Desenvolvimento do Aluno em Contextos Sociais e Tecnológicos

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Objetivos

1. Compreender os diferentes contextos sociais e tecnológicos na contemporaneidade e a sua influência na educação
2. Meta-refletir sobre a importância dos média e das TIC nas aprendizagens formais e informais
3. Aprofundar conhecimentos sobre múltiplas inteligências, resiliência e autorregulação na aprendizagem
4. Convocar conhecimentos para refletir sobre a escola, enquanto organização e comunidade aprendente
5. Compreender o paradigma da escola positiva
6. Refletir sobre os desafios concetuais e práticos do ensino e da aprendizagem à distância
7. Compreender o estudante do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário nas qualidades de aprendente e pessoa em desenvolvimento
8. Analisar criticamente as variáveis pessoais e contextuais explicativas dos comportamentos de risco
9. Refletir sobre a mudança de paradigma educativo que vai do insucesso académico até à promoção da excelência
10. Compreender a excelência académica e os programas de promoção, através de uma leitura sistémica e integrada

Programa

1. Contextos sociais e tecnológicos e aprendizagem:

  • Os atuais contextos sociais e tecnológicos
  • Os média, as TIC e tipos de aprendizagem
  • Padrões de utilização da internet e socialização
  • Múltiplas inteligências, resiliência e autorregulação na aprendizagem

2. Escola enquanto comunidade aprendente:

  • A Escola no macrossistema social
  • Escola, bem-estar e clima positivo
  • A educação para o desenvolvimento e a cidadania
  • Os desafios do ensino e da aprendizagem na educação à distância

3. Desenvolvimento do aluno no contexto de aprendizagem:

  • Adolescência(s): dimensões afetiva, cognitiva, social e moral
  • Dos problemas de comportamento aos programas de promoção do desenvolvimento positivo

4. Mudança de paradigma: do insucesso escolar à promoção do sucesso e da excelência:

  • Os Sistemas Escola e Família na compreensão do rendimento académico
  • Tipos de famílias e desafios relacionais com a Escola
  • Modelos explicativos do insucesso escolar
  • Excelência académica: variáveis promotoras e programas

Métodos de ensino

Valorizam-se metodologias quer centrada no mestrando, quer nos processos interativos e implicação dos mestrandos no seu processo de aprendizagem. Assim, promove-se o questionamento, o trabalho de reflexão (individual e grupo), o trabalho de investigação individual e em pequeno grupo, a capacidade de delineamento de projetos de intervenção e o debate crítico sobre os temas em análise. Privilegia-se a capacitação dos mestrandos para a intervenção em contexto organizacional escolar específico e desafiante, pós-pandémico, na sua complexidade sistémica, e com a diversidade de alunos e comportamentos, através da realização de um trabalho de investigação e da elaboração de uma proposta de projeto, bem como da participação contínua.

Bibliografia

- Donaldson, S. I., Csikszentmihalyi, M. & Nakamura, J. (Eds.) (2020). Positive Psychological Science. Improving Everyday Life, Well-Being, Work, Education, and Societies Across the Globe. NY: Routledge.

- Lima, J., Maia, P., Meneses, M.A., Santos, E. (2016). Redes sociais e conflito organizacional. Redes, Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales, 27(1), 129-143

- Lonas, T., Waters, L., Williams, P., Oades L. G., & Kern, M. L. (2020). Third wave positive psychology: Broadening towards complexity. The Journal of Positive Psychology, 1-16. DOI: 10.1080/17439760.2020.1805501

- Medeiros, T. (Coord.) (2015). Adolescência: Desafios e riscos. Ponta Delgada: Letras Lavadas.

- Mucchielli, A. (2004). Étude des communications: Approche par la modélisation des relations. Paris, Armand Colin

- Olson, M. (2008). Introduction to theories of learning (8th Ed.). Pearson Higher Education

- Quaresma, S. C. P. (2010). Excelência académica em estudantes no final do enino. secundário. Tese de Mestrado. UAc

Código

02015531

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 10%
  • Projeto de intervenção na escola em grupo: 40%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 50%