Métodos e Técnicas de Investigação Aprofundada 2 — Projeto

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Objectives

Com a presente unidade curricular, pretende-se que os mestrandos possam aprofundar competências de investigação adquiridas em fases anteriores da sua formação, assim como adquirir novas competências, mobilizáveis para os seus futuros processos de investigação. A unidade curricular é lecionada, de forma colaborativa, por três docentes, debruçando-se sobre temáticas essenciais à preparação, pelos estudantes, de futuros projetos de dissertação de mestrado sobre temáticas do seu interesse.

Program

1. Aspetos gerais na formulação de um projeto de pesquisa
2. Revisão da literatura: estado da arte e construção do quadro teórico
3. A construção de um projeto de investigação numa perspetiva qualitativa
4. A construção de um projeto de investigação numa perspetiva quantitativa e mista.
5. A dimensão ética na construção de um projeto científico em ciências sociais e humanas.

Teaching Methodologies

A metodologia utilizada combinará fases expositivas de conteúdos, com momentos de aplicação prática de conhecimentos e desenvolvimento de competências pelos estudantes, na construção pelos alunos de um projeto de investigação.

Bibliography

Almeida, J. F. & Pinto, J. M. (1995). A investigação nas ciências sociais. Editorial Presença. (UASD301.0A448in)

Eco, U. (1995). Como se faz uma tese em ciências humanas (6.ª ed.). Editorial Presença. (UASD301.8E22c)

Anderson, G. (1990). Fundamentals of educational research. The Falmer Press.

Corbière, M., & Larivière, N. (Dir.) (2014). Méthodes qualitatives, quantitives et mixtes dans

la recherche en sciences humaines, sociales et de la santé. Presses de l’Université du Québec.

Lima, J. Á. (2017). O plágio: o que é e como o combater. In P. González & J. Á. Lima (Orgs.),

JOIN 2016: Atas do I Encontro Internacional de Jovens Investigadores (pp. 17-33). Universidade dos Açores.

Lima, J. Á., & Pacheco, J. A. (2006). Fazer investigação. Porto: Porto Editora.

Mucchielli, A. (2010). Diccionario de métodos cualitativos en ciencias humanas y sociales.

Editorial Sintesis.

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Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lúcio, P. B. (2014). Metodologia de investigación (6.ª ed.).

McGraw-Hill.

Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre, Penso.

Code

02016225

ECTS Credits

7.5

Classes

  • Orientação Tutorial - 10 hours
  • Teóricas - 15 hours
  • Teórico-Práticas - 15 hours

Evaluation Methodology

  • Projecto de Investigação - Apresentação oral: 40%
  • Projecto de Investigação -Texto escrito: 60%