Atelier de Relações Públicas II

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Objetivos

- Reconhecer as atuais tendências da comunicação estratégica: a organização de eventos, a comunicação de crise, a comunicação interna, as parcerias e a internacionalização, a responsabilidade social e a Web 2.0.
- Elaborar um plano de organização de eventos (compreendendo as suas correlações com diferentes domínios da comunicação estratégica).
- Aplicar técnicas de comunicação como o media training, as entrevistas com os media, as conferências de imprensa e o protocolo, compreendendo a sua relevância nos diferentes domínios da comunicação, e em especial no domínio da organização de eventos.
- Explorar técnicas de comunicação interna e compreender a sua relevância no quadro da resolução dos problemas de comunicação: condução de reuniões, partilha de informações numa rede interna.
- Identificar parcerias com vista à internacionalização e à integração da organização numa rede colaborativa (networking), nomeadamente no quadro da organização de eventos.
- Compreender em que medida é que os patrocínios de eventos e os apoios a causas sociais determinam a imagem corporativa das organizações no mundo contemporâneo.

Programa

I. Especialidades e tendências das relações públicas
Eventos e protocolo
Assessoria de imprensa
Comunicação de crise
Responsabilidade social
Comunicação visual, design de comunicação
Comunicação digital, ambientes virtuais e redes

II. Organização de eventos
Definição, tipologia e fases
Plano de organização de evento
a) Missão e objetivos
b) Análise da situação e definição da estratégia
c) Definição do tema, do público-alvo, da data, da hora e do local
d) Questões logísticas e financeiras: autorizações e patrocínios
e) Definição do programa e do conteúdo do evento
f) Comunicação estratégica do evento (nome, logo, cartaz, convites, conferência de imprensa, etc.)
g) Formulários de controlo e questionários de avaliação
Eventos e gestão de crise
Eventos e responsabilidade social

III. Protocolo
Convites
Ordenação, precedências e presidências
Colocação e posição de bandeiras
Imagem, traje e conduta
Tratamentos e Dtulos
Mesa e protocolo
A multiculturalidade

IV. Técnicas de Comunicação e de Relações Públicas
Convite
Nota de imprensa, media clipping e presskit
Media training e entrevistas com os media
Conferência de imprensa
Redes sociais
Parcerias
Apoio de causas sociais
Patrocínios

Métodos de ensino

Não excluindo por completo sessões de índole mais expositiva, a unidade curricular contará sobretudo com aulas práticas, dividindo-se em a) sessões em que se explicitam conceitos operatórios no âmbito da comunicação e do on-line b) sessões de análise e discussão de casos práticos; c) sessões em que se põem em prática, sob a supervisão da docente, as diferentes técnicas de comunicação digital.

Bibliografia

Amaral, I. (1997). Imagem e sucesso: guia de protocolo para empresas. Verbo.
Grunig, J.E.; Hunt, T. (2000). Dirección de Relaciones Públicas. Gestión 2000.
Fearn-Banks, K., (1996). Crisis Communications, a case-book approach. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.
Quesenberry, K.A. (2021). Social media strategy. Rowman & Lizlefield.
Scoz, D.M. (2008). As Novas Regras de Marketing e Relações Públicas. Porto Editora.
Serrano, J.B. (2011). O Livro do Protocolo. A Esfera dos Livros.
Pedro, F.; Caetano, J.; Cris3ani, K., Rasquilho, L. (2005). Gestão de eventos. Quimera.
Wagen, L. V. & Carlos, B. R. (2005). Event Management: For Tourism, Cultural, Business, and Sporting Events. Pearson/Prentice Hall.
Somerville, I. & Wood, E. (2011). Public relations and corporate social responsibility in The Public Relations Handbook (pp.145-160). Routledge.

Código

01061418

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 50%
  • Plano de Organização de Evento e Conferência de Imprensa: 40%
  • Portefólio final de exercícios elaborados em aula: 10%