Psicologia do Desenvolvimento da Criança

« Voltar

Objetivos

1.Adquirir informação sobre o desenvolvimento infantil nas suas dimensões cognitiva, motora, afetiva, social e moral;
2.Identificar fatores que intervêm no desenvolvimento, compreendendo como se conjugam;
3.Construir uma grelha conceptual que norteie a futura prática profissional;
4.Interpretar os comportamentos manifestados pelas crianças em função dos conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil;
5.Detetar regularidades e especificidades nas perspetivas das crianças, partindo da análise de diálogos infantis e da interpelação das crianças em entrevistas-conversa;
6.Deduzir implicações para a decisão e intervenção pedagógicas;
7.Desenvolver práticas de observação, pesquisa e reflexão.

Programa

1.Enquadramento conceptual do desenvolvimento infantil. História e métodos da Psicologia do Desenvolvimento;
2.Fatores responsáveis pelo desenvolvimento e sua interação: Hereditariedade e meio ambiente como codeterminantes do desenvolvimento;
3.Teorias do Desenvolvimento Humano;
4.Desenvolvimento pré-natal, nascimento e recém-nascidos;
5.Desenvolvimento Psico-motor;
6.Desenvolvimento da Linguagem;
7.Pré-Lógica e Representação da Matemática;
8.Afetividade e Interação Social;
9.Desenvolvimento Moral.

Métodos de ensino

Aulas de cariz expositivo, teórico-prático e prático. A avaliação contempla a realização de uma frequência e de um relatório do trabalho prático realizado em grupo, bem como a participação nas atividades das aulas. A realização de trabalhos de consulta e pesquisa constitui uma componente opcional / alternativa de avaliação. A classificação final da disciplina resulta da média ponderada entre a avaliação teórica (prova de avaliação escrita) e a avaliação prática (trabalhos de grupo e atividades práticas realizadas na aula), contribuindo a primeira com 80% da nota final e a segunda com os restantes 20%.

Bibliografia

Bee, H. (2009). Lifespan Development. Boston: Pearson International Edition.
Berk, L. (2006). Child development, 7th ed. Boston: Pearson.
Coll, C. (1995). Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas.
Lourenço, O. (2005). Psicologia de desenvolvimento cognitivo : teoria, dados e implicações, 2ª ed.. Coimbra: Liv. Almedina.
Papalia, D.E., Olds, S.W., Feldman, R.D. (2009). Human Development. N.Y.: McGraw-Hill.
Schaffer, D. R. (2005). Psicologia do Desenvolvimento – Infância e Adolescência. São Paulo: THOMSON

Código

01061280

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 80%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 20%