Inovação nas Culturas

« Voltar

Objetivos

Reconhecer as características de interesse para a saúde humana dos produtos hortícolas e frutas. Conhecer as novas tecnologias de produção de plantas e as tecnologias em desenvolvimento para o futuro. Compreender e avaliar de modo crítico as vantagens e desvantagens das plantas geneticamente selecionadas e/ou alteradas cultivadas. Explorar e avaliar a utilização de novas espécies/variadades na horticultura regional.

Programa

1. Inovação na alimentação: A alimentação e os desafios e os objetivos de desenvolvimento para o terceiro milénio da saúde pública internacional. O consumo de hortícolas e frutas e o Programa Nacional de 'Intervenção Integrada sobre Determinantes da Saúde Relacionados com os Estilos de Vida Saúde e alimentação'. As características de interesse das hortícolas e das frutas que promovem a saúde.
2. Ciência e produção vegetal: Novas tecnologias usadas para a produção de sementes e plantas. Seleção, clonagem e modificação genética de plantas cultivadas. Vantagens e desvantagens das sementes e plantas tecnológicas. O futuro da produção vegetal. 3. A inovação na exploração de recursos endógenos.

Métodos de ensino

Informação disponível em breve.

Bibliografia

A bibliografia proposta para leitura baseia-se em artigos e/ou livros de divulgação ciêntífica publicados no ano de lecionação da disciplina e em textos ou documentos disponíveis em páginas eletrónicas de organizações nacionais e internacionais como o 'Portal da Saúde' , 'Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural', a 'Organização Mundial da Saúde ou a 'Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura'. Recursos didáticos recomendados: Laboratório de germinação e cultura in vitro; câmaras climatizadas, bancada de hidroponia, estufa.

Código

00003947

ECTS

6

Aulas

  • Aplicação - 55 horas
  • Teórico-Práticas - 22 horas