Atelier de Relações Públicas I

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Objetivos

- Consolidar conceitos fundamentais no âmbito das relações públicas.
- Aprofundar o conhecimento da prática de relações públicas considerando técnicas, instrumentos e planificação.
- Desenvolver conhecimento e capacidade para executar, em todas as suas etapas, um plano de comunicação.
- Compreender o papel do planeamento no âmbito da imagem e da identidade corporativas.
- Desenvolver a relação com os media.
- Dominar a aplicação de diferentes instrumentos e técnicas das relações públicas, como o comunicado de imprensa, o press kit, a conferência de imprensa, o clipping, o convite, a gestão de redes sociais, etc.
- Saber implementar táticas de relações públicas no contexto on-line, reforçando a ligação com os públicos internos e externos.

Programa

1. As relações públicas e a comunicação na sociedade contemporânea

1.1. A história das relações públicas enquanto campo científico e domínio profissional. O perfil, o estatuto profissional de relações públicas e as suas atividades hoje

1.2. Os campos afins das relações públicas: marketing, publicidade, design, gestão de marca, jornalismo

1.3. Dos campos afins às especialidades das relações públicas: a assessoria de imprensa e a gestão de redes sociais. Técnicas de relações públicas

 

2. O plano de comunicação: o planeamento em relações públicas e a relação com os públicos

2.1. Fase 1. Análise da Situação

2.1.1. Métodos: observação, entrevista, media clipping, observação nas redes sociais

2.1.2. Análise PEST

2.1.3. Análise SWOT

2.1.4. Identidade e Imagem de uma Empresa/Instituição

2.1.5. Problema

3.2. Fase 2. Ação

2.2.1. Objetivos e Missão

2.2.2. Públicos, Audiências, Stakeholders. Caraterização e Hierarquização.

2.2.3. Política de comunicação

2.2.4. Mensagens

2.2.5. Táticas e Estratégias de Comunicação

2.3. Fase 3. Avaliação

2.3.1. Princípios

2.3.2. Métodos

 

3. Técnicas de relações públicas

3.1. Comunicado de imprensa ou press release

3.2. Media clipping

3.3. Entrevista

3.4. Reunião

3.5. Mailing List e Follow-Up

3.6. Marketing digital

Métodos de ensino

Haverá sessões de índole mais expositiva e sessões com um caráter mais prático, dividindo-se a unidade curricular em a) sessões em que se explicitam conceitos operatórios no âmbito das relações públicas e b) sessões em que se põem em prática, sob a supervisão da docente, as diferentes técnicas de relações públicas ou em que se esclarecem dúvidas e se acompanha o progresso dos exercícios práticos.

Bibliografia

Gregory, A. (2010). Planning & Managing a Public Relations Campaigns: A Strategic Approach. Institute of Public Relations.
Grunig, J. E.; Hunt, T. (2000). Dirección de Relaciones Públicas. Barcelona: Gestión 2000.
Gonçalves, G. (2012). A identidade e a imagem das relações públicas em Portugal.
International Business and Economics Review.
Hutchins, A. L., Tindall, N.T.J. (2021). Public Relations and Online Engagement.
Audiences, Fandom and Influencers. Routledge.
Leandro, A., Silvia, S. (2024). A comunicação da responsabilidade social corporativa: um desafio das organizações contemporâneas. CECS, UMinho Editora.
Mateus, S. (2022). Manual Prático de Assessoria de Imprensa. Livros LabCom.
Ruão, T. (2006). Marcas e Identidades – Guia da concepção e gestão das marcas comerciais. Porto: Campo das Letras.
Ruão, T., Kunsch, M. (2014, Eds.). Tendências da Comunicação Organizacional e Estratégica. Revista Comunicação e Sociedade, Vol. 26. Braga: CECS.
Thurlow, A. (2019). Social media, organizational identity and public relations.
Routledge

Código

01061407

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 40%
  • Plano de Comunicação: 50%
  • Portefólio de Exercícios realizados em aula: 10%