Média, Jornalismo e Assessoria

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Objetivos

- Refletir sobre o poder e a influência dos media na sociedade contemporânea.

- Conhecer a evolução do jornalismo e a sua relação com a história dos media.

- Adquirir conceitos teóricos que permitam um exercício crítico e esclarecido do jornalismo.

- Diferenciar as práticas jornalísticas da imprensa, da rádio, da televisão e da web.

- Reconhecer as especificidades das origens e do desenvolvimento do jornalismo português.

- Conhecer o atual panorama dos media em Portugal e fazer sobre ele uma reflexão crítica.

- Analisar a prática jornalística de acordo com o Código Deontológico da profissão e a responsabilidade social dos media.

- Desenvolver competências na área da assessoria de imprensa e da relação com os media.

Programa

1. Media e sociedade.
1.1 A cultura de massas: a pressão das audiências, do poder político e da publicidade
1.2 A responsabilidade social dos media. A formação da opinião pública
1.3 A concentração empresarial. O caso português

2. Traços definidores do jornalismo: a produção e a transmissão de notícias
2.1 O conceito de «noticiabilidade». Os valores-notícia. O gatekeeper
2.2 A estrutura narrativa. Título, lead e corpo da notícia. A pirâmide invertida
2.3 Os órgãos reguladores dos media: origens e funções
2.4 Fontes de informação

3. Imprensa
3.1 Evolução da imprensa
3.2 Industrialização e democratização
3.3 A imprensa em Portugal

4. Rádio
4.1 O desenvolvimento da rádio
4.2 Especificidades do jornalismo radiofónico
4.3 A rádio em Portugal

5. Televisão
5.1 O desenvolvimento da televisão: o modelo norte-americano e o modelo europeu. A noção de serviço público
5.2 Características específicas do jornalismo televisivo
5.3 A televisão em Portugal. Do monopólio do Estado à privatização

6. Webjornalismo
6.1 Jornalismo na web: Definição, origem e evolução
6.2 Jornalismo e redes sociais
6.3 Jornalismo e dispositivos móveis
6.4 Fake-news e desinformação

7. Assessoria de imprensa e comunicação com os media.

Métodos de ensino

Na disciplina de Media, Jornalismo e Assessoria procura-se estimular a reflexão sobre o papel dos media na sociedade contemporânea. Os estudantes contactam com conceitos específicos na área do jornalismo e da assessoria, que são depois aplicados na prática, em análise de conteúdos informativos de diferentes meios de comunicação social. As aulas são teórico-práticas, tendo uma componente mais expositiva e uma parte prática em que se incentiva a realização de exercícios e o debate.

Bibliografia

Baptista, C. (2018). "Das boas notícias às notícias falsas". In revista Electra, nº 4, pp. 23-32.

Cardoso, G., Espanha, R., Araújo, V. (Orgs.) (2009). Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede, Porto: Porto Editora.

Canavilhas, J., Rodrigues, C., Morais, R., Giacomelli, F. (2022). Mobilidade e inteligência artificial: os novos caminhos do jornalismo. Covilhã/UBI: Livros Labcom.

Canavilhas, J. (2014). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã/UBI: Livros Labcom.

Gradim, A. (2000). Manual de Jornalismo. Covilhã/UBI: Livros LabCom.

Granado, A., Malheiros, J. V. (2001). Como falar com jornalistas sem ficar à beira de um ataque de nervos. Guia para investigadores e profissionais de comunicação. Lisboa: Gradiva.

Lipovetsky, G., Serroy, J. (2010). O ecrã global. Lisboa: Edições 70.

Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2005). Os elementos do Jornalismo. Porto: Porto Editora.

Mateus, S. (2022). Manual Prático de Assessoria de Imprensa. Covilhã/UBI: Livros LabCom.

Matos, J.N., Subtil, F., Baptista, C. (Org., 2021). Os Três D dos Media: Desigualdade, desprofissionalização e desinformação. Lisboa: Outro Modo.

Ricardo, D. (2003). Ainda bem que me pergunta. Editorial Notícias.

Traquina, N. (2002). Jornalismo. Lisboa: Quimera.

Código

01061446

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 50%
  • Trabalho de grupo : 40%
  • Trabalho individual : 10%