Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ano Letivo 2025/2026

« Voltar

Apresentação

O Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário visa proporcionar formação geral e habilitação profissional para a docência do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário na área de Português e Inglês, procurando contribuir para a afirmação da qualidade e da ética profissional docente, baseadas no rigor científico e na reflexão crítica; capacitar para a compreensão da realidade educativa e para a resolução de problemas relativos à prática profissional através do desenvolvimento de atitudes e competências investigativas; promover a excelência no domínio dos conteúdos relativos à área de docência, bem como na sua mobilização em contextos de ensino; apoiar o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis às características dos alunos, com base no conhecimento do seu desenvolvimento e do seu contexto social; enquadrar o ensino de Português e Inglês nas políticas educativas atuais, tendo em conta as tendências internacionais; estimular a reflexão sobre a importância do ensino de Português e Inglês em sociedades contemporâneas e multiculturais, à luz de princípios de inclusão e cidadania; e promover a familiarização com organizações educativas, bem como a capacidade para trabalhar em diversos tipos de equipas.

Objetivos

1) Aperfeiçoar a capacidade de expressão oral e escrita em Português e Inglês.
2) Aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento da língua, mobilizando-os em situações diversas.
3) Desenvolver competências de investigação e reflexão, mobilizando-as no estudo de contextos de iniciação à prática profissional.
4) Desenvolver competências de conceção e implementação de práticas de ensino sustentadas num conhecimento profundo dos conteúdos curriculares, das didáticas específicas e das características dos alunos.
5) Compreender a importância do ensino de Português e Inglês em sociedades multiculturais.
6) Aperfeiçoar capacidades de comunicação e de trabalho colaborativo, potenciadas por um sólido conhecimento das organizações educativas, das normas que as regem e das dinâmicas sociais que as afetam.
7) Reconhecer implicações éticas, deontológicas, sociais e políticas do exercício da profissão docente, relacionando-as com questões de cidadania.

Condições de acesso e ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos os interessados que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: a) Sejam licenciados em Estudos Portugueses e Ingleses ou equivalente legal, reunindo os requisitos de ingresso exigidos pelo regime jurídico de habilitação profissional para a docência – 80 a 100 ECTS em Português; 60 a 80 ECTS em Inglês –, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, admitindo-se ainda candidatos com 75% dos referidos créditos, que poderão ser concluídos durante o curso de Mestrado, ficando condicionada a essa conclusão a inscrição nas Didáticas Específicas e na Iniciação à Prática Profissional (IPP), de acordo com os números 5 e 6 do artigo 18.º do mesmo Decreto; b) Sejam detentores de um bom domínio da língua portuguesa, aferido mediante aprovação numa prova escrita e numa prova oral eliminatórias.

Saídas Profissionais

Docente de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Polo

Ponta Delgada

Código do Curso

MD91

Créditos ECTS

120

Duração do Curso

2 Anos

Regime de Estudo

Regime presencial em tempo integral, regime diurno.



    Acreditações

  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • NCE/21/2100186
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Cr 236/2022

Unidades Curriculares

Código Nome Ano Semestre
02015503Didática do Inglês I1º ano1º semestre
02015490Didática do Português I1º ano1º semestre
02015586Formação de Leitores1º ano1º semestre
02017599Seminário de Investigação Educacional1º ano1º semestre
02015597Tipologia e Variedade Textual1º ano1º semestre
02015520Conceção de Recursos Educativos em Línguas1º ano2º semestre
02017659Desenvolvimento do Aluno em Contextos Sociais e Tecnológicos1º ano2º semestre
02015558Didática do Inglês II1º ano2º semestre
02015542Didática do Português II1º ano2º semestre
02015569Inglês e Culturas Anglófonas1º ano2º semestre
02017613Teoria e Organização Curricular1º ano2º semestre

Unidades Curriculares Opcionais

Código Nome Ano Semestre
02017534Avaliação para a Aprendizagem1º ano1º semestre
02017540Desenvolvimento Profissional e Deontologia Docente1º ano1º semestre
02017555Educação para a Cidadania1º ano1º semestre
02017566Escola Inclusiva1º ano1º semestre
02017577Programação e Robótica Educativa1º ano1º semestre
02017602Tecnologia Educacional1º ano1º semestre