Political and Diplomatic History

« Return

Objectives

Esta unidade curricular, registada na área científica de História, consiste num importante contributo para a compreensão das relações internacionais no nosso tempo. Todo o presente implica um passado e, como tal, no âmbito do Mestrado em Relações Internacionais torna-se fundamental compreender e analisar a evolução e o papel da diplomacia, bem como as grandes questões da política externa e das relações entre estados no mundo ocidental — com particular incidência nos espaços europeu e atlântico — desde finais do século XVIII, inícios do século XIX até ao período da eclosão da II Guerra Mundial. Além do aprofundamento dos principais conceitos em causa, a unidade curricular propicia a abordagem e o estudo de um tempo de grandes transformações que perfizeram a passagem do Antigo Regime para a Contemporaneidade e para as grandes Guerras Mundiais que marcaram o século XX. Os grandes acontecimentos do século XXI não deixarão de estar presentes nos debates a realizar em contexto de sala de aula.

Program

I - Introdução
1.1. Análise e reflexão sobre conceitos e problemáticas fundamentais à unidade curricular: História, Política Externa, Diplomacia, Relações Internacionais.
1.2. Condições da prática da diplomacia entre Estados soberanos, associadas a conceitos como Estado, País, Nação, Pátria, Soberania, Fronteira, Assuntos Internos e Externos.
1.3. Os objetivos da política externa, associados aos governos, à territorialiadade à identidade e à economia.

II - Política e Diplomacia: perspetivas historiográficas
2.1. A transição do Antigo Regime para a Contemporaneidade: da legitimidade teocrática à legitimidade democrática do poder.
- O simbolismo na diplomacia no Tratado de Tordesilhas de 1494.
- A diplomacia nos Tratados de Vestefália (1648) depois da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648).
- A diplomacia nos Tratados de Utrech (1713-1715) na sequência da Guerra da Sucessão Espanhola.
A Revolução Francesa e a Diplomacia. A importância do Congresso de Viena (1814-1815) para a revisão e regulação das práticas diplomáticas. A Europa da Restauração versus emergência do Liberalismo.
2.2. Nações, nacionalidades, nacionalismos. Do sistema de alianças bismarckiano à eclosão da I Guerra Mundial. A Grande Guerra e a busca de novos instrumentos de regulação da política internacional. A crescente importância da opinião pública na política internacional. Uma nova perspetiva? Do balance of power à community of power. As negociações de paz no termo da Grande Guerra. A Sociedade das Nações e o seu fracasso.
2.3. Uma breve revisitação ao período entre guerras: política e diplomacia. A emergência de novos atores nas relações internacionais: o caso da URSS. A era das ditaduras e a configuração de um novo cenário belicista. Alianças e jogos de poder. A Guerra Civil de Espanha. Franquismo e Salazarismo: relações luso-ibéricas e ideologias subjacentes. A II Guerra Mundial: uma inevitabilidade?
2.4 – Uma brevissima abordagem aos Acordos de Paz que levaram à independência das antigas colónias portuguesas em Àfrica, matéria cujo estudo está em aberto.

Teaching Methodologies

Information available soon.

Bibliography

Array

Code

02016264

ECTS Credits

7.5

Classes

  • Orientação Tutorial - 15 hours
  • Teóricas - 15 hours
  • Teórico-Práticas - 15 hours

Evaluation Methodology

  • Attendance and Participation: 20%
  • Trabalho escrito (apresentação): 30%
  • Trabalho escrito (parte escrita): 50%