Métodos e Técnicas de Investigação Aprofundada 1

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Objetivos

1. Identificar e refletir sobre as principais estratégias metodológicas de investigação em ciências sociais;
2. Discutir de forma crítica e fundamentada sobre distintos planos de investigação;
3. Enunciar adequadamente o problema de investigação;
4. Formular o modelo de análise a partir do quadro conceptual;
5. Selecionar de forma criteriosa as unidades de observação e aplicar corretamente procedimentos de amostragem;
6. Construir instrumentos de recolha de dados;
7. Realizar operações de análise e interpretação de dados extensivos;
8. Realizar operações de análise de conteúdo.

Programa

1. Processo de investigação, estratégias metodológicas e desenho de investigação
2. Revisão da literatura e formulação do quadro teórico
3. Construção do modelo de análise
4. Recolha de dados e seleção dos casos
5. Estratégias de análise de dados

Métodos de ensino

Os conteúdos são trabalhados através de estratégias diversas, nomeadamente, exposição oral dos conteúdos teóricos, por parte da docente, tendo em visto o seu enquadramento geral; discussão de exemplos de pesquisas em pequeno e grande grupos; resolução de exercícios práticos; apresentação oral de trabalhos; trabalho autónomo baseado na leitura de bibliografia.

Bibliografia

Albarello, L., Digneffw, F., Hiernaux, J.-P., Maroy, C., Ruquoy, & Saint-Georges, P. (1997). Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bourdieu, P., Chamboredon, J. - C., & Passeron, J. - C. (1999). A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicos. Petrópolis: Editora Vozes.

Bryman, A. (2012), Social research Methods. Oxford: Oxford University Press.

Bryman, A., & Cramer, D. (1993). Análise de dados em ciências sociais: introdução às técnicas utilizando o SPSS. Oeiras: Celta.

Coutinho, C. (2013). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Teoria e Prática. Coimbra: Almedina.

Foddy, W. (2002). Como perguntar: teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta.

Ghiglione, R., & Matalon, B. (2005). O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.

Guerra, I. C. (2006). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo. Sentido e formas de uso. Estoril: Princípia Editora.

Hill, M. M., & Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.

Lessar-Hérbet, M., Goyette, G., & Boutin, G. (1994). Investigação qualitativa. Fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget.

Lima, J. A., & Pacheco, J. A. (2006). Fazer investigação. Porto: Porto Editora.

Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (2008). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.

Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Orgs.) (2007). Metodologia das ciências sociais. Porto: Afrontamento.

Código

02016191

ECTS

7.5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 10 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 10%
  • Trabalhos práticos realizados em grupo: 45%
  • Trabalhos práticos realizados individualmente: 45%