Didática da Matemática

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Objetivos

1. Refletir sobre a importância da matemática e o lugar que ocupa na aquisição de competências pelas crianças
2. Analisar as perspetivas e abordagens didáticas na área da Matemática
3. Identificar processos usados pelas crianças na abordagem ao conhecimento matemático
4. Conceber sequências didáticas adaptadas às situações a que se destinam, considerando os diferentes conteúdos das orientações curriculares e programas
5. Selecionar materiais (estruturados e não estruturados) e tecnologia potenciadores da aprendizagem
6. Utilizar a comunicação oral e escrita como estímulo à representação e raciocínio matemáticos, valorizando a introdução de termos matemáticos adequados
7. Trabalhar a resolução de problemas na sala de aula, explorando as potencialidades do método etápico de Pólya
8. Explorar estratégias de cálculo mental a par das utilizadas nos algoritmos tradicionais
9. Evidenciar os resultados das experiências de aprendizagem, demonstrando competências de pesquisa e autonomia.

Programa

1. Importância da didática da matemática para a aprendizagem de competências matemáticas e clarificação dos objetivos a alcançar.
2. Orientações curriculares ao nível da Matemática no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, no quadro das atuais políticas educativas.
3. Diferentes abordagens da educação matemática.
4. Ideias e expetativas das crianças face ao conhecimento matemático.
5. Concetualização de processos no ensino e aprendizagem da matemática ao nível de números e operações, geometria e medida e organização e tratamento de dados.
6. Processos de comunicação matemática na sala de aula.
7. Situações problemáticas: conceção e etapas de resolução, salientando o modelo de Pólya adaptado à sala de aula.
8. Conexões entre a Matemática e outras áreas disciplinares.

Métodos de ensino

As sessões são orientadas para a discussão de aspectos práticos relacionados com os conteúdos que os alunos, como futuros professores, irão abordar na sala de aula. Ao longo do semestre, os alunos são convidados a ler documentos relacionados com a prática e a realizar uma síntese desses documentos/resposta a questões (20% da classificação final), são convidados a apresentar planificação e a realizar uma observação participante em salas de aula, experiência essa que se traduz numa descrição escrita da observação realizada (50% da classificação final).
Uma selecção destes trabalhos será apresentada em grande grupo e discutida na sala de aula. Será também realizado um teste final individual (30% da classificação final).

Bibliografia

Barros, M. e Palhares, P. (1997). Emergência da Matemática no Jardim-de-Infância, Porto Editora.
De Walle, J. et al. (2010). Elementary & Middle School Mathematics Teaching Developmentally. Pearson International Edition.
Ponte, J. e Serrazina, M. (2000). Didáctica da Matemática do 1º ciclo. Universidade Aberta.
National Council of teachers of Mathematics (2000). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. APM.
Planas, N. e Alsina À. (Eds.) (2009) Educación matemática y buenas prácticas. Editorial GRAÓ

Código

01061308

ECTS

3

Aulas

  • Orientação Tutorial - 3 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas