Seminário de Orientação I

« Voltar

Objetivos

a) A discussão de temas propostos pelos alunos ou pelos docentes;
b) O aperfeiçoamento de metodologias adequadas à aquisição, tratamento e apresentação de informação que potenciem um contributo científico original.

Programa

Dada a natureza da UC os conteúdos programáticos assumirão feições metodológicas ou temáticas de acordo com as necessidades e preferências expressas pelos participantes.

Métodos de ensino

Aulas teóricas / Aulas teórico-práticas.

Bibliografia

ECO, Humberto, Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 5ª edição, Lisboa, Editorial Presença, 1991.
FRANCH, José Alcina, Aprender a Investigar. Método de trabajo para la redacción de tesis doctorales (Humanidades y Ciencias Sociales), Madrid, Companía Literaria, 1994.
Histoire (L') et ses méthodes, dir. Charles Samaran, Paris, Éditions Gallimard, 1986.
História (A), social. Problemas, fontes e métodos, Lisboa, Edições Cosmos, 1973.
Cardoso, Ciro F.; Vainfas, Ronaldo (organizadores). Novos Domínios da História. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2012.
Hobsbawm, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Martins, Estevão de Rezende (org.). A história pensada: teoria e método na historiografia europeia do século XIX.
São Paulo, Contexto, 2010.
OLARTE, Marcela Chavarría; VILLALOBOS, Marveya, Orientaciones para la elaboración y presentación de tesis,
México, Ed. Trillas, 1993.

Código

02015855

ECTS

4

Aulas

  • Seminário - 15 horas

Método de Avaliação

  • Avaliação Contínua: 100%