Marketing Digital e E-Business

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Objetivos

1) Compreender os conceitos estruturantes de Marketing Digital e e-business;
2) Identificar oportunidades e ameaças em mercados digitais;
3) Dominar conceptual e operacionalmente as principais técnicas de Marketing digital;
4) Diagnosticar e desenvolver soluções para os problemas dos negócios online;
5) Desenvolver competências de comunicação oral e escrita, de desenvolvimento criativo e de trabalho em equipa.

Programa

1. Introdução ao Marketing Digital e ao e-business
2. Estratégia de Marketing Digital
3. Marketing Omnicanal, CRM e automatização de Marketing
4. Os motores de busca e a publicidade online, SEM – SEO / SEA
5. Marketing de conteúdos
6. Social Media Marketing
7. Desenvolvimento web e UX/UI
8. O planeamento de Marketing Digital

Métodos de ensino

Para se atingirem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.

Bibliografia

Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2016). Digital marketing: Strategy, Implementation and Practice (6e ed.). Pearson Education Limited.

Marques, V. (2014). Marketing digital 360. Leya.

Stokes, R. (2018). eMarketing: The essential guide to digital marketing. Quirk eMarketing. Open Access. (Stokes, 2018)

Strauss, J. (2016). E-marketing. Routledge.

Bibliografia complementar

Chaffey, D. (2015). Digital business and E-commerce management. Pearson Education Limited.

Kingsnorth, S. (2016). Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. Kogan Page Publishers.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2016). Marketing 4.0: Moving from traditional to digital. John Wiley & Sons.

Marques, Vasco (2018). Redes Sociais 360. Actual Editora.

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2015). Value proposition design. Campus Verlag.

Rogers, D. L. (2016). The digital transformation playbook: rethink your business for the digital age. Columbia University Press.

Ryan, D. (2016). Understanding digital marketing: marketing strategies for engaging the digital generation. Kogan Page Publishers.

Código

01061028

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 55%
  • Projecto: 45%