Estágio em Ensino da Informática III

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Objetivos

1. Assegurar momentos de lecionação mobilizando conhecimentos científicos da área de docência, didática e educação em geral em contexto de 3.º Ciclo do Ensino Básico;
2. Tomar decisões relativas à prática educativa numa abordagem reflexiva e investigativa;
3. Planificar situações educativas alinhadas com as orientações curriculares formais e adequadas aos contextos de intervenção;
4. Implementar práticas educativas com flexibilidade, gerindo situações (im)previstas, num ambiente pautado por princípios éticos e deontológicos e respeitador da diversidade entre alunos, com vista à consecução de aprendizagens relevantes;
5. Desenvolver procedimentos de avaliação, promotores da regulação dos processos de aprendizagem e de balanço dos resultados;
6. Promover processos de trabalho colaborativo, com as comunidades escolar e educativa alargada;
7. Estruturar procedimentos de reflexão facilitadores da análise crítica da intervenção, argumentando lógicas de compreensão e de melhoria do ensino.

Programa

1. Planificação do processo educativo em 3.º Ciclo do Ensino Básico na área de Informática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (teoria curricular, documentos norteadores, prioridades educativas, componentes e articulação das opções educativas);
2. Ação educativa em contexto de sala de aula (desenvolvimento do currículo em situações previamente planeadas ou ocasionais, operacionalização de metodologias, dinâmica da sala de aula e construção das interações);
3. Avaliação da ação educativa desenvolvida (conceitos e procedimentos relativos à avaliação formativa e sumativa da aprendizagem e à capacidade de reflexão sobre a ação).

Métodos de ensino

O Estágio em Ensino da Informática III implica a intervenção em contexto de 3.º Ciclo do Ensino Básico, num total de 110 horas de contacto, que implicam a lecionação em situações reais, conforme o Regulamento dos Estágios Pedagógicos dos Mestrados em Ensino da UAc. Esta UC contemplará, ainda, sessões teóricas e teórico-práticas para conceção e análise de sequências didáticas, materiais pedagógicos e para reflexão sobre o trabalho implementado e momentos de orientação tutorial, para esclarecimentos aos estudantes. O tempo de seminário destinar-se-á à análise dos contextos educativos, à elaboração do Projeto Formativo Individual e à elaboração do Relatório de Avaliação do PFI.

Elementos de avaliação:

1) conceção de um projeto individual de intervenção, sua monitorização e avaliação final - 15%;
2) desempenho na lecionação supervisionada, focando a pertinência das opções tomada e o seu impacto nas aprendizagens das crianças e na reconstrução da ação educativa - 85%.

Bibliografia

Direção Geral da Educação (2018). 7.º Ano - Aprendizagens Essenciais - 3.º Ciclo do Ensino Básico. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ministério da Educação https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/tic_3 c_7a_ff.pdf

Direção Geral da Educação (2018). 8.º Ano - Aprendizagens Essenciais - 3.º Ciclo do Ensino Básico. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ministério da Educação https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/tic_3 c_8a_ff.pdf

Direção Geral da Educação (2018). 9.º Ano - Aprendizagens Essenciais - 3.º Ciclo do Ensino Básico. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ministério da Educação https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/tic_3 c_9a_ff.pdf

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Código

02015965

ECTS

9

Aulas

  • Estágio - 110 horas
  • Orientação Tutorial - 3 horas
  • Seminário - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%