Publicidade

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Objetivos

– Analisar as especificidades e dinâmicas discursivas da publicidade.
– Compreender a relação com os média e as características dos suportes publicitários.
– Demonstrar uma perspetiva crítica sobre a importância da publicidade na cultura contemporânea, considerando diferentes meios e tecnologias.
– Desenvolver competências criativas no planeamento e produção de uma campanha.

Programa

1. Publicidade: enquadramento histórico
2. Perspetivas críticas da publicidade: teoria crítica do consumo, estudos culturais e de género
3. Anunciantes; destinatários; agências e profissões da comunicação
4. A estratégia criativa em publicidade e a construção da mensagem
4.1 Alvos, objetivos e níveis de comunicação
4.2 A linguagem da publicidade
4.3 Briefing e estratégia: o produto, o mercado, posicionamento e budget
4.4 Proposta criativa e planeamento de uma campanha
5. A relação com os media: características dos suportes publicitários
5.1 A Imprensa
5.2 A Rádio
5.3 A Televisão
5.4 Outdoors e muppies
5.5 Internet e novos meios
6. Regulamentação publicitária em Portugal
7. Planeamento, produção e difusão de uma campanha publicitária

Métodos de ensino

A estratégia pedagógica consiste em aulas expositivas dialogadas, exercícios analíticos coletivos e debates baseados na bibliografia indicada e em materiais gráficos, audiovisuais e digitais. Visitas de estudo e encontros com profissionais da área poderão ser agendados.

Bibliografia

Balonas, S., Ferreira, I. (2024). A Publicidade na Era da Hiperestimulação. CECS, UMinho Editora.

Baynast, A. & Lendrevie, J. (2014). Le Publicitor – Publicité online & offline. Dunod.

Barthes, R. (1965). A mensagem publicitária. In A aventura semiológica. Edições 70, pp. 165-169.

Baudrillard, J. (1998). The Consumer Society: Myths & Structures. Sage.

Eisend, M., Muldrow, A. F., Rosengren, S. (2023). Diversity and inclusion in advertising research, International Journal of Advertising, pp. 52-59.

Quesenberry, K. (2018). Social Media Strategy: Marketing, Advertising, and Public Relations in the Consumer Revolution. Rowman & Littlefield Publishers.

Pinto, A. G. (1997). Publicidade: um discurso de sedução. Porto Editora.

Ruão, T. (2017). Marcas e Identidades - Guia da concepção e gestão das marcas comerciais. Húmus.

Volli, U. (2004). Semiótica da Publicidade. A criação do texto publicitário. Edições 70.

Wells, W., Burnett, J., Moriarty, S. (2003). Advertising – Principles & Pratice. Prentice Hall.

Código

01061435

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 10%
  • Frequência: 40%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 50%