Comunicação, Imagem e Visualidades

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Objetivos

- Aquiescer a centralidade da imagem na vida social;

- Conhecer formações disciplinares que privilegiam a expressão visual como fonte de conhecimento, do séc. XIX até hoje com particular afinidade com as ciências da comunicação;

- Compreender, numa perspetiva transdisciplinar, teorias da imagem em correlação com os contextos culturais (religião, ciência, arte, média) e as condições tecnológicas (fotografia, cinema, digital);

- Identificar e descrever visualidades híbridas próprias do contexto tecnológico e cultural contemporâneos: fotografia institucional, publicitária, de moda, jornalística; vídeo institucional, spot publicitário e videoclip; infografia; animação, ambientes virtuais e realidade aumentada.

- Reconhecer a importância do design de comunicação (ilustração, tipografia, embalagem, edição, webdesign), enquadrá-lo historicamente, identificar tendências e analisar a identidade visual de uma organização, marca ou produto e suas diferentes componentes. 

Programa

1. Comunicação, teorias da imagem e visual turn: iconologia, sociologia do imaginário, semiótica, estudos visuais. A história da imagem e os regimes escópicos: fotográfico, cinematográfico, digital. Studium da imagem: religião, arte, média e ciência.

2. Comunicação, média e visualidades: fotografia institucional, publicitária, de moda, jornalística; vídeo institucional, spot publicitário e videoclip; infografia; animação, ambientes virtuais e realidade aumentada;

3. Comunicação estratégica e Design de Comunicação. Da história à teoria do design: da ilustração ao design gráfico ao design digital.

Métodos de ensino

As exposições, que farão recurso à análise e interpretação de textos, à visualização de imagens e de manifestações estéticas que se insiram no domínio da comunicação, destinam-se a promover a discussão crítica e a autonomia criativa em torno das problemáticas apresentadas, impulsionando diferentes releituras da relação entre a história da imagem e a história da comunicação, em consonância com os respetivos contextos socioculturais e tecnológico-materiais.

Bibliografia

Barthes, R. (1980). La chambre Claire. Note sur la photographie. Éditions de l’Étoile Gallimard Le Seuil.

Benjamin, W. (2012). Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Relógio d’Água.

Collister, S., Roberts-Bowman, S. (2018). Visual Public Relations. Strategic Communication Beyond Text. Routledge. 

Didi-Huberman, G. (1990). Devant l’image, Questions posées aux fins d’une histoire de l’art. Les Éditions de Minuit.

Freund, G. (1995). Fotografia e Sociedade. Vega.

Flusser, V. (2010). Uma filosofia do design. A forma das coisas. Relógio d’Água.

Jay, M. (1988). Scopic regimes of modernity. In Foster, H., Vision and Visuality (pp.3-23). BayPress.

Mirzoeff, N. (2009). An introduction to visual culture. Routledge.

Código

01061454

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Elaboração e apresentação de um projeto visual : 50%
  • Frequência: 50%