Conceções de Recursos Educativos em História

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Objetivos

1. Articular saberes didáticos e de conteúdo para a seleção, conceção e gestão de recursos educativos promotores da gestão contextualizada do currículo.
2. Refletir sobre a importância de recursos educativos diversificados para a promoção de aprendizagens ativas e significativas em História.
3. Aprofundar conhecimentos relativos aos critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão de recursos educativos.
4. Analisar criticamente recursos educativos diversos, com referência a critérios de qualidade e adequação;
5. Conceber e gerir recursos educativos para o ensino de História, adequados a contextos e públicos diversificados.

Programa

1. Educação escolar e comunicação pedagógica:
1.1 Teorias da Comunicação: noções básicas; atitudes comunicacionais e seus efeitos no interlocutor; barreiras à comunicação; funções da comunicação; comunicação eficaz.
1.2 Comunicação na era digital.

2. Critérios de qualidade e adequação na seleção, conceção e gestão Recursos Educativos.

3. Recursos educativos de base áudio, scripto, visual e digital no ensino a na aprendizagem de História:
3.1 Fontes documentais.
3.2 Imprensa escrita.
3.3 Áudio, imagem e vídeo.
3.4 Livros, e-books, flipbooks, manuais escolares.
3.5 Guiões e fichas de leitura.
3.6 Cartazes e posters.
3.7 Jogos pedagógicos, quiz online, webquests.
3.9 Aplicações informáticas especificas, websites, plataformas digitais e redes sociais.

4. Seleção e construção de recursos educativos para o ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (planificação/fundamentação, construção, testagem e avaliação/reflexão).

Métodos de ensino

Privilegia-se a observação, análise, experimentação e discussão de recursos educativos diversos, devidamente mediadas pela fundamentação psicopedagógica, didática e curricular avançada por autores da especialidade. Enfatiza-se o desenvolvimento de conhecimentos e competências para seleção, construção e gestão de materiais educativos, adequados a situações educativas e a públicos diversificados.

As vertentes diagnóstica e formativa da avaliação ocorrerão de forma sistemática e contínua pelo questionamento e discussão/debate. A classificação final da Unidade Curricular consiste na conceção e avaliação de um recurso educativo para o ensino de História no 3.º CEB e no Ensino Secundário, contemplando: fundamentação e ficha técnica (30%), construção do recurso (30%), implementação/testagem e avaliação (30%), apresentação/discussão em grupo (10%). As competências comunicativas orais e escritas dos estudantes serão tidas em conta em todos os momentos.

Bibliografia

Arede, I. P. (2017). Os recursos didáticos no Ensino da História: um estudo de caso. Relatório Prática de Ensino Supervisionada. Lisboa: Universidade de Lisboa.
Klumpp, C. F. B. et al. (2020). A importância das tecnologias digitais na Educação e seus desafios.
Curitiba: Editora Bagai. https://doi.org/10.37008/978-65-89499-40-4.16.03.2
Carvalho, C. D. (2016). Práticas pedagógicas no ensino da história e da geografia no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: reflexão sobre o potencial dos materiais pedagógicos.
Relatório de Estágio. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
Machado, A. B. (Org.). (2021). Educação, Recursos Didáticos, Cotidiano Escolar e Pesquisas: Processos e aprendizagem. Curitiba: Editora Bagai. https://doi.org/10.37008/978-65-89499-41-1.16.03.21
Romanowski, J. P., Wunsch, L. P. & Mendes A.A.P. (2020). Educação e Tecnologias: Desafios dos Cenários de Aprendizagem. Curitiba: Bagai. https://doi.org/10.37008/978-65-87204-67-3.30.10.20

Código

02015685

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • De acordo com Métodos de Ensino: 100%