Didática do Português

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Objetivos

1. Compreender o sentido da didática das línguas e o seu lugar na formação de professores e educadores, discutindo criticamente diferentes abordagens ao ensino da língua materna/ de escolarização e suas implicações na construção de programas curriculares na área.

2. Analisar, de forma crítica, as orientações curriculares nacionais e regionais na área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita no jardim-de-infância e do Português no 1.º ciclo do ensino básico.

3. Reconhecer a importância da aprendizagem das línguas maternas/de escolarização, nos seus diferentes domínios verbais (compreensão e expressão oral, leitura e escrita).

4. Analisar, de forma crítica, estratégias, manuais escolares e materiais didáticos de apoio à aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico.

5. Aprofundar competências de pesquisa e análise de bibliografia científica com vista à implementação de um projeto de promoção da leitura em contexto real de ensino.

Programa

1. Introdução

1.1. Conceito de didática e a sua evolução.

1.2. Objetivos da didática das línguas.

1.3. O lugar da didática das línguas na formação de educadores de infância e professores do 1.º ciclo.

2. Políticas de ensino das LM/de escolarização

2.1. Objeto e objetivos.

2.2. Abordagens ao ensino das LM/de escolarização.

2.3. Orientações curriculares para a aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1.º ciclo EB em Portugal.

3. O ensino e a aprendizagem do Português: os domínios da língua.

3.1. A transversalidade e transdisciplinaridade do ensino e aprendizagem da língua.

3.2. O desenvolvimento da consciência linguística e a aprendizagem da língua.

3.3. O desenvolvimento de competências comunicativas.

3.4. Organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem da língua.

Métodos de ensino

A UC combina sessões expositivas dialogadas com análise documental, observação, análise e discussão de práticas didáticas, apresentação oral e discussão de uma recensão crítica e sessões tutoriais com vista à clarificação de conteúdos e apoio à realização de tarefas, incluindo a conceção de atividades e recursos para as intervenções pedagógicas que ocorrem no âmbito da UC Iniciação à Prática Profissional no 1.º Ciclo do EB.

O moodle é usado para disponibilizar recursos pedagógicos das aulas e bibliografia, facilitando a interação entre os estudantes e com a docente.

A avaliação incide sobre:

- Participação ativa na aula (20%).

- Análise de documentos e práticas promotoras dos diferentes domínios da língua no pré-escolar e 1º ciclo (40%). 

- Preparação de materiais e revisão da literatura para o Webinar sobre Desenho Universal da Aprendizagem (40%).

 

Serão sempre tidas em conta as competências comunicativas orais e escritas dos estudantes.

Bibliografia

Azevedo, F. & Souza, R.J. (2012). Géneros Textuais e Práticas Educativas. Lisboa: Lidel.

Breen, M. P. (1996/7). Paradigmas contemporáneos en el diseño de programas de lenguas (I) e (II). Signos.

Castanho, M. G. (2001). A Leitura Através do Currículo nas Escolas do 2º Ciclo em Portugal. Tese de Doutoramento. Braga: Universidade do Minho.

Castanho, M. G. (2014) (Coord.). A Expressão Dramática ao Serviço do Ensino da Língua Portuguesa; Do Texto à Representação. Cambridge, MA, EUA: Portuguese World Language Institute.

Cassany, D., Luna, M. & Sanz, G. (1998). Enseñar lengua. Barcelona: Editorial Graó.

Cruz, V. (2007). Uma abordagem cognitiva da leitura. Lisboa: LIDEL.

Ferreiro, E. (1997). Alfabetización: Teoría y Práctica. México: Siglo Veintiuno.

Lomas, C. & Osoro, A. (Coord.). (1994). El enfoque comunicativo de la enseñanza de la lengua. Barcelona: Paidós Ibérica.

ME. (1997). Orientações Curric. para a educ. pré-escolar. Lisboa: DEB.

MEC. (2015). Programa e metas curriculares de Port. do EB. Lisboa: MEC.

Rebelo, D. & Atalaia, L. (2000). Para o ensino-aprendizagem da língua materna. Lisboa: Livros Horizonte.

Rog, L. J. (2002). Early Literacy instruction in kindergarten. Newark: Internat. Reading Assoc.

Sawyer, W., & van de Ven, P-H. (2006). Starting points. Paradigms in Mother tongue Educ. L1 - Educational Studies in Language and Literature, 7 (1), 5-20.

Sim-Sim, I. et al. (1997). A língua materna na educação básica. Lisboa: DEB.

Código

01061291

ECTS

3

Aulas

  • Orientação Tutorial - 3 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Análise de documentos e práticas promotoras dos diferentes domínios da língua no pré-escolar e 1º ciclo : 40%
  • Assiduidade e Participação: 20%
  • Preparação de materiais e revisão da literatura para o Webinar sobre Desenho Universal da Aprendizagem : 40%