Desenvolvimento Profissional e Deontologia Docente

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Objetivos

1. Conhecer, de modo reflexivo, os conceitos de Educação, Ética, Moral e Deontologia;
2. Compreender a profissão docente e os seus desafios, reconhecendo a sua dimensão ética, deontológica e axiológica;
3. Analisar dilemas no contexto educativo, mobilizando conhecimento dos princípios éticos e deontológicos;
4. Conhecer, de modo problematológico, os direitos e os deveres dos alunos, dos docentes e demais agentes educativos;
5. Perspetivar a avaliação dos alunos a partir de um enquadramento ético e deontológico;
6. Compreender e problematizar o(s) conceito(s) desenvolvimento profissional docente;
7. Fundamentar – de modo reflexivo e crítico – a importância, nuclear e decisiva, da educação ética e deontologia para o exercício da docência.

Programa

1. Profissão docente
1.1. Noção de profissão e profissionalidade
1.2. Profissão de professor: evolução histórica do conceito
1.3. Ser professor em Portugal no século XX
1.4. Ser professor no século XXI, que desafios?

2. A dimensão ética e axiológica da profissão de docente
2.1. Ética, Moral e Deontologia
2.2. Axiologia Educacional
2.3. A Ética na Relação Pedagógica
2.4. Dilemas éticos

3. Deontologia Docente
3.1. Porquê um código deontológico na profissão de docente?
3.2. Código(s) deontológico(s) docente e códigos deontológicos de outras profissões

4. Direitos e deveres dos professores
4.1. Estatuto da Carreira Docente
4.2. Estatuto dos estudantes/alunos do Ensino Básico e Secundário

5. Ética e deontologia na avaliação
5.1. A avaliação como formação
5.2. O cuidado ético de avaliar

6. Desenvolvimento profissional docente, um direito ou um dever?
6.1. Formação inicial
6.2. Desenvolvimento profissional, noções e reflexões
6.3. Culturas e lideranças de escola, implicações e desafios no desenvolvimento profissional docente

Métodos de ensino

As metodologias conjugam os processos de ensino e aprendizagem, tendo como referência atuante uma pedagogia universitária, suportada por metodologias ativas, que favoreçam a coparticipação dos alunos na construção do conhecimento. Conjuga-se uma diversidade de métodos, articulados, de modo a proporcionar a aquisição de saberes e o desenvolvimento de atitudes, competências. Métodos expositivos, de diálogo e discussão, de questionamento pessoal e intersubjetivo; trabalhos individuais, em pares, em grupo, no conjunto da turma, redação e análise, crítica e reflexiva de textos. Análise de dilemas éticos e deontológicos na prática educativa e formação.

Bibliografia

- Cunha, P. (1996). Ética e educação. Lisboa: Universidade Católica Editora.

- Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores. Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora.

- Estrela, M. T. & Caetano, A.P. (2010). Ética profissional docente. Do pensamento dos professores à sua formação. Lisboa: Educa.

- Estrela, M. T. (2010). Profissão de Docente. Dimensões afetivas e éticas. Porto. Areal Editores.

- Flores, M. A. & Simão, A. M. V. (Orgs.) (2009). Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores: contextos e perspectivas. Lisboa: Edições Pedago.

- Loureiro, C. (2001). A docência como profissão. Porto: Edições Asa.

- Monteiro, A. R. (2005). Deontologia das profissões de Educação. Coimbra: Edições Almedina.

- Patrão-Neves, M. C. & Justino, D. (Coord.) (2018). Ética Aplicada à Educação. Lisboa: Edições 70.

- Seiça, A. B. (2003). A docência como práxis ética e deontológica. Um estudo empírico. Lisboa: Departamento da Educação Básica

Código

02015621

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • Trabalho de grupo com componente escrita, apresentação e questionamento entre os/as formandos/as e o professor: 45%
  • Trabalho individual com componente escrita: 55%