Métodos e Técnicas e Investigação Social

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Objetivos

- Reconhecer a importância da investigação na abordagem de problemáticas sociais e
sociológicas;
- Demonstrar consciência da natureza, etapas e procedimentos principais do processo
de investigação social e das questões éticas levantadas pelo trabalho cientifico;
- Manifestar capacidade reflexiva e hábitos de inquirição;
- Aplicar adequadamente, em situações concretas, as aprendizagens realizadas na
unidade curricular;
- Evidenciar capacidade de trabalho em equipa.

Programa

1. Paradigmas de investigação
2. Formulação do problema de investigação
3. Modelo de análise
4. Desenho de investigação
5. População e amostragem
6. Técnicas e instrumentos de recolha de dados
7. Análise dos dados

Métodos de ensino

Nesta unidade curricular adota-se um sistema de trabalho assente num papel ativo do estudante na construção do próprio conhecimento. As atividades de aprendizagem são desenvolvidas com base na realização de leituras e discussões sobre textos metodológicos relativos às temáticas do programa, assim como na realização, em pequeno grupo, de um projeto de investigação. Os grupos partilharão com a turma as principais aprendizagens e resultados obtidos no âmbito das suas atividades.

Bibliografia

Ferreira, V. (1984). O inquérito por questionário na construção de dados sociológicos.
In J. Madureira Pinto & A. Santos Silva (Orgs.), Metodologia das ciências sociais (pp.165-196). Afrontamento.
Field, A. (2009). Descobrindo a estatistica usando o SPSS (2ª ed.). Armed.
Ghiglione, R., & Matalon, B. (1992). O inquérito: teoria e prá7ca. Celta Editora.
Groves, R. M., Fowler, F. J., Couper, M. P., Lepkowski, J. M., Singer, E., & Tourangeau, R.
(2009). Survey methodology. John Wiley & Sons, Inc.
Hill, M. M., & Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Edições Sílabo.

Lima, J. Á. (2020). População e amostragem: como selecionar os participantes para um estudo cientifico. Texto de apoio não publicado. Universidade dos Açores. Lima, J. Á. (2020). Como formular um problema de investigação. Texto de apoio não publicado. Universidade dos Açores. Lima, J. Á., & Pacheco, J. A. (2006). Fazer investigação. Porto Editora. Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (1992). Manual de investigação em ciências sociais. Gradiva. Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lúcio, P. B. (2014). Metodologia de inves7gación. McGraw-Hill.

Código

01061370

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 10%
  • Avaliação interpares: 10%
  • Frequência: 40%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 40%