Farmacêutico e Sociedade

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Objectives

Principais objetivos de aprendizagem: 

  • Integrar os estudantes no plano de estudos MICF, levando-os a conhecer e compreender os seus objetivos de formação ao nível dos conhecimentos científicos e técnicos a adquirir, das competências e atitudes a desenvolver, assim como dos princípios de ética e de consciência social que caracterizam a profissão de Farmacêutico. Implementar metodologia de elaboração de portfólio digital, no contexto dos objetivos do MICF;
  • Relacionar o Mestrado em Ciências Farmacêuticas com a Profissão de Farmacêutico, contribuindo para a formação da identidade profissional e científica do futuro farmacêutico; 
  • Identificar as atuais atividades farmacêuticas nos diferentes domínios do exercício profissional e científico contextualizando-as na evolução histórica da profissão e num provável desenvolvimento futuro da mesma;
  • Apreender os conceitos básicos relacionados com o medicamento, no contexto do seu enquadramento histórico, assim como das principais formas farmacêuticas e vias de administração;
  • Promover a reflexão sobre a Deontologia, com especial incidência na prática farmacêutica.

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências: 

  • Cognitivas: pensamento reflexivo e criativo;
  • Metodológicas: capacidade de planeamento e competências digitais;
  • Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.

Program

1. Introdução à UC, no âmbito do MICF

  1. As Ciências Farmacêuticas enquanto área científica que abrange toda a ciência envolvida no circuito do medicamento, desde a investigação e desenvolvimento até à observação dos seus efeitos após administração, e que se expande para variados domínios emergentes;
  2. O ensino das Ciências Farmacêuticas e seus objetivos, no contexto desta área científica e da estrutura curricular do MICF;
  3. O Uso do portefólio electrónico enquanto medotologia para integrar conteúdos e trabalhos do curso demonstrando o desenvolvimento de competências e o progresso curricular.

2. A profissão farmacêutica no contexto do Mestrado em Ciências Farmacêuticas 

  1. Enquadramento histórico, âmbito atual das atividades farmacêuticas e provável desenvolvimento futuro da profissão;
  2. Organismos reguladores do medicamento e da atividade farmacêutica (ex.INFARMED, Agência Europeia dos Medicamentos (EMA), Direção Europeia para a Qualidade dos Medicamentos (EDQM) e Ordem dos Farmacêuticos), assim como organismos internacionais associados à atividade farmacêutica (ex. Federação Internacional Farmacêutica (FIF) e Federação Europeia de Ciências Farmacêuticas (EUFEPS));
  3. Conhecimentos, competências e atitudes estabelecidos no "Ato Farmacêutico"; qualificações profissionais definidas na "Diretiva da 2005/36/EC"; Quadro global de competências da Federação Internacional Farmacêutica (FIP);
  4. Outros organismos e instituições nacionais e internacionais ligados às variadas atividades farmacêuticas, nomeadamente ao nível da química (farmacêutica) e análises físico-químicas; bioquímica e análises clínicas; bromatologia e análises bromatológicas e hidrológicas; microbiologia e análises microbiológicas, farmacologia, terapêutica, farmácia de oficina/hospitalar; farmacognosia e plantas medicinais; tecnologia farmacêutica e indústria farmacêutica; e toxicologia e análises toxicológicas; 
  5. Exemplificação das possíveis atividades profissionais a desenvolver enquanto Mestres em Ciências Farmacêuticas.

3. O medicamento

  1. Enquadramento histórico. As formas farmacêuticas;
  2. Sua evolução da química à biologia, da tecnologia à nano e à biotecnologia. Aplicação presente e futura no âmbito da terapia genética, da terapia celular e da imunoterapia; 
  3. O papel do farmacêutico no ciclo do Medicamento.

4. Ética e Deontologia Farmacêutica

  1. Deontologia e atividade farmacêutica; 
  2. Códigos deontológicos; 
  3. A atividade farmacêutica como profissão liberal.

Teaching Methodologies

AULAS TEÓRICAS E SEMINÁRIOS:

  • São lecionadas em modelo híbrido, ou seja presencial com transmissão on-line. Alternativamente, as aulas são gravadas e disponibilizadas na plataforma de aprendizagem Moodle.
  • Os seminários contam com a colaboração de farmacêuticos de diferentes ramos de atividade profissional, com coordenação pedagógica do regente da UC.
  • Os estudantes são constantemente desafiados, usando aplicações e outras tecnologias educativas (nomeadamente inquéritos em tempo real) para promover a interação estudante/docente
  • São propostos problemas/desafios a serem resolvidos posteriormente pelos estudantes com recurso à componente e-Learning da unidade curricular.

PLATAFORMA DE E-LEARNING:

  • É suportada pelas plataformas de aprendizagem Moodle e Google for Education.
  • A plataforma de aprendizagem Moodle facilitará a organização de toda a informação e material de apoio à UC, assim como a comunicação com os estudantes e a gestão de fóruns de discussão. Além disso, permitirá a consolidação da identidade profissional e científica do futuro farmacêutico.
  • A plataforma Google for Education permitirá a instrução, desenvolvimento e organização de ePortofólios pelos estudantes, que poderá ser usada ao longo do ciclo de estudos, para consolidação das competências académicas e científicas do futuro farmacêutico

Bibliography

Bibliografia Obrigatória

José António Aranda Silva; Falando de medicamentos

José Aranda da Silva, Saúde pública, farmacêuticos e medicamentos. ISBN: 978-972-8610-60-9

João Rui Pita; História da Farmácia «. ISBN: 972-8318-39-1

 

Bibliografia suplementar:

Estatuto da Ordem dos Farmacêuticos (Decreto-Lei n.º 131/2015): https://dre.pt/home/-/dre/70186240/details/maximized  
Diretiva 2005/36 do Parlamento Europeu e do Conselho, nas áreas científicas descritas no ponto 5.6.1 do Anexo V: https://wwwcdn.dges.gov.pt/sites/default/files/directiva36_2005.pdf 
Diretiva 2013/55 do Parlamento Europeu e do Conselho, nomeadamente nos pontos nº2 dos artigos 44º e 45º: https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2013:354:0132:0170:PT:PDF  
FIP Global Competency Framework: https://drive.google.com/file/d/1CMokjkxAbN7tBQtYXXTekVRG80jbtOJj/view?usp=sharing 
The Nanjing Statements on Pharmacy and Pharmaceutical Sciences Education”: https://www.fip.org/files/content/pharmacy-education/fip-education/nanjing-statements.pdf  
Código Deontológico da Ordem dos Farmacêuticos: Regulamento n.º 1015/2021, da Ordem dos Farmacêuticos (2021):
https://ordemfarmaceuticos.pt/fotos/documentos/0014300159_469595878620679aa0a805.pdf 

Code

01062128

ECTS Credits

1.5

Classes

  • Seminário - 10 hours
  • Teóricas - 3 hours

Evaluation Methodology

  • Mini Tests: 25%
  • Laboratory work or Field work: 35%
  • Trabalho prática ou de projeto: 40%