Dinâmicas Sociais e Envelhecimento

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Objetivos

Pretende-se que os estudantes conheçam e adquiram capacidade de análise das problemáticas sociais e demográficas mais estruturantes na sociedade contemporânea, particularmente refletidas na educação e no emprego, tanto nas suas manifestações como nas suas consequências do viver coletivo. A análise privilegia o reconhecimento e identificação das implicações e consequências no plano sociocultural, económico e jurídico-político europeu, o qual é, por vezes contrastante, nas suas leituras regionais. Por isso, procurar-se que os alunos articulem as diferentes dimensões implicadas no tratamento das questões sociais. A especificidade das temáticas tratadas requer mobilização de saberes, em particular, no âmbito das ciências sociais assim como uma articulação de conhecimentos e de informação para compreensão das tendências e a realização de estudos empíricos suscetíveis de permitir orientar a intervenção e a definição de medidas de atuação na esfera pública.

Programa

1. Dinâmicas demográficas: Indicadores, leituras e implicações
1.1. A evolução mundial e regional da população e as questões demográficas emergentes
1.2. Efeitos de estrutura e dinâmicas demográficas: Explosão demográfica e processo de envelhecimento serão contraditórios?
1.3. Os futuros próximos: Das dinâmicas demográficas às suas implicações nas dinâmicas sociais e políticas públicas

2. Dinâmicas sociais da contemporaneidade e envelhecimento ativo
2.1. Mudança social, modernidade e indicadores
2.2. Processos de mudança na família e processo de envelhecimento diferenciados
2.3. Dinâmicas de acesso à educação e à informação, literacia e qualificações

3. Dinâmicas no mundo do trabalho e do emprego
3.1. Transformações do trabalho e do emprego
3.2. Recomposição do trabalho e das profissões na era da globalização
3.3. Transição para uma sociedade em rede

Métodos de ensino

O questionamento das experiências pessoais, das trajetórias de vida e das vivências conhecidas de trabalho e relação laboral é motivo para introduzir atividades de aprendizagem orientada por objetivos de autodescoberta. A avaliação à unidade curricular é constituída por dois testes escritos, podendo um deles ser trocado pela pesquisa documental e observação conducente à elaboração de uma monografia de uma trajetória de trabalho e aprendizagem ou de um tópico relativo ao envelhecimento ativo. Ambos os elementos têm a mesma ponderação na nota final. Por conseguinte, a avaliação baseia-se em três elementos de natureza substancialmente diferente que incluem teste escrito (40%), exposição temática (25%) e elaboração de um curto ensaio sobre um estudo de caso (35%)

Bibliografia

Almeida, A. N. e Vieira, M. M. (2006), A escola em Portugal, Lisboa, ICS.
Almeida, J. F.; Costa, A. F., e Machado, F. L. (1994), “Recomposição sócio-profissional e novos protagonismos”, in
Reis, A. (coord.), Portugal: 20 anos de democracia, Lisboa, Círculo dos Leitores, pp. 307-330.
Antunes, M. C. e Grácia, L., (2016), Envelhecimento, Perseptivas, projectos e práticas inovadoras, V. N. Famalicão,
Húmus.
Barreto, A. (2000), A Situação Social em Portugal, 1960-1999: Indicadores Sociais em Portugal e na União Europeia,
2, Lisboa, ICS.
Beck, U. (1992), Risk Society: Towards a New Modernity, London, Sage Publications.
Beck, U.; Giddens, A.; e Lash, S. (2000), Modernizaçäo reflexiva: política, tradição e estética na ordem social
moderna, Oeiras, Celta Editora.
Boudon, R. (1984), O Lugar da Desordem, Lisboa, Gradiva.
Santos, B. S. (1994), Portugal: um retrato singular, Porto, Afrontamento.
Viegas, J. M. e Costa, A. F. da (orgs.) (1998), Portugal: Que Modernidade?, Oeiras, Celta Editora.

Código

02016180

ECTS

7.5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 10 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%