Análise de Redes Sociais

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Objetivos

1. Identificar e justificar corretamente os princípios metodológicos inerentes à análise de redes.
2. Aplicar conceitos centrais e métodos da análise de redes sociais a situações reais.
3. Argumentar fundamentadamente a respeito dos prós e contras das diferentes abordagens de investigação e intervenção nesta área de conhecimento.
4. Recolher e analisar dados sobre interações sociais, com base em métodos e técnicas básicas adequadas ao estudo das redes sociais.

Programa

1. A análise de redes sociais: uma abordagem científica especifica
1.1. A análise das redes sociais: abordagens multidisciplinares.
1.2. A especificidade da análise de redes sociais
1.2.1. A análise de redes sociais: questões epistemológicas
1.2.2. Principais postulados de análise

2. O estudo das redes sociais: evolução de um campo de conhecimento
2.1. A sociometria: a génese das redes
2.2. A Escola de Chicago
2.3. A Escola de Manchester
2.4. A Escola de Harvard
2.5. Redes Sociais, Internet e os media sociais

3. Metodologia de análise de redes sociais
3.1. A análise de redes sociais: conceitos fundamentais
3.2. A recolha de dados sobre as redes sociais: a construção
3.3. A análise dos dados sobre redes sociais: recursos informáticos

4. A análise de redes sociais: campos de aplicação
4.1. Grupos
4.2. Organizações
4.3. Sistemas societais

Métodos de ensino

No âmbito da unidade curricular, são utilizadas diversas metodologias complementares: realização de pesquisas online por parte dos alunos; apresentação e discussão de conteúdos por parte do professor, em diálogo crítico com a turma; sessões de debate, com discussão de textos-chave previamente trabalhados pelos estudantes; exercícios de análise de dados com suporte informático; realização de pesquisas empíricas pelos estudantes; apresentações orais, individuais e/ou em grupo, dinamizadas pelos alunos, com discussão de trabalhos sobre temáticas da unidade curricular.

Bibliografia

Borgatti, S. P., Everett, M. G., & Johnson, J. C. (2013). Analyzing social networks. Los Angeles: Sage.
Borgatti, S. P., Mehra, A., Brass, D. J., & Labianca, G. (2009). Network analysis in the social sciences. Science, 323, 892-895.
Christakis, N., & Fowler, J. (2009). Connected: the surprising power of our social networks and how they shape our lives. New York: Little, Brown and Company.
Fialho, J., Saragoça. Baltazar, Mª da Saudade, Santos, M.O. (2018) Redes Sociais. Para uma compreensão multidisciplinar da sociedade. Lisboa, Edições Sílabo
Fialho. (Org.) (2020) Redes Sociais. Como compreendê-las? Uma introdução à análise de redes. Lisboa, Edições Sílabo
Kadushin, C. (2012). Understanding social networks: theories, concepts and findings. New York: Oxford University Press.
Lemieux, V, Ouimet, M. (2008) Análise Estrutural das redes sociais Lisboa Instituto Piaget
Lima, J. Á. (2010). Studies of networks in education: Methods for collecting and managing high-quality data. In A. J. Daly (Ed.), Social network theory and educational change (pp. 243-258). Cambridge, MA: Harvard Education Press.
Mucchielli, R. (1973) Organigrammes et sociogrammes. Paris, Les editions ESF,
Silva., Fialho., Saragoça, José. Iniciação à análise de redes sociais. Casos práticos e procedimentos com UCINET, Évora, Caleidoscópio
Varanda, M. (2000). Análise de redes sociais e sua aplicação ao estudo das organizações. Organizações e Trabalho

Código

01061885

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 10%
  • Frequência: 55%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 35%