Património Histórico-Cultural e Turismo

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Objectives

  1. Entender os aspectos da arte e da cultura mais relevantes do património açoriano, desenvolvidos de forma transversal e inclusiva, relativamente a outras unidades curriculares do ciclo de estudos;
  2. Conhecer uma perspectiva histórica integradora dos diversos testemunhos culturais presentes no território;
  3. Dominar a prática da observação/interpretação dos fenómenos artístico-culturais, do passado e do presente.

Program

1. Conceitos básicos: história; património cultural; paisagem natural/paisagem construída; território/lugar/região; arquitectura espontânea/arquitectura erudita;

2. Arquitectura popular;

3. Os séculos XV e XVI

3.1. Ocupação do Território e o urbanismo quinhentista

3.2. Arquitectura tardo-gótica e manuelina

3.3. Arte móvel do ciclo flamenguista e tardo renascentista;

4. O século XVI-XVII

4.1. Arquitectura militar

4.2. Arquitectura do ciclo classicista

4.3. Iconografia religiosa: pintura e escultura sacra;

5. O século XVII-XVIII

5.1. Arquitectura barroca

5.2. Artes decorativas da talha e do azulejo

5.3. A pintura e a escultura barrocas;

6. O século XIX

6.1. Arquitectura neoclássica e revivalista

6.2. Jardins e parques românticos

6.3. Artes e indústria: o mundo dos objectos e das artes decorativas;

7. O século XX

7.1. O modernismo e o regionalismo

7.2. A arquitectura do Estado Novo

7.3. Arquitectura moderna dos anos 1950-60; pós-modernismo e o final do século

7.4. As vanguardas nas artes plásticas

Teaching Methodologies

Os métodos a adoptar nas aulas implicam a conjugação entre a exposição e explanação dos conteúdos, apoiados e fundamentados na análise e interpretação de imagens, com o levantamento de questões dirigidas aos alunos ou o esclarecimento das colocadas por estes. Serão realizadas visitas de estudo aos locais considerados de maior relevância pedagógica, das quais será exigida a entrega de um relatório de visita. Os alunos serão incentivados a escolher um tema para desenvolvimento de trabalho de pesquisa, para o qual será dada a devida orientação metodológica e bibliográfica.

Bibliography

AAVV – Arquitectura Popular dos Açores. Lisboa: Ordem dos Arquitectos, 2000.

Albergaria, Isabel Soares de – Quintas, Jardins e Parques da Ilha de São Miguel (1785-1885). Lisboa: Quetzal, 2000.

Bottineau, Yves – «l´Architecture aux Açores, du Manuelin au Barroque». In Colóquio-Artes, 1977. nº35

Bruno et al – Inventário do Património Imóvel dos Açores. DRAC/IAC, 1999-2003 (publicados os cadernos relativos às ilhas de Santa Maria, Pico, Faial, Flores e Corvo e aos concelhos da Praia da Vitoria e Ribeira Grande)

Caldas, J. V. Caldas, Serrão, V.; Sardo, Delfim (Coord.) – História da Arte nos Açores (c.1427-2000). Angra do Heroísmo: Secretaria Regional de Educação e Cultura, 2018.

Dias, Pedro – História da Arte Portuguesa no Mundo (1515-1822): O Espaço do Atlântico. Lisboa: Círculo de Leitores, 1999.

Fernandes, José Manuel – Historia Ilustrada da Arquitectura dos Açores. Angra do Heroísmo: IAC, 2008.

Simões, J.M. dos Santos – Azulejaria nos Açores e na Madeira. Lisboa, 1963.

Sousa, Nestor de – A Arquitectura Religiosa de Ponta Delgada nos Séculos XVI a XVIII. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 1986.

Code

01061151

ECTS Credits

6

Classes

  • Teóricas - 30 hours
  • Teórico-Práticas - 30 hours

Evaluation Methodology

  • Attendance and Participation: 10%
  • Frequency: 50%
  • Individual and/or Group Work: 40%