Dissertação

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Objetivos

a. Analisar criticamente os achados científicos na área da enfermagem e especificamente também na área da saúde materna e obstétricia
b. Desenvolver a capacidade de pesquisa, compreensão, análise, interpretação e de resolução de problemas na área científica de enfermagem
c. Construir investigação em contexto de competências especificas e autónomas do especialista e ESMO, contribuindo para a prática da enfermagem especializada
d. Sistematizar as etapas e os resultados através da redação da dissertação
e. Divulgar os conhecimentos oriundos dos resultados da investigação em enfermagem
f. Contribuir para a implementação de novas dinâmicas de intervenção, orientadoras na definição de políticas de saúde com base em resultados da investigação
g. Desenvolver competências de comunicação oral e de argumentação através da apresentação e discussão publica

Programa

Serão todos aqueles que foram lecionados ao longo do 1º ano, bem como os que forem abordados durante os seminários ou orientações tutoriais que confluem para a aprendizagem do estudante.

Métodos de ensino

O estudante será orientado por um professor de referência na concretização da Dissertação, tendo por base o desenvolvimento de competências de pesquisa, pensamento crítico e reflexivo e de redação. A dissertação será objeto de apreciação e discussão pública, face a um júri constituído por três elementos, incluindo o orientador. A avaliação é, fundamentalmente, uma avaliação dos resultados da aprendizagem, demonstrados através do documento escrito – dissertação - e da sua apresentação e discussão.

Bibliografia

Liamputtong P.Handbook of Research Methods in Health Social Sciences. Editors Pranee Liamputtong; 2019. Marconi M, Lakatos. E.
Fundamentos de Metodologia Científica.8ª ed. Edição: Editora Atlas; 2019.
Masanja N.Practical Handbook to Dissertation and Thesis Writing.NMM Printers; 2019.
Néné M, Sequeira C. Investigação em Enfermagem: teoria e prática. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas; 2022
Pocinho. Metodologia de investigação e comunicação do conhecimento científico. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas; 2012.
Polit D, Beck C. Nursing Research 11 ed. Wolters Kulwer; 2019.
Real de Oliveira, Ferreira. Métodos de investigação: Da interrogação à descoberta científica. Porto: Vida Económica; 2014.
Sousa, Baptista. Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios: Segundo Bolonha. Lisboa: PACTOR - Edições de Ciências
Sociais, Forenses e da Educação; 2016
Vilelas J. Investigação - O processo de Construção do Conhecimento.3ª ed. Lisboa: Edições Sílabo; 2020.

Código

02016889

ECTS

60

Aulas

  • Orientação Tutorial - 80 horas
  • Seminário - 15 horas
  • Trabalho de Campo - 60 horas

Método de Avaliação

  • Apresentação e Discussão : 50%
  • Dissertação: 50%