Marketing Operacional

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Objetivos

1) Compreender as profundas alterações no comportamento do consumidor e em todas as atividades de marketing ocorridas nos últimos anos;
2) Conhecer os conceitos relevantes relacionados com as variáveis do marketing-mix;
3) Dominar o leque de decisões implícitas no planeamento das táticas de marketing;
4) Aplicar ferramentas analíticas de apoio à tomada de decisão e elaborar um plano de marketing;
5) Possuir as competências de pesquisa de mercado, preparação de projetos em grupo e comunicação oral.

Programa

1. Definição da estratégia para o produto
2. Introdução de uma nova oferta no mercado
3. Conceção e gestão do serviço
4. Conceção de estratégias e programas de preço
5. Conceção e gestão de canais de marketing
6. Conceção e gestão da comunicação de marketing
7. Gestão de intermediários e logística

Métodos de ensino

Para se atingirem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.

Bibliografia

Kotler, P., Armstrong, G. (2008). Principles of Marketing. Prentice-Hall.

Scott, David Meerman (2008). The New Rules of Marketing and PR: How to Use News Releases, Blogs, Podcasting, Viral Marketing and Online Media to Reach Buyers Directly. John Wiley and Sons.

Lovelock, C. H., Wirtz, J.  (2007). Services Marketing. Prentice-Hall.

Código

01061429

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 60%
  • Projeto(s): 40%