Marketing Estratégico

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Objetivos

1) Compreender os conceitos estruturantes de Marketing e a sua função;
2) Identificar oportunidades e ameaças em ambientes altamente competitivos e em constante mutação;
3) Dominar conceptual e operacionalmente as principais técnicas de Marketing Estratégico;
4) Diagnosticar e desenvolver soluções para os problemas de Marketing;
5) Desenvolver competências de comunicação oral e escrita;
6) Incentivar a criatividade e a organização de trabalho em equipa.

Programa

1. Introdução ao Marketing
2. As empresas e o Marketing
3. O ambiente de marketing
4. Gestão da Informação de Marketing
5. Mercados consumidores e comportamento de compra do consumidor
6. Mercados organizacionais e comportamento de compra organizacional
7. A segmentação e o targeting
8. O posicionamento e a diferenciação

Métodos de ensino

A apresentação dos conteúdos programáticos será realizada com base numa abordagem teórica e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de explanação, quer de trabalhos de investigação e síntese. Estas metodologias serão complementadas, numa perspetiva de aplicação e análise, com base no estudo de casos e a resolução de problemas. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de simulação e de videoformação.

Bibliografia

Kotler, P., Armstrong, G. (2021). Principles of Marketing, 18th edi3on, Pearson.

Kotler, P., Kartajaya, H. e Setiawan, I. (2016). Marketing 4.0: Moving from traditional to digital. John Wiley & Sons.

Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, V. (2015). Mercator da Língua Portuguesa - Teoria e Prática do Marketing. D. Quixote.

Código

01061392

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 60%
  • Projecto: 40%