Didática da História II

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Objetivos

1. Identificar diversos estilos de docência e as competências necessárias para se ser um professor de História eficaz e promotor de uma educação de qualidade.
2. Conhecer as diversas formas de participação organizacional
3. Refletir sobre o papel da memória e do património no ensino-aprendizagem da História.
4. Ser capaz de mobilizar recursos diversos para o ensino-aprendizagem da História.
5. Refletir sobre os contributos da Educação Histórica para o ensino-aprendizagem da História.
6. Ter em conta as diversidades no ensino-aprendizagem da História e a necessidade de uma História inclusiva.
7. Refletir sobre a presença dos temas controversos e dos passados dolorosos na Educação Histórica.
8. Reconhecer o caráter público da História e a responsabilidade cívica e social do professor de História.

Programa

1. Ser professor de História hoje: Das competências profissionais à participação na organização escolar.
2. Ensino-aprendizagem da História, Memória, Narrativas e Património: Entre o Global e o Local.
3. O contributo da Educação Histórica: Literacia, narrativa e consciência históricas.
4. Diversidade e inclusão no ensino-aprendizagem da História.
5. Género e ensino-aprendizagem da História.
6. Modelos pedagógicos e respetivas implicações didáticas; entre tradição e inovação
7. Mobilização dos recursos locais para o ensino-aprendizagem da História.
8. Temas controversos e passados dolorosos: a Multiperspetiva na Educação Histórica.
9. História Pública e responsabilidade social do professor de História.
10. O cinema como recurso para o ensino-aprendizagem da História.

Métodos de ensino

A unidade curricular será organizada tendo como referência as ideias de seminário ou de aula-oficina. A exposição por parte do professor será limitada a momentos muito precisos, de introdução ou de conclusão de um tema. Valorizaremos o trabalho dos alunos, individualmente ou em pequeno grupo, a análise de documentos ou de situações problemáticas, a reflexão coletiva e o debate, a elaboração de produtos concretos, as simulações de aula, a presença de convidados, a realização de visitas e o contacto com a investigação produzida, entre outras estratégias. A plataforma Moodle da disciplina será um recurso importante, simultaneamente como repositório de materiais e espaço de comunicação e de interação.

Bibliografia

Barca, I., & Alves, L. A. M. (Coord.) (2016). Educação Histórica: Perspetivas de investigação: Nacional e internacional. CITCEM.

Barca, I. (Org.) (2011). Consciência Histórica na Era da Globalização: Atas das XI Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Universidade do Minho.

Barca, I., & Schmidt, M. A. (Org.) (2009). Educação Histórica: Investigação em Portugal e no Brasil: Actas das Quintas Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Universidade do Minho.

Barca, I. (Org.) (2008). Estudos de Consciência Histórica na Europa, América, Ásia e África: Actas das sétimas Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Universidade do Minho.

Barca, I., & Gago, M. (Org.) (2006). Questões de epistemologia e investigação em ensino da história: Actas das Terceiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Universidade do Minho.

Barca, I. (Org.) (2004). Para uma Educação Histórica de Qualidade: Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Universidade do Minho.

Barca, I. (Org.) (2003). Educação Histórica e Museus: Actas das II Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Universidade do Minho.

Barca, I. (Org.) (2001). Perspectivas em Educação Histórica: Cognição Histórica. Património: o que preservar? Actas das Primeiras Jornadas Internacionais de Educação histórica. Universidade do Minho.

Barca, I. (2000). O Pensamento histórico dos jovens: Ideias dos adolescentes acerca da provisoriedade da explicação histórica. Universidade do Minho.

Barca, I., Bastos, M. C., & Carvalho, J. B. (1998). Formar opinião na aula de História. Uma experiência pedagógica sobre a guerra colonial. Associação de Professores de História.

Cerri, L. F. (2013). Ensino de história e consciência histórica. Editora da FGV.

Citron, S. (1990). Ensinar a História hoje: A memória perdida e reencontrada. Livros Horizonte.

Ferro, M. (s/d). Falsificações da História. Publicações Europa-América.

Lagarto, M. (2017). Desenvolver e avaliar competências em História: Um estudo com professores do 3º ciclo do ensino básico (Tese de doutoramento em Ciências da Educação). Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga.

Pais, J. M. (1999). Consciência Histórica e Identidade: Os Jovens Portugueses num Contexto Europeu. Celta Editora.

Rüsen, J. (2007). História viva - Teoria da História III: Formas e funções do conhecimento histórico. Editora Universidade de Brasília.

Santos, L. F. (2000). O ensino da História e a Educação para a Cidadania. Instituto de Inovação Educacional.

Schmidt, M. A., Barca, I., & e Martins, E. R, (2010). Jörn Rüsen e o Ensino da História. Editora UFPR.

Schmidt, M. A., & Barca, I. (Org.) (2009). Aprender História: Perspectivas da Educação Histórica. Ed. Unijuí.

Schmidt, M. A., & Cainelli, M. (2004). Ensinar História. Scipione.

Código

02015696

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • A elaboração de um portfólio: 60%
  • Assiduidade e Participação: 20%
  • Produto final do portfolio: 20%