Empreendedorismo

« Voltar

Objetivos

Esta cadeira introduz os alunos aos princípios básicos do empreendedorismo. Pretende-se que desenvolvam um conjunto de competências que lhes permita alargar a sua compreensão e posterior adaptação ao tecido empresarial, quer ao nível da integração no mercado de trabalho, quer pela possibilidade de criação de um negócio e, obviamente, do seu próprio emprego.

Neste contexto, pretende-se dotar os alunos:

  1. Do quadro conceptual subjacente ao empreendedorismo e ao espírito empresarial;
  2. Do conhecimento acerca dos passos necessários para criar uma empresa assente num negócio com valor acrescentado;
  3. Das principais ferramentas para a avaliação dos riscos e dos recursos necessários à criação das empresas e dos negócios;
  4. Do conhecimento das principais formas de financiar projetos de investimento.

Programa

1. Empreender e Inovar no Século XXI
1.1. Empreendedorismo versus intraempreendedorismo
1.2. Tipos de empreendedorismo
1.3. Perfil (intra)empreendedor
1.4. Competências (intra)empreendedoras
1.5. Criatividade
1.6. Tipos de inovação
1.7. Mitos de inovação e empreendedorismo
1.8. Novos paradigmas de negócios

2. Modelo de negócio
2.1. Modelo de negócio versus plano de negócio
2.2. Atratividade
2.3. Exequibilidade
2.4. Viabilidade
2.5. Adaptabilidade (meio envolvente)

3. Design e teste de modelos de negócio
3.1. Design Thinking
3.2. Customer development
3.3. Lean startup
3.4. Ciclo de design
3.5. Ciclo de teste

4. Finanças para start-ups
4.1. Conceitos base
4.2. Financiamento
4.3. Pitch a investidores

5. Liderança, equipas e cultura organizacional
5.1. Motivação
5.2. Liderança
5.3. Cultura organizacional

Métodos de ensino

A Unidade Curricular tem um total de 42 horas de contato, teórico-práticas. Para além do método expositivo, privilegiar-se-á a apresentação e discussão de casos práticos, com um enfoque na interação entre o docente e os alunos e entre os próprios alunos. Para tal serão utilizados:
- Computador e projetor;
- Casos de estudo em vídeo;
- Participação de empreendedores em aula, para partilha de experiência prática;
- Plataforma Canvanizer (www.canvanizer.com);
- Plataforma Strategyzer (www.strategyzer.com):
- Mapa do Modelo de Negócio (A3) e Mapa da Proposta de Valor (A3) e ainda post-its.

Bibliografia

Bland, D. & Osterwalder, A. (2019). Testing Business Ideas (1st edition). Wiley.
Mastrogiacomo, S. & Osterwalder, A. (2021). High-Impact Tools for Teams (1st edition). Wiley.
Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2014). Criar Modelos de Negócio (6.ª edição). D. Quixote.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G. & Smith, A. (2015). Criar Propostas de Valor (1.ª edição). D. Quixote.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Etiembe, F. & Smith, A. (2020). The invincible company (1st edition). Wiley.

Código

00003807

ECTS

3

Aulas

  • Teóricas - 12 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas