Seminário de Investigação Educacional

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Objetivos

A. Compreender a importância da pesquisa no contexto da educação e do ensino;

B. Apreender as etapas de planeamento de uma investigação em educação;

C. Distinguir metodologias de investigação e adquirir competências básicas para a sua análise e seleção;

D. Conhecer os métodos/ instrumentos de recolha de dados o e alguns dos seus procedimentos de utilização;

E. Compreender a importância da ética na investigação educacional;

F. Desenvolver competências investigativas em propostas de trabalho prático.

Programa

1. Investigação na educação;

2. Tipos de abordagem à investigação educacional;

3. Estrutura para planear uma investigação;

4. Escolha do tema e enquadramento da problemática;

5. Definição da pergunta de partida e dos objetivos do estudo;

6. Construção e operacionalização do modelo de análise;

7. A escolha dos participantes – amostra de estudo;

8. Análise das questões éticas na investigação;

9. Instrumentos e estratégias básicas de recolha de dados Questionário, Entrevista e Observação;

10. Estratégias básicas de análise de dados - quantitativos e qualitativos;

11. Redação do relatório final e normas de apresentação de referências.

Métodos de ensino

Esta unidade curricular, com uma natureza de seminário, têm um propósito de aplicação prática. Procura-se que os formandos apreendam as metodologias, os métodos, as estratégias e técnicas de pesquisa mais adequadas e, paralelamente, as apliquem aos seus contextos de estágio profissional no ensino da sua especialidade. Os alunos serão parte ativa do processo de desenvolvimento dos seminários, já que a sua organização irá ao encontro das suas necessidades formativas e interesses investigativos.

A avaliação na unidade curricular (UC) é exclusivamente contínua, e incide nos seguintes parâmetros:

  1. Trabalhos em pequeno grupo, apresentados em seminário, de análise de temas e reflexão – 60 %;
  2. Trabalho individual, de planeamento e desenvolvimento de relatório – 40 %.

Para cada trabalho o docente definirá, conjuntamente com os estudantes, as características do(s) trabalho(s) a realizar e os parâmetros de avaliação.

Bibliografia

Anderson, G. (1990). Fundamentals of Educational Research. London: The Falmer Press.

Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Campenhoudt, L.V.; Quivy, R. & Marquet, J. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. 2.ª Edição. Lisboa: Coleção Trajetos.

Cohen, L.; Manion, L. & Morrison, K. (2007). Research Methods in Education. 6th Edition. New York: Routlege.

Coutinho, C. Pereira (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas.. Braga: 2.ª Edição. Coimbra: Almedina.

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De Ketele, J.M. & Roegiers, X.(1999). Metodologia de Recolha de Dados. Lisboa: Instituto Piaget.

Gonçalves, S.P., Gonçalves, J.P. & Marques, C.G. (2021). Manual de Investigação Qualitativa - Conceção, Análise e Aplicações. 1.ª Edição. Lisboa: Ed. PACTOR.

Huot, R. (2002). Métodos Quantitativos para as Ciências Humanas. Lisboa: Instituto Piaget.

Lima, J. A. & Pacheco, J.A. (2006). Fazer Investigação. Porto: Porto Editora.

Ludke, M. & André, M.E.D.A. (1986). Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária.

Quivy, R. & Campenhoudt, L.V. (1998). Manual de Investigação em Ciências Sociais. 2.ª Edição. Lisboa: Gradiva.

Tuckman, B.W. (2014). Manual de Investigação em educação: metodologia para conceber e realizar o processo de investigação científica. Lisboa: Ed. Fundação Calouste Gulbenkian

Vilelas, J. (2020). Investigação - O Processo de Construção de Conhecimento. 3.ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo.

Código

02015405

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%