacionais;
d) Fomentar um espírito empreendedor e dinâmico;
e) Desenvolver o processo de análise, pesquisa e reflexão de problemas complexos e multifacetados;
f) Promover soluções em ambiente empresarial para os desafios da gestão;
g) Desenvolver planos estratégicos de médio e longo prazo em diversas áreas.
Regime de Estudo
Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.
1º Ano
| Disciplina | Semestre | ECTS |
|---|---|---|
| Contabilidade I | 1º Semestre | 6 |
| Estatística I | 1º Semestre | 6 |
| Introdução à Microeconomia | 1º Semestre | 6 |
| Matemática Financeira | 1º Semestre | 6 |
| Matemática I | 1º Semestre | 6 |
| Contabilidade II | 2º Semestre | 6 |
| Estatística II | 2º Semestre | 6 |
| Introdução à Gestão | 2º Semestre | 6 |
| Introdução à Macroeconomia | 2º Semestre | 6 |
| Matemática II | 2º Semestre | 6 |
2º Ano
| Disciplina | Semestre | ECTS |
|---|---|---|
| Finanças Empresariais I | 1º Semestre | 6 |
| Introdução ao Direito | 1º Semestre | 6 |
| Macroeconomia I | 1º Semestre | 6 |
| Marketing Estratégico | 1º Semestre | 6 |
| Microeconomia I | 1º Semestre | 6 |
| Contabilidade Analítica | 2º Semestre | 6 |
| Direito Comercial | 2º Semestre | 6 |
| Finanças Empresariais II | 2º Semestre | 6 |
| Investigação Operacional | 2º Semestre | 6 |
| Marketing Operacional | 2º Semestre | 6 |
3º Ano
| Disciplina | Semestre | ECTS |
|---|---|---|
| Auditoria | 1º Semestre | 6 |
| Controlo Orçamental | 1º Semestre | 6 |
| Empreendedorismo | 1º Semestre | 6 |
| Fiscalidade | 1º Semestre | 6 |
| Produção e Operações | 1º Semestre | 6 |
| Avaliação de Projetos | 2º Semestre | 6 |
| Marketing Digital e E-Business | 2º Semestre | 6 |
| Recursos Humanos | 2º Semestre | 6 |
Informação
- Código DGES
- 9147
- Créditos ECTS
- 180 ECTS
- Duração
- 3 semestres