Métodos de Investigação em Turismo

« Voltar

Objetivos

1. Elaborar uma proposta de investigação em turismo;
2. Desenvolver uma revisão de literatura em turismo;
3. Construir um questionário;
4. Aplicar métodos de análise de dados qualitativos;
5. Aplicar métodos estatísticos;
6. Preparar um relatório de investigação

Programa

1. Introdução à investigação
2. Recolha de dados
3. Análise de dados qualitativos
4. Análise de dados de inquérito
5. Análise estatística
6. Comunicação dos resultados

Métodos de ensino

As metodologias de ensino incluem a apresentação de métodos de investigação qualitativa e quantitativa; a orientação prática sobre a realização de investigação e elaboração de relatórios; a apresentação detalhada do desenvolvimento do enquadramento concetual, do desenho metodológico da investigação e dos métodos analíticos; o estudo de casos internacionais e numerosos exemplos retirados da literatura sobre turismo, bem como exercícios e leitura adicional. A avaliação poderá ser realizada em regime de frequência ou em regime de exame. A avaliação em regime de frequência é constituída por uma prova de avaliação escrita (80%) e por um trabalho prático (20%). No regime de exame a avaliação inclui apenas a realização de uma prova de avaliação escrita.

Bibliografia

Malhotra, N. (2019). Marketing Research: an applied orientation (7.ª Edição). Prentice Hall, New York.
Maroco, J. (2018). Análise estatística com o SPSS Statistics (7.ª Edição). ReportNumber.
Newbold, P., Carlson, B. & Thorne, B. (2019). Statistics for Business and Economics (9.ª Edição). Pearson Prentice Hall.
Veal, A.J. (2017). Research Methods for Leisure & Tourism, A practical guide (5.ª Edição). Pearson Education Limited, Edinburgh.

Código

01061116

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 80%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 20%