Pretende-se que os estudantes conheçam e adquiram capacidade de análise das problemáticas sociais e demográficas mais estruturantes na sociedade contemporânea, particularmente refletidas na educação e no emprego, tanto nas suas manifestações como nas suas consequências do viver coletivo. A análise privilegia o reconhecimento e identificação das implicações e consequências no plano sociocultural, económico e jurídico-político europeu, o qual é, por vezes contrastante, nas suas leituras regionais. Por isso, procurar-se que os alunos articulem as diferentes dimensões implicadas no tratamento das questões sociais. A especificidade das temáticas tratadas requer mobilização de saberes, em particular, no âmbito das ciências sociais assim como uma articulação de conhecimentos e de informação para compreensão das tendências e a realização de estudos empíricos suscetíveis de permitir orientar a intervenção e a definição de medidas de atuação na esfera pública.
1. Dinâmicas demográficas: Indicadores, leituras e implicações
1.1. A evolução mundial e regional da população e as questões demográficas emergentes
1.2. Efeitos de estrutura e dinâmicas demográficas: Explosão demográfica e processo de envelhecimento serão contraditórios?
1.3. Os futuros próximos: Das dinâmicas demográficas às suas implicações nas dinâmicas sociais e políticas públicas
2. Dinâmicas sociais da contemporaneidade e envelhecimento ativo
2.1. Mudança social, modernidade e indicadores
2.2. Processos de mudança na família e processo de envelhecimento diferenciados
2.3. Dinâmicas de acesso à educação e à informação, literacia e qualificações
3. Dinâmicas no mundo do trabalho e do emprego
3.1. Transformações do trabalho e do emprego
3.2. Recomposição do trabalho e das profissões na era da globalização
3.3. Transição para uma sociedade em rede
O questionamento das experiências pessoais, das trajetórias de vida e das vivências conhecidas de trabalho e relação laboral é motivo para introduzir atividades de aprendizagem orientada por objetivos de autodescoberta. A avaliação à unidade curricular é constituída por dois testes escritos, podendo um deles ser trocado pela pesquisa documental e observação conducente à elaboração de uma monografia de uma trajetória de trabalho e aprendizagem ou de um tópico relativo ao envelhecimento ativo. Ambos os elementos têm a mesma ponderação na nota final. Por conseguinte, a avaliação baseia-se em três elementos de natureza substancialmente diferente que incluem teste escrito (40%), exposição temática (25%) e elaboração de um curto ensaio sobre um estudo de caso (35%)
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7.5