Famílias e Políticas Sociais

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Objetivos

Pretende-se que o estudante de mestrado seja capaz de:
1.Dominar perspetivas e conceitos das Ciências Sociais e Humanas que lhe permitam analisar questões relativas à família, numa ótica interdisciplinar.
2.Reconhecer a pluralidade de modelos familiares, através de uma abordagem histórica e socio antropológica.
3.Explicar a dinâmica familiar, nomeadamente, as alterações dos laços e dos papéis sociais, ao longo dos tempos.
4.Evidenciar conhecimentos aprofundados sobre a realidade da família ocidental, nomeadamente no contexto europeu e, em especial, no português.
5. Enquadrar a problemática da família nas políticas sociais em vigor, tendo por base a conjugalidade, o divórcio, a parentalidade e o combate às desigualdades sociais.
6.Refletir de forma crítica e fundamentada sobre representações e discursos acerca da família.

Programa

1.  Introdução à Unidade Curricular.
1.1. A Família como construção social
1.2. Família(s) na sociedade contemporânea
1.3. A conjugalidade na construção da estrutura familiar
1.4. O género e os papeis sociais na família
1.5. Família e Género e desigualdades sociais
1.6. A família e os desafios da pobreza, do emprego, da habitação e as políticas sociais  
 
2. Famílias, parentalidade, educação e políticas sociais
2.1. O lugar dos filhos na família nas sociedades contemporâneas
2.2. Parentalidade, bem-estar infantil e políticas sociais
2.3. Práticas educativas parentais
2.4. Estratégias de escolarização das famílias e desigualdades sociais
2.5. Relação família-escola-comunidade e intervenção socioeducativa em famílias das classes populares
2.6. Relações geracionais, educação e tecnologias digitais

Métodos de ensino

A lecionação será feita em parceria, pelas duas docentes que assegurarão, em igual proporção, as aulas e a avaliação. Privilegiar-se-á o método expositivo, de modo a permitir a familiarização dos alunos com os conteúdos, situando-os em relação ao estado atual dos conhecimentos e conceitos fundamentais. Recorrer-se-á, igualmente, a métodos que implicam um trabalho mais ativo por parte dos alunos, nomeadamente, através do debate de questões colocadas no decurso das aulas, assim como de trabalho autónomo, mediante a realização de um ensaio bibliográfico e sua apresentação e discussão oral na aula.

Bibliografia

Cunha, V. (2007). O lugar dos filhos. Ideias, práticas e significados. ICS.

Espada, J. C., Gambôa, E. N., & Branco, J. (2004). Família e Políticas Públicas. Principia.

Leandro, M. E. (2001). Sociologia da Família nas Sociedades Contemporâneas. Universidade Aberta.

Marinho, S., & Correia, S. V. (2017). Uma família parental, duas casas. Residência Alternada- dinâmicas e práticas sociais. Edições Sílabo.

Saraceno, C., & Naldini, M. (2003). Sociologia da Família. Editorial Estampa.

Segalen, M. (1999). Sociologia da Família. Terramar.

Silva, M. C., Lima M. L., Sobral, J. M., Araújo, H., & Ribeiro, F. B. (2016). Desigualdades e políticas de género. Ed. Húmus.

Singly, F. (2011). Sociologia da Família Contemporânea. Edições Texto & Grafia.

Wall, K. et al. (2005). Famílias no Portugal Contemporâneo – Estruturas, Dinâmicas e Solidariedades. CIES/ICS.

Wall, K., Atalaia, S., Rodrigues, L., Correia, R., Correia, S.V., & Rosa, R. (2016). Livro branco – Homens e Igualdade de género em Portugal. Instituto de Ciências Sociais & CITE (Comissão para a Igualdade no trabalho e no emprego).

Código

02016208

ECTS

7.5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 10 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Apresentação oral do trabalho escrito: 30%
  • Participação nas aulas: 10%
  • Trabalho escrito individual, em formato de artigo científico: 60%