Atelier de Relações Públicas III

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Objetivos

- Compreender as caraterísticas que atualmente estruturam o domínio da comunicação e das relações públicas nos seus diferentes contextos;

- Rever a prática das relações públicas e da comunicação em diferentes setores (do turismo à ciência, à arte e à sociedade), nomeadamente através da interação e contacto com os seus profissionais;

- Compreender a necessidade de diálogo das relações públicas com outros domínios no quadro da comunicação estratégica de uma organização e da visão integrada que lhe está atualmente associada.

- Identificar problemas práticos e soluções na atividade diária de um profissional de relações públicas;

- Problematizar temas emergentes e aplicar técnicas que têm hoje especial relevância no domínio da comunicação estratégica: comunicação de crise, análise de públicos, comunicação interna, internacionalização, responsabilidade social, comunicação digital.

Programa

1. Contextos das relações públicas e da comunicação: profissão, ensino e investigação

1. 1 Comunicação empresarial e comunicação institucional

1. 2 Relações públicas e comunicação em contexto: turismo; ciência; saúde; desporto; educação; cultura e arte; sociedade

2. Práticas e Tendências das relações públicas e da comunicação

2.1 Das relações públicas à comunicação estratégica e à visão integrada: RP, assessoria dos média, marketing, publicidade, design, multimédia e web

2. 2 Tendências e técnicas de relações públicas:

a) internacionalização e networking (redes de contactos e parcerias);

b) media training (locução, postura e interação);

c) públicos e imagem corporativa: dos métodos de análise às técnicas de hierarquização e segmentação;

d) protocolo e organização de eventos;

e) comunicação digital, aplicações e redes sociais;

f) responsabilidade social: justiça social, ambiente, comunidade; media alternativos;

g) comunicação interna;

h) comunicação de crise e planeamento.

Métodos de ensino

Esta unidade curricular contará com sessões lecionadas pela docente e com sessões que serão conduzidas por profissionais e investigadores da área da comunicação e das relações públicas – que participarão presencialmente ou por videoconferência – de acordo com as diferentes temáticas abordadas. Estas sessões terão uma componente expositiva e uma componente prática. Os momentos de debate e a realização de exercícios com os estudantes serão particularmente privilegiados.

Bibliografia

Atton, C. (2015). The Routledge Companion to Alternative and Community Media. Routledge.

Amaral, I. (1997). Imagem e Sucesso – guia de protocolo para empresas. Editorial Verbo.

Coombs, W. T. & Holladay S. J. (2011). Managing Corporate Social Responsibility: A Communication Approach. John Wiley & Sons.

Fearn-Banks, K., (1996). Crisis Communications, a case-book approach. Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Gradim, A., Morais, R. (2016). Anões aos ombros de gigantes: desafios contemporâneos na comunicação de ciência. Livros Horizonte.

Scott, D.M. (2008). As Novas Regras de Marketing e Relações Públicas. Porto Editora.

Taylor, R. (2016). Media Interview Techniques: A Complete Guide to Media Training. Kogan Page Limited.

TheaKer, A. (2021, Eds.). The Public Relations Handbook. Routledge.

Wilcox, D. L., Cameron, G. T. (2012). Public Relations: strategies and tactics. Allyn & Bacon.

Código

01061471

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Exercício individual sobre caso de estudo: 30%
  • Portefólio final: 70%