1. Compreender os diferentes contextos sociais e tecnológicos na contemporaneidade e a sua influência na educação
2. Meta-refletir sobre a importância dos média e das TIC nas aprendizagens formais e informais
3. Aprofundar conhecimentos sobre múltiplas inteligências, resiliência e autorregulação na aprendizagem
4. Convocar conhecimentos para refletir sobre a escola, enquanto organização e comunidade aprendente
5. Compreender o paradigma da escola positiva
6. Refletir sobre os desafios concetuais e práticos do ensino e da aprendizagem à distância
7. Compreender o estudante do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário nas qualidades de aprendente e pessoa em desenvolvimento
8. Analisar criticamente as variáveis pessoais e contextuais explicativas dos comportamentos de risco
9. Refletir sobre a mudança de paradigma educativo que vai do insucesso académico até à promoção da excelência
10. Compreender a excelência académica e os programas de promoção, através de uma leitura sistémica e integrada
1. Contextos sociais e tecnológicos e aprendizagem:
2. Escola enquanto comunidade aprendente:
3. Desenvolvimento do aluno no contexto de aprendizagem:
4. Mudança de paradigma: do insucesso escolar à promoção do sucesso e da excelência:
Valorizam-se metodologias quer centrada no mestrando, quer nos processos interativos e implicação dos mestrandos no seu processo de aprendizagem. Assim, promove-se o questionamento, o trabalho de reflexão (individual e grupo), o trabalho de investigação individual e em pequeno grupo, a capacidade de delineamento de projetos de intervenção e o debate crítico sobre os temas em análise. Privilegia-se a capacitação dos mestrandos para a intervenção em contexto organizacional escolar específico e desafiante, pós-pandémico, na sua complexidade sistémica, e com a diversidade de alunos e comportamentos, através da realização de um trabalho de investigação e da elaboração de uma proposta de projeto, bem como da participação contínua.
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