Estágio/Projeto em Turismo

« Voltar

Objetivos

1) Desenvolver uma experiência de formação no quadro do exercício profissional de turismo;
2) Aplicar competências teórico-práticas adquiridas no curso de licenciatura em Turismo;
3) Potenciar a introdução do estudante no mundo empresarial;
4) Fomentar o conhecimento de novas técnicas e métodos de trabalho;
5) Desenvolver o espírito crítico, empreendedor e o sentido de responsabilidade;
6) Melhorar as competências de investigação.

Programa

Para o estágio, são ministrados conteúdos relevantes sobre comportamentos dos estudantes em contexto profissional e sobre a elaboração de um relatório de estágio. O estágio decorrerá numa organização do setor turístico com as quais a Universidade dos Açores tem protocolos, sendo que algumas destas organizações poderão ser entidades regionais e nacionais do turismo, empresas de consultadoria, câmaras municipais, agências de viagens, unidades hoteleiras, empresas de animação turística, entre outras organizações.

Relativamente à elaboração do projeto, são revistos e/ou desenvolvidos conteúdos relacionados com metodologias de revisão da literatura, métodos de recolha e análise de dados, técnicas de elaboração de um relatório científico, entre outras técnicas de investigação. No caso particular do projeto de consultadoria, este pode contemplar o diagnóstico de uma situação problemática identificada (por outrem ou pelo estudante) numa organização do setor do turismo e a respetiva elaboração de um plano com a aplicação de métodos e instrumentos para a resolução dessa situação, ou o estudo de um problema novo (por exemplo, o desenvolvimento de um plano de comunicação para uma empresa no contexto do marketing digital).

Métodos de ensino

No que se refere ao estágio em turismo, o estudante realiza 60 horas de estágio, com a orientação de um responsável pela empresa/instituição, e elabora um relatório de estágio, com a orientação do docente responsável pela unidade curricular.

Cabe ao docente responsável pela unidade curricular do estágio o acompanhamento do desenvolvimento do estágio e do relatório de estágio, em todas as suas etapas; o agendamento com os estudantes e com o orientador da empresa/instituição de reuniões para conhecimento do trabalho que se encontra a ser desenvolvido pelo estudante; e a avaliação do relatório de estágio.

Por sua vez, compete ao orientador da empresa/instituição o acompanhamento do desenvolvimento do estágio, em todas as suas etapas; a comunicação ao docente da unidade curricular de situações que reflitam desinteresse, irregularidades ou qualquer outra preocupação relativamente ao estudante; e a avaliação do estudante na componente de desenvolvimento do estágio na empresa/instituição.

No que concerne ao projeto em turismo, o docente da unidade curricular é o único responsável por orientar o trabalho de investigação desenvolvido pelo estudante.

Tanto o acompanhamento do estágio como o acompanhamento do projeto pelo docente da unidade curricular decorre através de orientação tutorial, num total de 15 horas durante o semestre.

Bibliografia

Beggs, B., Ross, C. M., & Goodwin, B. (2008). A comparison of student and practitioner perspectives of the travel and tourism internship. Journal of Hospitality, Leisure, Sports and Tourism Education (Pre-2012), 7(1), 31.


Chen, S. C., Hsiao, H. C., Chang, J. C., Chou, C. M., Chen, C. P., & Shen, C. H. (2015). Can the entrepreneurship course improve the entrepreneurial intentions of students?. International Entrepreneurship and Management Journal, 11(3), 557-569.


Harris, K. J. (2006). Hospitality Management Internship: A Student Workbook. Pearson/Prentice Hall.


Nunkoo R. (2018). The State of Research Methods in Tourism and Hospitality. In R. Nunkoo (Ed.) Handbook of Research Methods in Tourism and Hospitality. Edward Elgar.

Código

01061173

ECTS

6

Aulas

  • Estágio - 15 horas

Método de Avaliação

  • avaliação do estudante na componente de desenvolvimento do estágio na empresa/instituição: 25%
  • Relatório de estágio: 75%