Temas de História Antiga e Medieval

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Objetivos

1. Desenvolver uma visão integrada e abrangente dos quadros globais de evolução das sociedades europeias entre os séculos III ao XV, bem como das teorias, conceitos e problemáticas específicas do estudo da Idade Média (competência específica);
2. Percecionar a função social do conhecimento do passado em contextos diferenciados, nomeadamente ao nível das raízes históricas das grandes questões do presente (competência específica);
3. Dominar os materiais e técnicas utilizados para o conhecimento do passado, nomeadamente ao nível das fontes primárias e do comentário de textos e outros documentos históricos (competência específica);
4. Desenvolver, como competências genéricas, hábitos de leitura e reflexão próprios, sentido de rigor e espírito crítico.

Programa

MÓDULO 1
1. Os últimos imperadores (séculos III-IX)
1.1. A decomposição do Estado romano
1.2. As invasões bárbaras e os reinos bárbaros
1.3. O império carolíngio
MÓDULO 2
2. Os senhores da guerra (séculos X-XI)
2.1. A regionalização das iniciativas de defesa e a privatização das funções estatais
2.2. A evolução dos laços de dependência na classe guerreira
2.3. O poder sobre o sistema produtivo
MÓDULO 3
3. Os reis dos séculos XII a XV
3.1. Da sociedade feudal à sociedade de corte
3.2. Os cronistas e a construção da ideologia monárquica
3.3. A morte dos reis

Métodos de ensino

As metodologias de ensino da unidade curricular de Temas de História Antiga e Medieval baseiam-se numa combinação dos papéis do docente e dos alunos. Corresponde ao papel do docente a realização de um conjunto de aulas expositivas, pontualmente apoiadas em discussão e comentário de bibliografia complementar, bem como a definição, acompanhamento e crítica dos trabalhos temáticos. Corresponde ao papel dos alunos o acompanhamento das aulas expositivas, a leitura da bibliografia principal e da bibliografia complementar e a realização de todas as tarefas subjacentes aos trabalhos temáticos.

Avaliação Nesta UC o trabalho temático consiste num elemento escrito de avaliação, designado por comentário de texto histórico, cuja classificação será distribuída por vários momentos:

- Acompanhamento: 20%
- Apresentação: 30%
- Versão final impressa: 50%

Bibliografia

ANDERSON, Perry, Passagens da Antiguidade ao feudalismo, Porto, Edições Afrontamento, 1980.
BLOCH, Marc, A sociedade feudal, 2ª ed., Lisboa, Edições 70, 1987.
BOIS, Guy, La revolución del año mil. Lournand, aldea del Mâconnais, de la Anteguedad al feudalismo, Barcelona, Editorial Crítica, 1991.
DUBY, Georges, Guerreiros e camponeses. Os primórdios do crescimento económico europeu (séculos VII-XII), Lisboa, Editorial Estampa, 1980.
FOSSIER, Robert, La infancia de Europa. Aspectos económicos y sociales, Barcelona, Editorial Labor, 1984, 2 vols..
FOURQUIN, Guy, História económica do Ocidente medieval, Lisboa, Edições 70, 1990.
GANSHOF, F.-L., Que é o feudalismo?, 4ª ed., Lisboa, Publicações Europa-América, 1976.
HEERS, Jacques, La ville au Moyen Âge en Occident. Paysages, pouvoirs et conflits, Paris, Hachette, 1997.
LE GOFF, Jacques, A civilização do Ocidente medieval, Lisboa, Editorial Estampa, 1983-1984, 2 vols.
STRAYER, Joseph, As origens medievais do Estado moderno, Lisboa, Gradiva, s. d.

Código

02015643

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • De acordo com Métodos de Ensino: 100%