1. Conhecer os fundamentos tecnológicos, conceituais e matemáticos subjacentes à computação gráfica;
2. Familiarizar-se com as técnicas de modelação de mundos virtuais;
3. Implementar um programa que visualize modelos gráficos quer no ecrã quer no papel;
4. Saber aplicar, selecionar e organizar os conhecimentos adquiridos para encontrar um algoritmo e o respetivo programa perante um problema colocado.
1. Conceitos da geométria e da vizualização
2. Modelação de objectos em 3D
3. Interação gráfica e dispositivos
4. Técnicas da representação
5. O sombreamento
6. A pipeline da vizualização
7. A animação
8. Realidades virtuais e aumentadas
As aulas teóricas são expositivas em que se apresentam os conceitos elementares de computação gráfica com recurso a exemplos e demonstrações, usando a linguagem Python, através da plataforma gráfica Blender e da GUI Tkinter.
As aulas práticas laboratoriais funcionam articuladas com as aulas teóricas e são preenchidas pela exposição e resolução de problemas, de pequena e média escala, com soluções algorítmicas, usando a linguagem Python, através da plataforma gráfica Blender e do GUI Tkinter.
Os estudantes desenvolvem um projeto que é o elemento aglutinador dos conteúdos aprendidos ao longo da unidade curricular, que permite implementar pequenos programas numa situação mais próxima da realidade e adquirir competências de trabalho autónomo e em equipa.
A plataforma de e-Learning Moodle da UAc (em http://moodle.uac.pt) é utilizada como repositório de material pedagógico e didático de apoio à aprendizagem, bem como de plataforma de agendamento, divulgação e promoção de atividades complementares e de gestão dos elementos de avaliação.
AVALIAÇÃO:
Em cada edição da unidade curricular, a avaliação, contínua e periódica, é constituída por duas componentes individuais teórico-práticas, tendo cada uma um peso de 35% da nota. A restante percentagem é reservada para uma componente de projeto em grupo. Os alunos devem obter em cada um dos três elementos a nota mínima de 9 valores.
O trabalho individual consiste numa frequência e num projeto individual.
Na época normal, só os elementos que não atingem a nota mínima devem ser repetidos. Na época de recurso, os dois elementos individuais deverão ser elaborados em conjunto, enquanto o trabalho de grupo pode ser reposto de forma separada.
Essencial:
Complementar:
01060977
6