Objetivos
1. Contribuir para a afirmação da profissionalidade docente baseada no rigor científico e na reflexividade crítica;
2. Capacitar para a compreensão da realidade educativa e para a resolução de problemas relativos à prática profissional através do desenvolvimento de atitudes e competências investigativas;
3. Promover a excelência no domínio dos conteúdos relativos à área de docência, bem como na sua mobilização em contextos de ensino;
4. Apoiar o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis às características dos alunos com base no conhecimento do seu desenvolvimento e contexto social;
5. Enquadrar o ensino de Português e Inglês em políticas educativas, tendo em conta referências tendências internacionais.
6. Estimular a reflexão sobre a importância do ensino de Português e Inglês em sociedades multiculturais, à luz de princípios de inclusão e cidadania;
7. Promover a familiarização com organizações educativas, bem como a capacidade para trabalhar em diversos tipos de equipas.
Condições de Acesso
Podem candidatar-se ao mestrado os candidatos que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições:
Demonstrem um bom domínio oral e escrito da Língua Portuguesa, aferido mediante uma entrevista e prova escrita, ambas de natureza eliminatória (classificação mínima de 9,5 valores em cada uma), podem candidatar-se ao ciclo de estudos:
. Os titulares de grau de licenciado ou equivalente que possuam os requisitos de ingresso exigidos pelo regime jurídico de habilitação profissional para a docência, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, com alterações posteriores - 80 a 100 ECTS em Português; 60 a 80 ECTS em Inglês.
Podem ainda candidatar-se os indivíduos que:
a) Reúnam as condições previstas na alínea d) do n.º 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, e satisfaçam os requisitos mínimos de formação fixados para o ingresso na respetiva especialidade constantes do anexo ao Decreto-Lei n.º 9-A/2025;
b) Cumpram as condições de acesso à prática de ensino supervisionada nos termos previstos nos n.os 3 e 4 do artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 9-A/2025.
No que respeita aos requisitos mínimos de ingresso - 80 a 100 ECTS em Português; 60 a 80 ECTS em Inglês -, podem candidatar- se os indivíduos que apenas tenham obtido 75% dos referidos créditos, sendo que, nesses casos, poderão realizar os créditos em falta durante a frequência do ciclo de estudos.
Saídas Profissionais
O mestrado em ensino de português e inglês no segundo ciclo do ensino básico confere habilitação profissional para a docência no segundo ciclo do ensino básico, no âmbito do grupo de recrutamento 220 (Português e Inglês).
Resultados de Aprendizagem
1. Aperfeiçoar a capacidade de expressão oral e escrita em Português e Inglês;
2. Aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento da língua, mobilizando-os em situações diversas;
3. Desenvolver competências de investigação e reflexão, mobilizando-as no estudo de contextos de iniciação à prática profissional;
4. Desenvolver competências de conceção e implementação de práticas de ensino sustentadas num conhecimento profundo dos conteúdos curriculares, das didáticas específicas e das características dos alunos;
5. Compreender a importância do ensino de Português e Inglês em sociedades multiculturais;
6. Aperfeiçoar capacidades de comunicação e trabalho colaborativo, potenciadas por um sólido conhecimento das organizações educativas, das normas que as regem e das dinâmicas sociais que as afetam;
7. Reconhecer implicações éticas, deontológicas, sociais e políticas do exercício da profissão docente, relacionando-as com questões de cidadania.
Regime de Estudo
Regime presencial em tempo integral, regime diurno.
1º Ano
| Disciplina | Semestre | ECTS |
|---|---|---|
| Avaliação para a Aprendizagem | 1º Semestre | 3 |
| Desenvolvimento Profissional e Deontologia Docente | 1º Semestre | 3 |
| Didática do Inglês I | 1º Semestre | 6 |
| Didática do Português I | 1º Semestre | 6 |
| Educação para a Cidadania | 1º Semestre | 3 |
| Escola Inclusiva | 1º Semestre | 3 |
| Formação de Leitores | 1º Semestre | 6 |
| Programação e Robótica Educativa | 1º Semestre | 3 |
| Seminário de Investigação Educacional | 1º Semestre | 3 |
| Tecnologia Educacional | 1º Semestre | 3 |
| Tipologia e Variedade Textual | 1º Semestre | 6 |
| Conceção de Recursos Educativos em Línguas | 2º Semestre | 6 |
| Desenvolvimento do Aluno em Contextos Sociais e Tecnológicos | 2º Semestre | 3 |
| Didática do Inglês II | 2º Semestre | 6 |
| Didática do Português II | 2º Semestre | 6 |
| Inglês e Culturas Anglófonas | 2º Semestre | 6 |
| Teoria e Organização Curricular | 2º Semestre | 3 |
2º Ano
| Disciplina | Semestre | ECTS |
|---|---|---|
| Estágio em Ensino das Línguas | 1º Semestre | 50 |
| Relatório de Estágio | 1º Semestre | 10 |
Informação
- Código DGES
- M848
- Créditos ECTS
- 120 ECTS
- Duração
- 2 semestres