Estágio em Ensino da Informática II

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Objetivos

1. Assegurar momentos de lecionação mobilizando conhecimentos científicos da área de docência, da didática e da educação em geral em contexto de 2.º CEB.
2. Tomar decisões relativas à prática educativa numa abordagem reflexiva e investigativa.
3. Planificar situações educativas alinhadas com as orientações curriculares e adequadas aos contextos de intervenção.
4. Implementar práticas educativas com flexibilidade, gerindo situações (im)previstas, num ambiente pautado por princípios éticos e deontológicos, respeitador da diversidade entre alunos, com vista à consecução de aprendizagens relevantes.
5. Desenvolver procedimentos de avaliação, promotores da regulação dos processos de aprendizagem e de balanço dos resultados.
6. Promover processos de trabalho colaborativo, com a comunidade escolar e com a comunidade educativa alargada.
7. Estruturar procedimentos de reflexão facilitadores da análise crítica da intervenção, argumentando lógicas de compreensão e de melhoria do ensino.

Programa

1. Planificação do processo educativo em 2.º Ciclo do Ensino Básico na área de Informática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (teoria curricular, documentos norteadores, prioridades educativas, componentes e articulação das opções educativas).
2. Ação educativa em contexto de sala de aula (desenvolvimento do currículo em situações previamente planeadas ou ocasionais, operacionalização de metodologias, dinâmica da sala de aula e construção das interações).
3. Avaliação da ação educativa desenvolvida (conceitos e procedimentos relativos à avaliação formativa e sumativa da aprendizagem e à capacidade de reflexão sobre a ação).

Métodos de ensino

O Estágio em Ensino da Informática II implica a intervenção em contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico, num total de 110 horas de contacto, que implicam a lecionação em situações reais, conforme o Regulamento dos Estágios Pedagógicos dos Mestrados em Ensino da UAc. Esta UC comtemplará, ainda, sessões teóricas e teórico-práticas para conceção e análise de sequências didáticas, materiais pedagógicos e para reflexão sobre o trabalho implementado e momentos de orientação tutorial, para esclarecimentos aos estudantes. O tempo de seminário destinar-se-á à análise dos contextos educativos, à elaboração do Projeto Formativo Individual e à elaboração do Relatório de Avaliação do PFI.

Elementos de avaliação:

1) conceção de um projeto individual de intervenção, sua monitorização e avaliação final - 15%;
2) desempenho na lecionação supervisionada, focando a pertinência das opções tomada e o seu impacto nas aprendizagens das crianças e na reconstrução da ação educativa- 85%.

Bibliografia

Direção Geral da Educação (2018). 2.º Ciclo do Ensino Básico – Educação Tecnológica. Ministério da Educação. Direção Geral da Educação (2018). 5.º Ano - Aprendizagens Essenciais - 2.º Ciclo do Ensino Básico. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ministério da Educação:
https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/2_ciclo/5_tic.pdf

Direção Geral da Educação (2018). 6.º Ano - Aprendizagens Essenciais - 2.º Ciclo do Ensino Básico. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ministério da Educação: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/2_ciclo/6_tic_2019.pdf

d´Oliveira Martins, G. et al. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho). Ministério da Educação/DGE.

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https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.204

Flores, M. A. (2017). Contributos para (re)pensar a formação de professores. In CNE (Ed.), Lei de Bases do Sistema Educativo - Balanço e Prospetiva, Volume II (pp. 773-810). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.

Gaspar, M. I. et al. (2019). Supervisão: modelos e processos. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

Piedade, J. & Dorotea, N. (2020). A robótica educacional como recurso pedagógico para aprender programação e desenvolver competências de pensamento computacional: práticas de futuros de informática. In João Batista, Bottentuit Junior, João Manuel Nunes Piedade, Luana Priscila Wunsch & Luciano Frontino de Medeiros (orgs), Formação no Contexto do Pensamento Computacional da Robótica e da Inteligência Artificial na Educação. EDUFMA

Spedding, T. (2020). Stories of Supervision. Education Sciences, 10 (93). Doi: 10.3390/educsci10040093

Stewart, W.H.; Baek, Y.; Kwid, G. & Taylor, K. (2021). Exploring Factors That Influence Computational Thinking Skills in Elementary Students' Collaborative Robotics. Journal of Educational Computing Research, 59(6), p1208-1239. DOI: 10.1177/0735633121992479

Código

02015930

ECTS

9

Aulas

  • Estágio - 110 horas
  • Orientação Tutorial - 3 horas
  • Seminário - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%