Teoria e Organização Curricular

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Objetivos

1. Conhecer as principais correntes da Teoria Curricular, discutindo implicações das mesmas;
2. Compreender diferentes possibilidades de organização curricular no âmbito dos sistemas educativos, em vários níveis de decisão;
3. Analisar casos concretos de organização e gestão curricular a nível macro, meso e micro, identificando constrangimentos e oportunidades que a condicionam;
4. Discutir o papel da organização e gestão do currículo na promoção do sucesso educativo;
5. Explorar cenários de organização curricular a partir da análise de situações educativas concretas.

Programa

1. A Teoria Curricular - principais conceitos e correntes
1.1. Organização curricular e conceitos afins - desenvolvimento curricular, gestão curricular, design curricular, deliberação curricular
1.2. Principais correntes da Teoria Curricular (técnica, prática, crítica...)
1.3. Princípios orientadores e formas de operacionalização da organização e gestão do currículo - adequação, relevância, diferenciação, integração
2. A organização curricular no quadro das políticas curriculares
3. Níveis de organização e gestão do currículo
4. Dimensões curriculares do (in)sucesso educativo
5. A organização curricular como resposta a situações educativas concretas

Métodos de ensino

A análise de práticas de organização curricular será enquadrada em teorias explicativas. A elaboração, pelos estudantes, de planos de organização curricular, com o apoio do docente, culminará este percurso reflexivo e merecerá destaque na avaliação da aprendizagem.
O semestre será organizado em módulos, havendo no final de cada módulo um balanço global do mesmo. atendendo aos resultados do desempenho dos alunos em várias tarefas.
Serão considerados os seguintes elementos de avaliação, com diferentes pesos na classificação final, conforme explicitado:
1. Análise e discussão de textos teóricos, relatos de investigação empírica e documentos de caráter legislativo – 40%
2. Primeira versão provisória de um Plano de Organização Curricular (POC) e discussão da mesma com o docente e com os colegas – 10 %
3. Segunda versão provisória do POC e discussão da mesma com os docentes e com os colegas – 15 %
4. POC na sua versão final – 35 %

Bibliografia

Cosme, A. (2018). Autonomia e flexibilidade curricular: propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora.

d’Oliveira Martins, G. et al. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: DGE.

Kuiper, W. & J. Berkvens, J. (Eds.) (2013). Balancing curriculum regulation and freedom across Europe. Enschede, the Netherlands: SLO

Morgado, J. C., Viana, I. C. e Pacheco, J. A. (Orgs.) (2019), Currículo, inovação e flexibilização. Santo Tirso: De Facto Editores.

OECD (2018). Curriculum flexibility and autonomy in Portugal - an OECD review. Paris: OECD Publishing. https://www.oecd.org/education/2030/Curriculum-Flexibility-andAutonomy-in-Portugal-an-OECD-Review.pdf

OECD (2019), OECD future of education and skills 2030: OECD Learning Compass 2030 – a series of concept notes. Paris: OECD

Roldão, M. C. e Almeida, S. (2018). Gestão curricular para a autonomia de escolas e professores. Lisboa: ME/ DGE

Código

02015514

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%