Cultura Digital e Novos Média

« Voltar

Objetivos

No final desta UC o estudante deve ser capaz de interpretar e relacionar informação sobre a comunicação em rede, os novos meios, as novas linguagens e os dispositivos móveis, articulando conceitos e leituras que lhe permitam compreender a cultura digital, no seu domínio comunicacional, tecnológico e social. O estudante deve ainda ser capaz de organizar e planear o trabalho individualmente e/ou em grupo no âmbito da UC; desenvolver investigação a partir de diferentes fontes; comunicar de forma oral e escrita de acordo com os conhecimentos adquiridos; e demonstrar uma perspetiva crítica sobre o uso dos media na cultura contemporânea, considerando diferentes suportes e tecnologias numa perspetiva comunicacional.

Programa

1. Introdução à cultura digital: enquadramento no âmbito da cibercultura
2. Da comunicação de massas à comunicação em rede
3. Nativos digitais
4. Cultura da convergência
5. Imersão e simulação: realidade virtual e realidade aumentada
6. Narrativas transmedia
7. Ubiquidade do ecrã
8. Dispositivos móveis e a redefinição de espaço/tempo e de público/privado
9. Meios alternativos, net-ativismo e ações colaborativas em rede
10. Novos media e literacia digital

Métodos de ensino

As aulas são teórico-práticas com recurso a diferentes materiais bibliográficos e multimédia. Os estudantes são incentivados a desenvolver exercícios, individualmente ou em grupo, a partir da matéria lecionada, privilegiando o debate e o sentido crítico.

Bibliografia

Bauman, Z. (2014). Vigilância líquida. Diálogos com David Lyon. Zahar.

Castells, M. (2004). A galáxia Internet. Fundação Calouste Gulbenkian.

Espanha, R., Lapa, T. (2019, Orgs.). Literacia dos novos media. Mundos Sociais.

Jenkins, H. (2006). Convergence Culture. New York University Press.

Lévy, P. (1997). Cibercultura. Instituto Piaget.

Manovich, L. (2001). The Language of New Media. MIT Press.

Palfrey, J., Gasser, U. (2008). Born digital - understanding the first generation of digital natives. Perseus.

Martinho, T.D., Lopes, J.T., Garcia, J.L. (2016). Cultura e digital em Portugal. Edições Afrontamento.

Pires, H., Curado, M., Ribeiro, F., Andrade, P. (2017). Cibercultura. Circum-Navegações em Redes Transculturais de Conhecimento, Arquivos e Pensamento. Edições Húmus.

Turkle, S. (2013). Alone Together. Why we expect more from technology and less from each other. The Perseus Books Group.

Código

01061460

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 50%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 50%