Gestão Financeira das Organizações Turísticas

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Objetivos

1. Dominar o quadro de referência necessário à tomada de decisão racional em matérias do domínio financeiro em organizações turísticas;
2. Dominar as principais ferramentas e técnicas de análise financeira aplicada a organizações turísticas;
3. Compreender a noção de valor e as respetivas fórmulas de cálculo;
4. Dominar todas as fases do processo de planeamento financeiro em organizações turísticas, considerando as decisões de investimento e financiamento de curto, médio e longo prazo;
5. Dominar a gestão eficiente da tesouraria de organizações turísticas; e
6. Compreender as implicações que a gestão financeira tem na estratégia global das organizações turísticas.

Programa

1. Introdução à gestão financeira de organizações turísticas
2. Análise financeira - conceitos e elementos básicos
3. Análise financeira - métodos de análise
4. O valor atual e o custo de oportunidade do capital
5. Como calcular valores atuais
6. O planeamento financeiro de organizações turísticas

Métodos de ensino

Aulas teóricas e aulas teórico-práticas com resolução de uma sebenta de exercícios pré-selecionados. Em todas as aulas privilegia-se a interação entre docente/aluno por forma a maximizar o grau de aquisição de conhecimentos pelos alunos e simultaneamente ajustar o nível de conhecimentos transmitidos. Privilegia-se a utilização do método expositivo e explicativo, utilizando frequentemente diálogo interrogação. Também se regista a utilização de esquemas gráficos, ilustrações com paralelismo a situações reais em organizações turísticas, fontes de informação externas e a aplicação prática de conceitos teóricos em regime de trabalho conjunto. A avaliação final do aluno em regime de frequência é baseada num trabalho de grupo sobre um ou vários tópicos do programa e numa prova escrita individual sem consulta, com ponderação de 35% e 65%, respetivamente. A avaliação do aluno em regime de exame é baseada numa prova escrita individual sem consulta, com ponderação de 100%.

Bibliografia

Brealey, R., Myers, S. & Allen, F. (2019). Principles of Corporate Finance (13th Edition). McGraw-Hill.
Brealey, R., Myers, S. & Allen, F. (2007). Princípios de Finanças Empresariais (8ª Edição). McGraw-Hill de Portugal.
Damodaran, A. (2001), Corporate Finance. Theory and Practice (2nd Edition). John Wiley and Sons.
Ross, S.A., Westerfield, R.W. & Jaffee, J.F. (2018). Corporate Finance (12th Edition). McGraw-Hill Education.

Kester, W.C., Fruhan, J., William F., Piper, T.R. & Ruback, R.S. (1997), Case Problems in Finance (11th Edition). Irwin McGraw-Hill.
Koller, T., Goedhart, M. & Wessels, D. (2015). Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies (6th Edition). McKinsey & Company, John Wiley.
Neves, J.C. (2012). Análise e Relato Financeiro (5ª Edição). Texto Editora.

Código

01061105

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 65%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 35%