1. Contribuir para a afirmação da profissionalidade docente baseada no rigor científico e na reflexividade crítica; 2. Capacitar para a compreensão da realidade educativa e para a resolução de problemas relativos à prática profissional através do desenvolvimento de atitudes e competências investigativas; 3. Promover a excelência no domínio dos conteúdos relativos à área de docência, bem como na sua mobilização em contextos de ensino; 4. Apoiar o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis às características dos alunos com base no conhecimento do seu desenvolvimento e contexto social; 5. Enquadrar o ensino de Português e Inglês em políticas educativas, tendo em conta referências tendências internacionais. 6. Estimular a reflexão sobre a importância do ensino de Português e Inglês em sociedades multiculturais, à luz de princípios de inclusão e cidadania; 7. Promover a familiarização com organizações educativas, bem como a capacidade para trabalhar em diversos tipos de equipas.
1. Aperfeiçoar a capacidade de expressão oral e escrita em Português e Inglês; 2. Aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento da língua, mobilizando-os em situações diversas; 3. Desenvolver competências de investigação e reflexão, mobilizando-as no estudo de contextos de iniciação à prática profissional; 4. Desenvolver competências de conceção e implementação de práticas de ensino sustentadas num conhecimento profundo dos conteúdos curriculares, das didáticas específicas e das características dos alunos; 5. Compreender a importância do ensino de Português e Inglês em sociedades multiculturais; 6. Aperfeiçoar capacidades de comunicação e trabalho colaborativo, potenciadas por um sólido conhecimento das organizações educativas, das normas que as regem e das dinâmicas sociais que as afetam; 7. Reconhecer implicações éticas, deontológicas, sociais e políticas do exercício da profissão docente, relacionando-as com questões de cidadania.
Podem candidatar-se ao mestrado os candidatos que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: a) Sejam titulares de licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses, ou equivalente legal, que possua os requisitos de créditos mínimos de formação, em conformidade com as disposições legais em vigor; b) Sejam detentores de um bom domínio da língua portuguesa, aferido mediante aprovação numa prova escrita e numa prova oral eliminatórias; c) ter um bom domínio oral e escrito da LP, aferido mediante uma entrevista e prova escrita de natureza eliminatória (classificação mínima de 9,5 valores em cada uma).
O mestrado em ensino de português e inglês no segundo ciclo do ensino básico confere habilitação profissional para a docência no segundo ciclo do ensino básico, no âmbito do grupo de recrutamento 220 (Português e Inglês).
Ponta Delgada
M848
120
2 Anos
Regime presencial em tempo integral, regime diurno.
Código | Nome | Ano | Semestre |
---|---|---|---|
02015503 | Didática do Inglês I | 1º ano | 1º semestre |
02015490 | Didática do Português I | 1º ano | 1º semestre |
02015632 | Interculturalidade e Literatura Infantojuvenil | 1º ano | 1º semestre |
02015405 | Seminário de Investigação Educacional | 1º ano | 1º semestre |
02015514 | Teoria e Organização Curricular | 1º ano | 1º semestre |
02015520 | Conceção de Recursos Educativos em Línguas | 1º ano | 2º semestre |
02015531 | Desenvolvimento do Aluno em Contextos Sociais e Tecnológicos | 1º ano | 2º semestre |
02015558 | Didática do Inglês II | 1º ano | 2º semestre |
02015542 | Didática do Português II | 1º ano | 2º semestre |
02015569 | Inglês e Culturas Anglófonas | 1º ano | 2º semestre |
02015575 | Estágio em Ensino das Línguas I | 2º ano | 1º semestre |
02015586 | Formação de Leitores | 2º ano | 1º semestre |
02015597 | Tipologia e Variedade Textual | 2º ano | 1º semestre |
02015621 | Desenvolvimento Profissional e Deontologia Docente | 2º ano | 2º semestre |
02015604 | Estágio em Ensino das Línguas II | 2º ano | 2º semestre |
02015610 | Relatório de Estágio | 2º ano | 2º semestre |