a. Analisar e refletir, de forma crítica e fundamentada, sobre os processos educativos e as próprias práticas, tendo em vista a qualidade e o sucesso educativos.
b. Identificar e delimitar situações problemáticas emergentes da observação e intervenção pedagógica no âmbito das várias unidades curriculares de estágio que integram oplano de estudos.
c. Mobilizar e articular conhecimentos científicos e pedagógico-didáticos na procura de soluções para o(s) problema(s) identificado(s).
d. Aprofundar o conhecimento da literatura científica relevante, relacionando-a entre si e com a prática educativa, demonstrando iniciativa, autonomia, preocupações éticas ecapacidade de pesquisa e de seleção, tratamento e análise de informação.
e. Aprofundar a capacidade de síntese, bem como a clareza, correção, coerência e coesão discursivas, tanto ao nível escrito como oral.
Os conteúdos programáticos variarão de relatório para relatório em face do tema, dos objetivos específicos de trabalho e investigação, bem como dos problemas eespecificidades decorrentes dos contextos de estágio específicos.
Esta UC assenta fundamentalmente em momentos de orientação tutorial individual dos mestrandos ao longo ao longo das várias etapas do processo, por forma a permitir uma sistematização e reflexão mais aprofundada de questões diretamente relacionadas com cada um dos relatórios em decurso (conceção do projeto de relatório, pesquisa e seleção bibliográfica, conceção de dispositivos de recolha e análise dos dados e elaboração do relatório).
A avaliação será contínua e formativa ao longo do processo. A classificação final na UC decorrerá da avaliação das provas públicas de apresentação e defesa dos relatórios por júris especializados nomeados para o efeito, nos termos do regulamento dos mestrados da Universidade dos Açores.
A bibliografia será selecionada de acordo com os temas e problemas específicos abordados no relatório de cada estudante, compreendendo bibliografia de âmbito educacional e pedagógico-didático no que respeita em particular ao ensino da informática, os documentos legais e curriculares que enquadram cada nível educativo em que os estudantes irão intervir, e a aprendizagem das TIC em contexto escolar, bem como sobre metodologias de investigação.
The bibliography will be selected according to the specific themes and issues addressed in each student's report. It will address educational and pedagogical-didactical topics, especially in reference to computer science teaching, as well as to the legal and curricular framework of each of the educational levels the students will experience, particularly regarding computer science learning goals, syllabus, and methodologies, as well as on research methodologies.
02015610
6